CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Maysa Leão solicita a disponibilização do cartão de estacionamento para pessoas com deficiência em Cuiabá

Publicados

CUIABÁ

27/02/2025
Maysa Leão solicita a disponibilização do cartão de estacionamento para pessoas com deficiência em Cuiabá

Da assessoria – Vereadora Maysa Leão&nbsp

Na sessão desta quinta-feira (27) da Câmara Municipal de Cuiabá, a vereadora Maysa Leão reforçou a importância da disponibilização do cartão de estacionamento para pessoas com deficiência, por meio de uma indicação direcionada à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).&nbsp
A proposta já havia sido feita na gestão anterior, mas não foi atendida. Agora, Maysa espera que a nova administração aja com mais agilidade para garantir os direitos da população.
Em seu pronunciamento, a vereadora destacou que a questão é de extrema importância, principalmente para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência em toda a cidade.
“Reitero nesta gestão a indicação para a autorização e disponibilização do cartão de estacionamento para todas as pessoas com deficiência. Esse pedido pode parecer óbvio, mas, em Cuiabá, as pessoas com deficiência estão sendo avaliadas pelo nível da deficiência que possuem. Está sendo negado o cartão de estacionamento prioritário, por exemplo, para autistas de nível 1 de suporte, o que é totalmente equivocado. Não importa o nível de suporte, pois, de acordo com a Lei Berenice Piana de 2012, todos os autistas são reconhecidos como pessoas com deficiência. Da mesma forma, pessoas com síndrome de Down estão sendo impedidas de obter o cartão, simplesmente porque não apresentam dificuldades de mobilidade. Precisamos mudar essa visão, pois a deficiência não se limita à mobilidade. Existem pessoas com deficiências intelectuais, múltiplas deficiências, e todas devem ter os mesmos direitos”, explicou Maysa.
A vereadora finalizou seu discurso com um apelo à nova gestão da Prefeitura de Cuiabá.&nbsp
“Essa indicação está sendo encaminhada à Semob hoje. Com a nova gestão, espero que o processo seja agilizado e que possamos esclarecer de uma vez por todas que não se deve medir o nível de deficiência de qualquer pessoa. Todos já enfrentam desafios diários, e o direito ao cartão de estacionamento é um dos instrumentos para garantir maior dignidade e acessibilidade a essa população. Que o processo seja acelerado para que as pessoas com deficiência possam usufruir plenamente de seus direitos”, concluiu Maysa Leão.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá intensifica prevenção contra a febre amarela e disponibiliza vacina em 23 unidades

Propaganda

CUIABÁ

Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.

Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.

Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.

Leia Também:  Cuiabá favorece 120 mil pessoas com gratuidade de tarifa no Carnaval

Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.

Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.

Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá conclui reestruturação completa de galeria após tampa de bueiro ceder

Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA