CUIABÁ
Maysa Leão participa do “Chá com Propósito – A Arte da Superação” e reforça o compromisso com a luta pelos direitos das mulheres.
CUIABÁ

28/03/2025
Maysa Leão participa do “Chá com Propósito – A Arte da Superação” e reforça o compromisso com a luta pelos direitos das mulheres.
Ana Cláudia Fortes – Assessora de Imprensa da Vereadora Maysa Leão
Em homenagem ao mês da mulher, a vereadora Maysa Leão marcou presença, nesta quinta-feira (27), no evento Chá com Propósito – A Arte da Superação, promovido pela organização da sociedade civil Lírios, no restaurante Mahalo. O evento teve o objetivo de promover o empoderamento das mulheres, além de reforçar o apoio psicossocial e o fortalecimento econômico e cultural das participantes.
Durante o encontro, Maysa Leão fez questão de ressaltar a importância de iniciativas como a da Lírios, que trabalham diretamente no combate à violência e à desigualdade de gênero. 
“O fortalecimento das mulheres deve ser contínuo e, para isso, precisamos apoiar instituições que estão na linha de frente, como a Lírios. O trabalho que elas fazem é essencial e, como vereadora, me coloco à disposição para somar esforços e ampliar o impacto de ações tão necessárias para nossa sociedade”, afirmou a parlamentar.
O evento também contou com a presença de mulheres de diversas áreas, entre elas madrinhas e apoiadoras do projeto. A diretora executiva da Lírios, Muriel Brito Torres, destacou a importância do apoio contínuo para garantir o funcionamento da organização. 
“Este evento é o segundo chá beneficente que realizamos, e o objetivo é arrecadar recursos para continuar com os atendimentos às mais de 80 mulheres e meninas atendidas pela Lírios. Além de Várzea Grande, também recebemos mulheres de Cuiabá que buscam nosso apoio”, explicou.
A sócia-fundadora da Lírios, Maria Fernanda Figueiredo, contou um pouco sobre a trajetória da instituição que, há 22 anos, trabalha no combate à violência contra meninas e mulheres no estado. 
“A Lírios nasceu para acolher e ouvir as mulheres. Com o tempo, passamos a oferecer terapia clínica e apoio jurídico, e hoje atendemos com um serviço completo, que vai além da assistência básica. Já beneficiamos mais de 24 mil mulheres e meninas, e nossa luta continua”, afirmou Maria Fernanda.
A vereadora aproveitou a ocasião para fazer um convite a todas as mulheres presentes para se engajarem como voluntárias na causa. 
“Quero convidar todas as mulheres de diferentes áreas, como as vereadoras de Cuiabá, mulheres de carreira jurídica e empresárias, a se unirem a nós. O trabalho da Lírios é mantido por essas doações e voluntariado, e o apoio de cada uma de vocês é essencial para que possamos seguir ajudando as mulheres em situação de violência”, ressaltou Maysa.
Além das falas inspiradoras, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, anunciou a formalização de um convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios, com o intuito de ampliar os atendimentos psicológicos para mulheres e meninas vítimas de violência no município.
O evento também teve a missão de arrecadar fundos para garantir a continuidade das ações da Lírios, instituição que, desde sua fundação em 2013, tem proporcionado atendimento jurídico, psicossocial, cursos profissionalizantes e ações preventivas, beneficiando mais de 24 mil mulheres e suas famílias. A totalidade da arrecadação será destinada a apoiar essas iniciativas transformadoras.
Sobre a Lírios
A organização da sociedade civil Lírios é uma referência no apoio a mulheres, meninas e suas famílias em situação de violência, risco social e vulnerabilidade econômica. Com um trabalho consolidado e amplamente reconhecido, a OSC é essencial no enfrentamento da violência de gênero e na promoção da autonomia das mulheres.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
COMENTE ABAIXO:


CUIABÁ
Após resgatar cão ferido, Jean Barros defende ampliação no atendimento da Diretoria de Bem-Estar Animal

Gláucio Nogueira – Assessoria do vereador Jean Barros
O vereador Jean Barros (PSB) defendeu a ampliação do horário de atendimento da Diretoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Cuiabá. Em pronunciamento realizado na quinta-feira (11), o parlamentar apontou a necessidade de o órgão realizar os atendimentos também aos finais de semana e relatou o caso de um cachorro resgatado por ele que só sobreviveu porque foi levado para uma clínica veterinária particular.
 
Jean contou que recebeu um vídeo de um amigo no último sábado (6) com imagens do animal, um filhote de cachorro, abandonado e bastante machucado na região do Sucuri. “Resolvi ir até o local para tentar localizar o cachorro e o encontrei. O coloquei em uma caixa e segui para a Diretoria de Bem-Estar Animal para que fosse possível fazer o acolhimento do animal”. Perto do cachorro estava um pacote aberto de ração, um frasco de um medicamento e uma garrafa d’água, tudo com etiquetas que mostravam que os produtos deveriam ser administrados ao filhote.
 
Ao chegar à diretoria, o vereador constatou que o órgão funciona apenas de segunda à sexta-feira e, naquele momento, estava fechado. “Tentei, então, buscar atendimento por meio do WhatsApp disponível, mas só obtive um retorno na segunda , pela manhã”. Ao constatar a péssima situação do cachorro, Barros optou por levá-lo a uma clínica veterinária privada, arcando com todos os custos.
 
Jean explicou que a médica veterinária responsável pelo atendimento constatou fratura exposta em uma das patas e um quadro de infecção, que se alastrava pelo organismo do animal por conta dos ferimentos. “Prontamente optei por arcar com os custos e ele foi atendido de forma muito eficiente pela veterinária, que afirmou que o cachorro, muito provavelmente, morreria em alguns dias se não fosse atendido”.
 
Ao receber o retorno da diretoria, Jean foi orientado a levar o cachorro na terça-feira (9) ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Lá, após uma primeira verificação, o parlamentar foi orientado a retornar com o cachorro apenas no dia 17. “Felizmente ele está bem melhor, ativo, se alimentando bem e hospedado na minha casa”.
 
Barros ressaltou que se o caso do cachorro abandonado na região do Sucuri teve um final feliz, esta não é a regra para muitos animais. “Infelizmente, nem todas as pessoas que encontram gatos e cachorros vítimas de maus-tratos ou com alguma doença possuem condições financeiras para arcar com os custos em uma unidade particular. Por isso, peço que a Prefeitura de Cuiabá, que tem um compromisso com a causa animal, que veja uma forma de ampliar o atendimento, criando equipes de plantão aos finais de semana, para preservarmos também estas vidas”.
No pronunciamento, Jean informou que irá se reunir com a diretora de Bem-Estar Animal para entender as necessidades do órgão e, com o apoio da Câmara Municipal, auxiliar no que for preciso para que o atendimento seja ampliado. “Sei que há um bom trabalho sendo feito, mas acredito que ele pode ser ainda melhor”, finalizou.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
COMENTE ABAIXO:
-
JURÍDICO2 anos atrás
STF decidirá se piso de categoria previsto em lei federal vale para servidores estaduais e municipais
-
AGRONEGOCIOS2 anos atrás
Agrônomo mineiro recebe a Comenda do Mérito Agronômico, a mais alta distinção da categoria
-
Gourmet3 anos atrás
Maminha ao forno
-
Gourmet3 anos atrás
Quadradinhos de chocolate
-
Gourmet3 anos atrás
Legumes ao Forno
-
Gourmet3 anos atrás
Bolacha de nata
-
Gourmet3 anos atrás
Tiramissu
-
Gourmet3 anos atrás
Coxinha de frango