CUIABÁ
Com foco em avanços na aprendizagem, 172 diretores participam de palestras
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá concluiu nesta sexta-feira (1º) a 1ª Convenção Municipal com 172 diretores de escolas públicas de Cuiabá. O evento foi aberto na quinta-feira (31) Hotel Mato Grosso Águas Quentes, localizado na Serra de São Vicente.
Nos dois dias de evento, professores participaram de palestras e oficinas destinadas ao aperfeiçoamento dos métodos de aprendizagem, principalmente em Língua Portuguesa e Matemática, destinada às crianças na faixa etária de 4 a 10 anos.
O secretário municipal de Educação, Amauri Monge, avalia que o evento foi extremamente produtivo diante do propósito de levar conhecimento aos gestores das unidades de ensino de Cuiabá.
“O debate principal é fazer o marco de gestão para todas as nossas unidades escolares com a participação dos diretores para formar cada vez mais melhores gestores com tudo aquilo necessário para a gestão escolar ser bem sucedida. A ideia é fazer das escolas de Cuiabá um ambiente propício para a aprendizagem. Houve uma adesão voluntária dos diretores ao debate do planejamento estratégico, uma vez que, haverá uma força tarefa nos próximos três meses para reforçar a aprendizagem de Português e Matemática às crianças, pois, desejamos crescer no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, ressalta.
Na quinta-feira (31), no período das 14h às 16h, houve uma palestra com o tema “Protagonize-se. A hora é agora. Diretores que transformam o futuro”. No dia 1º de agosto, no período das 8h às 12h, 172 diretores participaram de uma oficina com o tema “liderar para transformar: o diretor como agente da nova educação de Cuiabá”.
Este é o segundo evento realizado no mês de julho pela Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, ainda em julho, para avançar nas políticas públicas da educação infantil.
No dia 22, houve uma imersão com os coordenadores pedagógicos.
Repercussão
A 1ª Convenção Municipal com diretores das 172 unidades de ensino de Cuiabá foi bem avaliada pelos profissionais da educação.
Servidora da educação há 12 anos, a professora Fernanda Rosa Alves de Lima, atual diretora da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Maria Dimpina Lobo Duarte, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em incluir todos os diretores escolares em um evento de dois dias visando a qualificação e aprendizagem destes profissionais da educação.
“Essa primeira convenção foi maravilhosa. Em 12 anos no serviço público, jamais tinha visto algo na rede de educação. Nós saímos daqui com conhecimento para trabalhar a educação das crianças de maneira leve e descontraída. Desta maneira, os alunos aprendem mais. Queremos aproveitar o máximo para converter este conhecimento em serviços mais eficientes na educação”, disse.
Confira abaixo a avaliação de outros diretores escolares:
“O evento representa um divisor de águas para nós diretores. Houve palestras enriquecedoras e convictos de que podemos trabalhar diariamente por uma educação ainda melhor”. (Samira Canepa de Oliveira, diretora da EMEB – Escola Municipal de Educação Básica – Henrique da Silva Prado).
“Muito importante esse momento para conectar diretores das unidades de ensino, permitindo assim uma troca de informações a respeito dos desafios diários e o que pode ser aperfeiçoado visando o bem comum que é a melhor aprendizagem das crianças. Saímos daqui mais focados na qualidade da educação (Márcio Santos – Diretor da EMEB – Escola Municipal Tereza de Benguela).
“Saímos daqui com novas reflexões de como trabalhar melhor para construir uma educação mais justa e de qualidade às crianças dependentes do poder público. Estamos em um mundo onde a evolução é necessária e constante. Tivemos neste evento conhecimento dos vários projetos que a rede pública está proporcionando, vinculados a alfabetizagem e a receptividade dos docentes” (Luzia da Silva Santos – diretora da EMEB – Escola Municipal de Educação Básica) Benedita Xavier Rodrigues.
“Foi uma iniciativa de extrema importância aos diretores para que as escolas, a partir da ampliação do conhecimento de seus diretores, assumam o protagonismo pela responsabilidade da eficiência e Cuiabá avance no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) – Miriam Margareth Oliveira Zanca – diretora da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) – Nossa Senhora da Penha de França.
