CUIABÁ
Mais de 18 mil pessoas prestigiam Festival de Siriri e grupos comemoram valorização da cultura cuiabana
CUIABÁ
Aproximadamente 18 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro (Arena Acrimat) para prestigiar os três dias de apresentações do 14º Festival de Siriri de Cuiabá. A estimativa é feita pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, responsável por, em parceria com outras secretarias, promover um dos maiores eventos de manifestação da cultura cuiabana.
O sucesso do festival foi comemorado pelos dez grupos que se apresentaram nesta edição do festival. Para o cantor, compositor, e integrante do Flor Ribeirinha, Edmilson Maciel, a retomada do evento, paralisado há dois anos por conta da pandemia da Covid-19, representa a valorização das raízes culturais da Capital. Segundo ele, a iniciativa também é importante para despertar esse sentimento nas futuras gerações.
“Eu valorizo a gestão que retomou esse evento, por acreditar na nossa cultura, que é a mais bonita do mundo. O festival também mostra o incentivo aos pequenos, a participação das nossas crianças. O modelo adotado foi o correto, pois ele permite a participação de adultos e crianças. Isso fortalece o sentimento na nova geração, mostrando para toda a população o que temos de melhor, que é a nossa cultura”, disse Edmilson.
Já para o diretor e fundador do grupo Siriri Elétrico, Thomas Flaviano, o festival demonstrou mais uma vez a força que tem a cultura cuiabana. Ele destacou que em todas as apresentações foi possível sentir a empolgação de quem estava no palco e também de toda a população, que cantou e dançou a cada canção entoada pelos artistas. De acordo com Thomas, a expectativa é de que as próximas edições sejam ainda melhores.
“Conseguimos ver o valor que o Siriri e o Cururu têm. Vimos empolgação do público e sentimos que não foi a torcida do Siriri Elétrico, mas sim a torcida do Siriri, do Cururu. De modo geral, todo povo cuiabano prestigiou, celebrou, e isso é contagiante. Quando estamos no palco cantando, a gente se arrepia ao ver a galera dançar e cantar junto. Por isso, essa retomada é celebrada com maior alegria pelo segmento”, expressou o diretor.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, avaliou os três dias de festival como extremamente positivos, para os grupos e para o público, e enfatizou o esforço da gestão Emanuel Pinheiro para garantir que o evento fosse retomado neste ano. Conforme ele, a secretaria continuará promovendo e fortalecendo iniciativas que potencializam o resgate e valorização da nossa cultura.
“Nesses três dias, pudemos contemplar o sucesso de um trabalho, da disposição da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, para fazer esse grande evento. Foram dez grupos que trouxeram, além das danças, o som da viola de cocho, do mocho e do ganzá, entoando canções que representam nossa história. Mesmo com dias chuvosos, a população compareceu em massa e isso é motivo de muita alegria para todos nós”, finalizou o secretário.
Se apresentaram no 14º Festival de Siriri de Cuiabá os grupos: Coração Franciscano; Flor do Campo; Raízes Cuiabanas; São Gonçalo Beira Rio; Flor de Atalaia; Siriri Buriti do Cerrado; Siriri Elétrico; Flor Serrana; Voa Tuiuiú; e Flor Ribeirinha.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Cuiabá reforça que atendimentos na rede municipal de saúde são 100% gratuitos e não há cobrança de valores
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta pacientes, familiares e acompanhantes de que nenhuma unidade da rede municipal de saúde realiza cobranças por atendimentos, internações, cirurgias, exames, medicamentos ou qualquer outro serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, não há, em hipótese alguma, solicitação de dinheiro, transferências via PIX, presentes, favores ou qualquer outra vantagem para garantir atendimento ou dar continuidade ao tratamento de pacientes.
O alerta é direcionado principalmente aos familiares de pessoas internadas ou em atendimento nas unidades hospitalares e de urgência do município, como o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Centro Médico Infantil (CMI) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A Secretaria reforça que qualquer pedido de pagamento em nome dessas unidades caracteriza prática irregular e deve ser denunciado imediatamente.
A orientação também se estende às demais unidades da rede municipal, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Policlínica do Pedra 90, Serviços de Atenção Especializada (SAEs), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs), Laboratório Central de Cuiabá (LACEC), Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município, além dos setores de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses, CEREST, CIEVS, CDMIC Cuiabá, Complexo Regulador, Ouvidoria e demais áreas administrativas da Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, caso algum paciente, familiar ou acompanhante receba pedido de dinheiro ou qualquer outro tipo de vantagem em nome de profissionais ou unidades da rede municipal, não efetue nenhum pagamento. A recomendação é registrar a denúncia imediatamente na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones (65) 3318-6011 e (65) 3318-6013, ou presencialmente na Rua General Aníbal da Mata, nº 139, bairro Duque de Caxias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Além da denúncia à Ouvidoria, a Secretaria recomenda que familiares e vítimas registrem um Boletim de Ocorrência (BO) para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes e, caso seja constatada tentativa de golpe ou outra prática criminosa, os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.
A Prefeitura de Cuiabá reforça que todos os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde são gratuitos, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e que nenhuma cobrança é autorizada para a realização de consultas, exames, procedimentos, internações ou tratamentos. A orientação é para que a população permaneça atenta e denuncie qualquer situação suspeita.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


