CUIABÁ
Cata-treco recolhe mais de mil toneladas de materiais inservíveis em sete meses
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), recolheu 1.066 toneladas de materiais inservíveis nos primeiros sete meses de operação do programa Cata-treco. Lançada em 6 de janeiro, a iniciativa já percorreu mais de 100 bairros, atendendo as quatro regiões e distritos da capital.
O programa tem como objetivo oferecer à população uma forma adequada de descartar móveis e objetos que não são recolhidos pela coleta convencional, como sofás, camas, colchões, geladeiras, armários e mesas. Semanalmente, cerca de 25 bairros e condomínios são contemplados, conforme um cronograma que considera a logística de deslocamento e o número de solicitações recebidas.
Para garantir que o serviço atenda o maior número de pessoas, o cronograma é divulgado no início da semana. Assim, os moradores podem se organizar e deixar os itens em frente às residências, até as 7h da manhã do dia programado, de forma visível e acessível.
Atualmente, cerca de 20 trabalhadores estão envolvidos diariamente na operação, que começa às 7h e segue até a conclusão dos trabalhos em cada bairro.
A Limpurb reforça que não são recolhidos materiais como restos de poda de árvores, entulho de construção civil, pilhas, baterias, pneus, vidros, latas de tinta e madeira. Esses resíduos devem ser encaminhados aos ecopontos ou locais específicos para descarte.
“O Cata-treco é mais do que um serviço de limpeza, é uma ação que contribui para a saúde pública, evita o acúmulo de lixo em vias e terrenos baldios e incentiva a destinação correta dos resíduos. Nosso compromisso é levar esse trabalho para todos os cantos da cidade, mantendo Cuiabá mais limpa e organizada”, destacou o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton.
O cronograma semanal de atendimento do Cata-treco pode ser acompanhado pelos canais oficiais da Prefeitura de Cuiabá.
#PraCegoVer
A imagem mostra os caminhões da Limpurb realizando a retirada de móveis inservíveis através do programa cata-treco.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Quatro ruas são escolhidas para receber telões da Prefeitura durante jogo da Seleção Brasileira na Copa
A Prefeitura de Cuiabá definiu as quatro ruas vencedoras da quarta etapa da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a transmissão da próxima partida da Seleção Brasileira, marcada para segunda-feira (29), às 13h.
As contempladas foram a Rua F, no bairro Jardim Passaredo, com 241 curtidas; a Rua 05, no bairro São João Del Rey, com 234 curtidas; a Rua 10, no Jardim Aroeira, com 233 curtidas; e a Rua Cruz de Malta, no bairro Serra Dourada, que somou 196 curtidas durante o período de votação realizado no perfil oficial da Prefeitura de Cuiabá no Instagram.
Além da instalação dos telões para a transmissão do jogo, as comunidades vencedoras receberão uma estrutura de apoio composta por tendas, cadeiras, banheiro químico, freezer com água gelada e toda a estrutura necessária para garantir mais conforto aos moradores durante o evento.
Entre as ruas contempladas está a Rua Cruz de Malta, no bairro Serra Dourada, que ainda possui trecho não pavimentado. Mesmo com as características da via, a Prefeitura levará toda a estrutura da campanha ao local, permitindo que os moradores acompanhem a partida em um espaço organizado e preparado para receber a comunidade.
A seleção das ruas foi definida pelo número de curtidas nos vídeos e fotos enviados pelos moradores, que mostraram a decoração das vias, a mobilização da vizinhança e a organização para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira.
A campanha foi criada para incentivar a participação comunitária e fortalecer a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Seleção Brasileira. Desde o início da iniciativa, diferentes bairros da capital vêm sendo contemplados com a instalação de telões e estrutura de apoio.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