“É um marco histórico. Estávamos pleiteando essa reunião com os gestores e debater o planejamento estratégico, ainda mais este ano que teremos o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básico) – professora Thatiane Correa – mentora da aprendizagem e ponto focal do programa Um Giro Pela Aprendizagem
#PraCegoVer
A foto ilustra o secretário Amauri Monge, vestido com camisa verde e detalhe amarelo que exibe a logotipo da Prefeitura de Cuiabá e letras que compõem a palavra “1ª Convenção Municipal de Diretores Escolares – SME Cuiabá”. Ao lado, estão três mulheres. Todos estão em posição de marcha para ouvir o hino nacional.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá
Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD), na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da capital. Ao todo, foram ofertados 1.867 atendimentos e serviços gratuitos, integrando a programação da 3ª Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, nesta terça-feira (23).
A iniciativa reuniu diversas secretarias municipais, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública e organizações da sociedade civil para oferecer atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica, alimentação, doações de roupas e cobertores, além de encaminhamentos para tratamento, momentos de louvor e oração.
Entre os serviços oferecidos, foram distribuídas 450 marmitas, 500 pães, 300 cobertores, frutas, chocolate quente e dois grandes caldeirões de escaldado. Também foram entregues 220 peças de roupas por meio do Armário Solidário da Secretaria Municipal da Mulher e outros 50 agasalhos doados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Salatiel Barroso, de 72 anos, que vive em situação de rua há cerca de dois anos, estava entre os beneficiários. Emocionado, ele agradeceu pelos serviços recebidos. “Isso caiu do céu. Melhor não precisava. Corte de barba, cabelo, refeição, atendimento, foi tudo perfeito. Muito obrigado”, afirmou.
De acordo com a presidente do COMPOD e secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a ação vai além do atendimento emergencial e busca construir políticas públicas permanentes para enfrentar a questão das drogas e da vulnerabilidade social. “Estamos aqui reunindo diversas secretarias da Prefeitura, instituições não governamentais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho para levar serviços e esperança à população em situação de rua. Queremos oferecer a essas pessoas a oportunidade de iniciar uma nova etapa de suas vidas”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participou da ação com equipes do Centro Pop, oferecendo acolhimento, atualização do Cadastro Único, orientação, alimentação e encaminhamentos. A secretária Hélida Vilela destacou que a proposta é aproximar os serviços já oferecidos pelo município da população em situação de rua.
“Trouxemos aqui os serviços do Centro Pop, que oferece acolhimento, alimentação, banho, guarda de pertences e acompanhamento social. Também contamos com parceiros institucionais que oferecem acolhimento e até emissão de passagens para aqueles que desejam retornar às suas cidades ou às suas famílias. Muitas dessas pessoas já são acompanhadas pela assistência social e recebem atendimento psicológico, apoio para inserção no mercado de trabalho e outras atividades”, ressaltou Hélida Vilela.
Na área da saúde, a equipe do Consultório na Rua Luz, da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 38 doses de vacinas essenciais para a proteção da população assistida. Foram administradas 15 doses contra influenza (gripe), 10 contra difteria e tétano (dT), oito contra hepatite B e cinco contra febre amarela.
Os cuidados pessoais também fizeram parte da programação. A Obra Kolping realizou cerca de 30 atendimentos entre cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas, proporcionando mais autoestima e bem-estar aos participantes. A ação também contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que realizou quatro atendimentos, e da Defensoria Pública, responsável por 19 atendimentos. Além disso, foram realizados 16 acolhimentos e solicitações de encaminhamento para tratamento.
O juiz do Trabalho Fernando Galisteu ressaltou que a presença do Judiciário amplia o acesso a direitos e fortalece a cidadania. “Essas pessoas em situação de vulnerabilidade também precisam conhecer seus direitos trabalhistas e ter acesso à Justiça. Muitas vezes, elas não conseguem procurar um advogado ou um órgão público. Aqui, a Justiça do Trabalho vai até o cidadão para levar dignidade, respeito e garantir que seus direitos sejam conhecidos e exercidos”, afirmou.
Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o gestor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Sebastião José de Queiroz Júnior, destacou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a inclusão social. “A participação do Poder Judiciário reafirma o compromisso com uma Justiça mais próxima, acessível e sensível às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, declarou.
Também participaram da mobilização as secretarias municipais de Ordem Pública, Governo, Mulher, Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Limpurb, Tribunal Regional do Trabalho e entidades parceiras, como Obra Kolping, ATAAP, CEPROMA, Centro Terapêutico Bom Pastor, Comunidade Terapêutica Tenda de Abrão e Associação Missão Encheivos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


