CUIABÁ
Médico Guilherme Salomão assume a gestão da Secretaria Municipal de Saúde
CUIABÁ
O médico ortopedista e traumatologista Guilherme Salomão, que já atuou como diretor do antigo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá , assumirá a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ele também responderá interinamente pela Secretaria Adjunta de Planejamento e Operações. O atual secretário de Planejamento da Prefeitura de Cuiabá, Éder Galiciani, vai atuar como secretário adjunto de Gestão da SMS.
O anúncio foi realizado na tarde desta segunda-feira (9), após a Prefeitura Municipal de Cuiabá derrubar medida interventiva (em caráter liminar) e devolver à autonomia administrativa da Pasta, ao gestor da capital, Emanuel Pinheiro.
“A secretária Suelen apresentou, no começo do mês de dezembro, a manifestação de que queria entregar o cargo e foi uma conversa nossa, eu já tinha pedido para que ela ficasse, e ela tem filho pequeno, é uma excelente técnica, fez um trabalho extraordinário. Guilherme Salomão é médico, mineiro, de Uberaba, já atuou na rede Básica, Secundária e Terciária, já trabalhou no HMC, no São Benedito, nas UPAs e Policlínicas e conhece muito bem as Unidades Básicas de Saúde, então eu o convidei”, revelou o prefeito.
“Quero agradecer a confiança e dizer da responsabilidade assumir essa pasta, no meu entender, a secretária mais técnica que já passou em todo esse período. “Sou médico, tenho dez anos formado, moro há 20 anos em Cuiabá”, pontuou o novo secretário. Ele terá a missão de apresentar um plano de ação emergencial á Pasta.
Outros nomes da gestão vão desempenhar o trabalho em outras funções. Gilmar Cardoso, que respondia pela Secretaria Adjunta de Gestão da SMS, passará a responder pelo Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos (CDMIC). Flávia Guimarães será a secretária adjunta da Atenção Secundária. Flávia, que é doutorando em Saúde Coltiva, já respondeu pela Pasta na condição de secretária adjunta de Atenção Primária.
Como secretária adjunta de Atenção Primária, o prefeito designou Roseli Barranco, que era coordenadora da Saúde Bucal.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.
Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.
Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.
Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.
Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.
Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”
Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


