VÁRZEA GRANDE
Prefeitura intensifica tapa-buracos e reforça sinalização no Jardim Ikaray
VÁRZEA GRANDE
A Prefeitura de Várzea Grande realizou uma série de melhorias na região do bairro Jardim Ikaray, com serviços de tapa-buracos, implantação de lombadas e reforço na sinalização viária. As ações foram executadas pelas secretarias de Viação e Obras e de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.
De acordo com a Secretaria de Viação e Obras, com a redução das chuvas e o aumento do intervalo entre as precipitações, os serviços de recuperação asfáltica tornam-se mais eficientes, garantindo melhores condições de trafegabilidade, especialmente em vias de grande fluxo.
“Estamos ampliando cada vez mais o serviço de tapa-buracos e vamos recuperar de forma eficiente as ruas e avenidas de Várzea Grande”, afirmou o secretário Celso Pereira.
Já a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana destaca que a nova sinalização vai proporcionar mais segurança para motoristas e pedestres. No Jardim Ikaray, os principais pontos atendidos foram as ruas Luiz da Silva, João Alberto e Andry Salvatierra Parada.
No bairro Jardim Novo Horizonte, a sinalização foi reforçada no cruzamento das ruas Theodorico Marques de Assunção e General Isidoro Dias.
Segundo o coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar Arruda, as intervenções foram priorizadas em locais com registros recentes de acidentes.
“Implantamos 10 sinalizações de parada obrigatória, devidamente identificadas, além de lombadas físicas com placas de advertência. Todas essas ações têm como objetivo garantir mais segurança para moradores e para quem transita pela região”, destacou.
Galeria de Fotos (8 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Alunos da rede municipal serão liberados às 16h em dias de jogos do Brasil, com plantão até as 17h
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) de Várzea Grande informa à comunidade escolar que, em cumprimento ao Decreto Administrativo nº 44/2026, assinado pela prefeita Flávia Moretti, as unidades escolares da rede municipal terão o expediente encerrado às 16h nos dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo pela fase de grupos da Copa do Mundo de 2026.
A medida vale para esta quarta-feira (24) e contempla as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e todos os polos do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho. Com isso, os estudantes serão liberados a partir das 16h, acompanhando o encerramento do expediente da administração municipal.
No entanto, considerando a realidade de muitas famílias que trabalham até o final da tarde e podem enfrentar dificuldades para buscar os filhos no horário previsto pelo decreto, a Secretaria de Educação definiu uma estratégia especial para garantir que nenhuma criança fique desassistida.
Por orientação da SMECEL, todas as unidades escolares deverão manter equipes de plantão até as 17h, exclusivamente para acolher e acompanhar os alunos cujos responsáveis não consigam realizar a retirada no horário regular.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destacou que a principal preocupação da gestão é assegurar o bem-estar e a segurança dos estudantes.
“Sabemos que muitos pais e responsáveis cumprem jornada de trabalho até o final da tarde e, em alguns casos, não conseguem se deslocar imediatamente para buscar seus filhos. Nossa preocupação sempre será garantir que nenhuma criança fique desassistida. Por isso, mesmo com o encerramento oficial do expediente às 16h, determinamos que as unidades mantenham atendimento até as 17h para acolher os alunos que precisarem permanecer na escola até que seus responsáveis possam buscá-los com tranquilidade e segurança”, afirmou.
A gestora reforçou ainda que a medida foi adotada para evitar transtornos às famílias e assegurar a continuidade do atendimento aos estudantes.
“Estamos conciliando o cumprimento do decreto municipal com a responsabilidade de cuidar das nossas crianças. Nenhum aluno será prejudicado. As escolas estarão preparadas para acompanhar aqueles que necessitarem permanecer na unidade após as 16h”, acrescentou.
A orientação foi encaminhada previamente aos diretores das unidades escolares, que também são responsáveis por comunicar as famílias sobre os horários e a disponibilidade do atendimento especial.
Já os setores administrativos da Secretaria Municipal de Educação e os demais órgãos da Prefeitura de Várzea Grande encerrarão suas atividades às 16h, conforme estabelece o Decreto nº 44/2026.
A SMECEL reforça que os pais e responsáveis que tiverem condições de retirar os estudantes às 16h devem seguir o horário previsto. No entanto, as famílias que enfrentarem dificuldades poderão contar com o acolhimento das equipes escolares até as 17h, garantindo que todas as crianças permaneçam assistidas, em segurança e sob supervisão adequada até a chegada de seus responsáveis.
Galeria de Fotos (2 fotos)


