CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura e Sociedade Bíblica do Brasil entregam bíblia em braile para deficientes visuais

Publicados

VÁRZEA GRANDE

Ação possibilitou acesso ao livro sagrado pela primeira vez a muitos cegos que estão vivenciando a inclusão na prática em Várzea Grande

A Prefeitura de Várzea Grande e a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) entregaram, nesta terça-feira (8), uma bíblia – composta por 38 volumes – em braile destinada às pessoas com deficiência visual. A solenidade de entrega ocorreu na sala de reuniões do Paço Municipal.

Conforme a prefeita, Flávia Moretti (PL), sua gestão será inclusiva. “Minha primeira ação do dia, atualmente, é me alimentar com a palavra do Senhor, ou seja, ler a bíblia. É isso que me dá força a cada dia para cumprir minhas missões e meus deveres. Antes não era assim, porém este livro mudou minha vida. Sei que ainda temos que avançar muito na questão inclusão, pois essa política foi deixada de lado no nosso município. Porém, com parceiros como a SBB, demos os primeiros passos”, conta Moretti.

O morador do bairro São Mateus, Marcos Paulino de Melo, é deficiente visual e professor bíblico. Ele relata que ficou deficiente visual aos 25 anos por conta da atrofia do nervo óptico. Durante sua vida, ele teve dificuldades na escola, passou por crises depressivas e atentou contra a própria vida. Já o seu livro preferido, Marcos conta que as suas escrituras favoritas são as cartas do apóstolo Paulo aos Romanos e aos Tessalonicenses. Ele ainda lembra que sempre ouvia a bíblia somente por áudios e ficou emocionado ao começar a ler durante a solenidade. “Passei por muitas dificuldades, porém, as superei graças a Deus. Essa é a primeira vez que leio a bíblia, por isso me emocionei. Sei que esse material é muito caro e de difícil acesso para nós, fiquei muito feliz em poder tocar e ler a palavra do nosso Deus. Tenho certeza que será um grande instrumento na vida de muitos cegos”, conta Marcos.

Leia Também:  Defesa Civil de Várzea Grande emite alerta de forte tempestade e faz recomendações de segurança

A coordenadora de projetos sociais da Sociedade Brasileira Bíblica de Brasília (DF), Rose Santos, declara que um exemplar bíblico contém 38 volumes. “Esta é uma bíblia completa de Gênesis ao Apocalipse. Quando falamos em cidade inclusiva devemos assegurar também acesso àqueles que querem ler. Além de entregarmos esse exemplar às instituições públicas, também doamos por meio de um cadastro em nosso site oficial”, relata Rose.

Conforme a secretária de Assistência Social, Cristina Saito, “parcerias como essas são importantes para o Município, ainda mais quando o assunto é inclusão”, disse.

A assessora especial de políticas públicas de inclusão, Priscila Lima, ainda lembra que o Município está realizando ações para todas as pessoas com deficiência. “Incluir é fundamental. Estamos realizando ações importantes para que todos sejam atendidos, como por exemplo, o cadastro de identificação da pessoa com deficiência. Isso é muito importante, pois é a partir dele que estaremos tendo informações fundamentais para realizar diversas políticas públicas”, conta Priscila.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Dinei Ribeiro, relata que esta ação já era muito esperada pelos deficientes visuais. “Estou há 15 anos pedindo uma ação como essa e, agora, nessa gestão, em apenas três meses conseguimos. Parabéns a todos envolvidos, pois isso é inclusão”, disse.

Leia Também:  DAE-VG intensifica mutirão para reduzir vazamentos no Paiaguás

Acompanharam a solenidade as secretárias e os secretários de: Assistência Social, Cristina Saito, Gestão Fazendária, José Francisco Mazzuco Júnior, Assuntos Estratégicos, Ina de Maria. Também estiveram presentes, o presidente da Associação de Ministros e Intercessores de Várzea Grande, bispo Gustavo Duarte, a presidente do diretório da SBB em Mato Grosso, Nilse Berlatto e a conselheira da Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência, Sirlei Silva.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Copinha reúne alunos da zona rural em dia de esporte, integração e aprendizado

Publicados

em

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona rural, participaram de uma programação especial inspirada na Copa do Mundo. Ao longo do mês, os estudantes desenvolveram pesquisas sobre países participantes do torneio, abordando aspectos como cultura, costumes, gastronomia e curiosidades. Nesta sexta-feira (27), as atividades foram encerradas com a realização da primeira “Copinha” da escola, reunindo todas as turmas em um momento de integração por meio do esporte.

A diretora da unidade, Eunice da Silva Araújo, comemorou o sucesso da iniciativa e destacou o envolvimento dos estudantes e da comunidade escolar.

“Hoje realizamos a nossa primeira Copinha, e todos os alunos participaram da recreação, que contou com jogos entre as turmas de todas as séries. Foi um momento de descontração, integração e comemoração. Ficamos muito felizes também com a presença dos servidores da Secretaria Municipal de Educação, que vieram prestigiar o nosso evento”, afirmou.

Segundo a diretora, apesar de estar localizada na zona rural, a escola desenvolve todos os projetos pedagógicos propostos pela Secretaria Municipal de Educação, assim como as demais unidades da rede.

Leia Também:  Mais de 3 mil cartões Ser Família já foram entregues em 3 dias, em Várzea Grande

“Os nossos alunos pesquisaram sobre os países participantes da Copa do Mundo, suas culturas, costumes e culinária. Depois, promovemos um dia de apresentação dos trabalhos e, por fim, realizamos a Copinha, que era o momento mais esperado por eles”, ressaltou.

Representando a secretária municipal de Educação, Maria Fernanda Figueiredo, que cumpria outra agenda, a professora Benedita Ponce, responsável pelo setor de Mediação, levou uma mensagem aos participantes.

“Trago o abraço da nossa secretária e o reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido por esta escola. Essa programação é a culminância de todas as atividades realizadas durante o mês. Mesmo distante da área urbana, a unidade executa com dedicação todos os projetos propostos, e esse momento esportivo é tão importante para a formação dos alunos quanto os conteúdos trabalhados em sala de aula”, destacou.

O superintendente de Esporte, Admilson Piranha, também ressaltou a importância da prática esportiva na formação dos estudantes.

“O esporte é uma ferramenta poderosa para promover valores como respeito, ética, disciplina e inclusão. Nossos alunos aprendem desde cedo que cuidar do corpo e praticar atividades físicas é fundamental para uma vida saudável”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura e Senar oferecem cursos de capacitação a pequenos produtores rurais  

Ele anunciou ainda que a Secretaria estuda ampliar as ações esportivas na unidade escolar.

“Estamos alinhando com a direção da escola a criação de uma programação semanal para que nossos professores de Educação Física desenvolvam modalidades como voleibol, futebol e corrida com os estudantes, fortalecendo ainda mais o esporte na comunidade escolar”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA