CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Oscilação de energia mobiliza força-tarefa para transferir pacientes no Pronto-Socorro de Várzea Grande  

Publicados

VÁRZEA GRANDE

Pacientes adultos e pediátricos foram transferidos para unidades hospitalares de Cuiabá. Operação emergencial foi concluída nesta manhã

Uma oscilação no fornecimento de energia elétrica, registrada logo após a meia-noite, de hoje (4), comprometeu o funcionamento das UTIs 1 e 2 e do Centro Cirúrgico do Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSMVG), exigindo uma operação emergencial para a remoção de pacientes em estado crítico para hospitais da capital.

A situação mobilizou uma força-tarefa envolvendo a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), a Secretária Municipal de Saúde Deise Bocalon, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e toda equipe do Pronto-Socorro, que juntos, atuaram para garantir leitos de UTI e agilizar o transporte seguro dos pacientes.

TRANSFERÊNCIAS IMEDIATAS – Ao todo, 19 pacientes adultos internados nas UTIs foram transferidos para unidades hospitalares de Cuiabá. Seis para o Hospital Metropolitano, um para a Santa Casa, um para o Hospital Júlio Müller, sete para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e 1 para o Pronto-Socorro de Cuiabá.

Outros três pacientes, que já apresentavam quadro clínico estável, e estavam com transferência previamente programada, foram remanejados internamente para a enfermaria.

Leia Também:  Várzea Grande é o primeiro município do Brasil a efetivar agentes de saúde como servidores públicos

Também houve remoções na UTI Neonatal e na ala pediátrica: um recém-nascido de 15 dias foi transferido para o Hospital Santa Helena, uma criança seguiu para o HGU e duas foram encaminhadas ao HMC.

Confirme a secretária Deisi Bocalon, nenhum paciente ficou desassistido e todo o processo foi acompanhado por equipes médicas e de transporte especializado. “Buscamos fazer a remoção desses pacientes com a maior responsabilidade e segurança, e conseguimos êxito com a força-tarefa das equipes do SAMU e dos prestadores de serviço do Município”.

APOIO DO ESTADO E DA CAPITAL – O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, e o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, foram acionados pela gestão municipal e prontamente disponibilizaram vagas de UTI em diferentes unidades hospitalares.

A prefeita Flávia Moretti e a secretária Deisi Bocalon permaneceram no Pronto-Socorro durante toda a madrugada e manhã, acompanhando cada etapa da operação. “Foi uma madrugada de muita mobilização e união de esforços. Nossa prioridade foi salvar vidas e garantir segurança aos pacientes e seus familiares. A ação rápida das equipes e o apoio do Estado foram fundamentais”, destacou a prefeita.

Com a chegada de um novo transformador pela manhã, equipes de engenharia iniciaram a instalação do equipamento. Por ser uma estrutura antiga, o trabalho exige quebras de paredes do prédio, para adaptações na casa de máquinas.

Leia Também:  Flávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei

O episódio também evidencia a importância dos investimentos estruturais já em andamento. Com recursos do governo do Estado, no valor de R$ 11,7 milhões, estão sendo realizados reparos no telhado da unidade e foram adquiridos três novos geradores para garantir autonomia no abastecimento elétrico do hospital. A previsão é que os equipamentos sejam instalados nos próximos meses.

ATENDIMENTOS SUSPENSOS TEMPORARIAMENTE – Por conta da oscilação de energia, o Pronto-Socorro permanece temporariamente fechado para atendimentos de urgência e emergência. A Central de Regulação do Estado foi acionada para direcionar pacientes a outras unidades hospitalares da região. A orientação aos várzea-grandenses é para que, em caso de necessidade, procurem as UPAs.

No momento do incidente, nenhuma cirurgia estava em andamento. Entretanto, cinco procedimentos que estavam agendados para esta quinta-feira (4), foram remarcados.

Ainda não há previsão para a normalização completa dos atendimentos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Prefeita Flávia Moretti anuncia melhorias de infraestrutura no bairro Santa Cecília após ouvir moradores

Publicados

em

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, esteve presente na manhã desta quarta-feira (24.06) na rua Benedito Gomes da Silva, no bairro Santa Cecília, para ouvir as demandas dos moradores da região, que reivindicam melhorias na infraestrutura, como pavimentação asfáltica, padronização da rede de água e solução para vazamentos.

A prefeita esteve acompanhada do secretário de Viação e Obras, Celso Pereira; do presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Rogerinho da Dakar; do secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton; do secretário de Meio Ambiente, Ricardo Amorim; do secretário de Defesa Social, Louriney Silva; e da secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa.

Segundo a prefeita Flávia Moretti (PL), o bairro foi construído por empresas responsáveis pelas obras, mas os serviços não foram executados de forma adequada.

“A situação do bairro é caótica. As construtoras fizeram manilhamento e drenagem inadequados. A Secretaria de Viação e Obras vai elaborar um projeto para que seja realizado um trabalho eficiente e adequado para esta região. Estamos mapeando o que precisa ser feito para iniciarmos os trabalhos”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura intensifica serviços de limpeza, manutenção e iluminação em diversos bairros

O secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, destacou que a região apresenta problemas estruturais, como a ausência de bocas de lobo.

“Infelizmente, isso traz prejuízos à população e aos cofres públicos. Vamos realizar o tapa-buracos no interior do bairro e uma obra completa nesta rua, pois a situação é totalmente crítica”, explicou.

A moradora Nilcéia Cristina Silva, que solicitou a reunião, vive no bairro há quatro anos e destacou a importância da visita da gestão municipal.

“Isso é uma grande conquista para a nossa comunidade, pois a prefeita está aqui ouvindo nossos problemas e acompanhando o que enfrentamos diariamente. Esperamos que os serviços sejam realizados e que nossa comunidade possa receber todos esses benefícios”, declarou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA