CUIABÁ
Criação de cooperativa impulsiona avanço da cadeia da apicultura, que faz parte do programa Agro da Gente
CUIABÁ
A cadeia da Apicultura em Cuiabá, que integra o programa Agro da Gente, criado durante a gestão de Emanuel Pinheiro, tem experimentado um avanço significativo no município. Com o sucesso desta cadeia, que tem atraído cada vez mais pessoas interessadas na produção de mel, surgiu a necessidade de criar uma cooperativa para que os produtores comecem a se organizar quando a produção estiver consolidada, para que consigam comercializar o produto. A primeira reunião para falar sobre a criação da cooperativa aconteceu nesta sexta-feira (10), numa chácara na região do Cinturão verde, com a presença de cerca de 30 pessoas, entre apicultores e equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED).
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo os resultados positivos são impulsionados pelo potencial favorável para abrigar colmeias na região do vale do Rio Cuiabá e pela volta do interesse por parte dos agricultores familiares, que passaram a contar com o apoio e suporte da Prefeitura de Cuiabá, incluindo a estrutura, com o fornecimento de equipamentos e o acompanhamento técnico oferecido pela equipe.
“Os resultados obtidos pelos apicultores têm sido muito positivos, e a meta estabelecida a partir de pesquisas no Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária é alcançar 1% da produção total das diversas cadeias produtivas do município de Cuiabá. A expectativa é dobrar ou triplicar esse número até o final da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, atingindo pelo menos 3% de representatividade da apicultura no setor de produtores de pequenas propriedades até o final do próximo ano”, revelou o secretário.
Ele ressaltou que o papel do poder público não é apenas o de fornecer recursos, mas de capacitar as pessoas para que possam prosperar por conta própria. “Três passos importantes estão sendo tomados: primeiro, a Prefeitura conta com uma equipe técnica qualificada para orientar e investir em pessoas capacitadas. O segundo passo é o processamento do mel, e a novidade é a Casa do Mel móvel, que receberá a chancela do Ministério da Agricultura, garantindo a certificação dos produtos. O terceiro elemento é crucial: a formação de uma cooperativa. A ideia é garantir que o ciclo completo, desde a identificação de produtores aptos até o processamento e gerenciamento, seja contemplado. A Prefeitura está implantando uma cooperativa específica para esse projeto, convidando todos os interessados a participarem. Os cooperados terão participação em todo o processo, desde a produção até a gestão”, explicou.
O proprietário da chácara, Izaltino de Morais, começou a investir na apicultura neste ano, movido pela vontade de encontrar uma atividade mais leve para trabalhar, considerando que a idade está avançando e as demandas físicas já começaram a se tornar difíceis. Mostrando-se bastante entusiasmado com a nova atividade, ele elogiou o apoio da Prefeitura de Cuiabá. “Ao entrar no programa da Prefeitura, fiquei contente com o suporte que recebi. O programa forneceu não apenas orientação, mas também as ferramentas e materiais necessários para iniciar na apicultura. Já estou utilizando as caixas e, no momento, tenho três ou quatro colmeias produzindo. Estou muito satisfeito e motivado a produzir mais”, declarou.
Aproveitando a ocasião da reunião para a criação da cooperativa, o consultor técnico de apicultura contratado pela SMATED, Juraci Rodrigues do Nascimento, realizou com os apicultores uma oficina de criação de cera alveolada, indispensável para a produção de mel, pois funciona como base estrutural na colmeia, acelerando o trabalho das abelhas na construção dos favos.
Jovaldo Facincanne, um dos apicultores do programa Agro da Gente, elogiou a iniciativa do encontro. “Estou no estágio inicial de produção, focado em adquirir experiência. Participo de encontros com outros apicultores, como o de hoje, onde aprendemos na prática a lidar com a cera alveolada, algo que até então só conhecíamos teoricamente. Essa interação é valiosa para o nosso aprendizado. Na minha chácara, já estamos produzindo um pouco de mel, mas entendemos a importância de começar com um número limitado de colmeias para aprender com os erros e acertos ao longo do processo. Essa abordagem gradual permite ganhar experiência prática, e o suporte do programa Agro da Gente da Prefeitura tem sido fundamental nesse sentido. Além disso, estamos percebendo os benefícios de produzir nossa própria cera alveolada, o que reduz os custos e nos possibilita realizar essa etapa no próprio sítio. Essa autonomia é fundamental para o sucesso a longo prazo da nossa atividade”.
Além dos apicultores e do secretário da SMATED, Francisco Vuolo, participaram do evento a secretária adjunta da pasta, Cácila Nassarden, o diretor de Agricultura e Abastecimento, José Lídio da Silva, o coordenador da cadeia de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) e Peixes, Reginaldo Lemes e a equipe técnica da SMATED.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade
A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.
O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.
De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.
“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.
Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.
“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.
O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.
“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

