CUIABÁ
Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos mais importantes espaços de participação social na construção das políticas públicas de saúde do município, nos dias 29 e 30 de junho.
Com o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o encontro acontecerá das 7h às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública em Cuiabá.
A abertura oficial da conferência está marcada para segunda-feira (29), às 8h30. Durante os dois dias de programação, os participantes irão avaliar a situação da saúde no município, debater os principais desafios enfrentados pela rede pública e construir propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.
A conferência também representa um importante instrumento de controle social, permitindo que a população participe ativamente das decisões relacionadas à saúde pública. Além disso, o evento possibilita a análise das demandas apresentadas em conferências anteriores, identificando os avanços alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados para garantir um atendimento cada vez mais eficiente, acessível e humanizado.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou a importância da participação da sociedade na construção das políticas públicas.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos. Convidamos toda a sociedade a participar desse momento de construção coletiva da saúde pública do nosso município”, destacou.
A expectativa é reunir centenas de participantes, consolidando a conferência como um espaço de diálogo, planejamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Cuiabá.
Serviço
O quê: 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá
Quando: 29 e 30 de junho de 2026
Horário: Das 7h às 18h (abertura oficial no dia 29, às 8h30)
Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso, Rua Antônio Dorileo, nº 1.100, bairro Coxipó, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil
A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.
Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.
Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.
Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.
Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.
Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.
A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


