CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Mães atípicas são homenageadas pela luta por inclusão e direitos de seus filhos

Publicados

CUIABÁ

Marcando o encerramento das atividades voltadas ao mês das mães, a vereadora Maysa Leão (Republicanos), realizou nesta sexta-feira (26), a Sessão Solene “Mães pela Inclusão”, que visa homenagear e reconhecer a luta das mães de pessoas com deficiência, autistas e neurodiversos.
“É dia de homenagear essas mães, que são mais do que mais mães – são verdadeiras guerreiras e que lutam pelo direito dos seus filhos. A maternagem é um grande desafio, imagine a maternagem atípica que também faço parte. Queremos dar voz a essa causa”, pontuou a vereadora Maysa Leão.
Mãe de duas crianças com síndrome de down, Beatriz Bombazaro, destacou sua batalha e a força das mães.
Ela compartilha a rotina com os filhos Enzo(9 anos e autista) e Maria(2 anos), nas redes sociais como uma forma de combater o preconceito.
“Na época que tive o diagnóstico do meu filho, pouca se falava sobre a síndrome, mas eu não suportava perceber as pessoas olhando diferente pra ele. Nunca desisti e incentivo outras mães a não desistirem também”, disse.
Eliane Fernandes relatou a dificuldade das famílias com autistas adultos.
“Nesta fase encontramos outros desafios como não ter médicos, ambientes profissionais, e pouco se fala sobre isso. Eles são mal vistos e precisam de proteção e valorização em todas as fases da vida, porque a nossa sociedade está tendo número maior de autistas”.
Iara Marcela também é mãe atípica e ficou honrada com a homenagem.
“É um dia muito feliz para essas mamães. A vida não nos prepara para sermos ma?s típicas ou atípicas, mas sermos mães de pessoas com deficiência nos prepara para tudo e nos torna mais fortes para tudo”.
Mês das Mães
Durante o mês de maio também foi realizada pelo gabinete a “Campanha Doação é Inclusão”, que arrecadou itens de beleza e autocuidado para doar para as mães durante evento realizado no bairro São Sebastião, no dia 13.
&nbsp
A programação contou com serviços de assessoria jurídica da Universidade de Cuiabá (UNIC), atendimento psicossocial da ONG Lírios, orientações da Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (AAPOC), atrações e surpresas para as mães, assim como atividades recreativas para as crianças.
&nbsp
Foi realizada ainda a “Sessão Solene Mães Pela Diversidade”, que homenageou mães de pessoas que compõem a comunidade LGBTQIAPN+. O Dia das Mães é celebrado nacionalmente no dia 14 de maio, e para a vereadora, cada mãe é única e merece reconhecimento.

Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Câmara finaliza primeiro curso de capacitação e segue com calendário a todo vapor
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.

A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.

O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.

Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Leia Também:  Ação da Sorp resulta na interdição de distribuidoras por irregularidades

A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.

Serviço

Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA