CUIABÁ
Parceria entre Empresa Cuiabana de Saúde Pública e Sesc garante exames gratuitos de mamografia
CUIABÁ
Exames de mamografia e preventivo foram disponibilizados gratuitamente para as funcionárias do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC) e Hospital Municipal São Benedito (HMSB). A ação é fruto de uma parceria da gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), com o Sesc Saúde da Mulher, que visa reforçar a campanha do “Outubro Rosa” de prevenção ao câncer de mama.
O diretor-geral da ECSP, Paulo Rós, explicou que os exames foram realizados na unidade móvel do Sesc que conta com equipamentos como mamógrafos digitais. “A gestão Emanuel Pinheiro buscou essa parceria para oferecer mecanismos de prevenção do câncer, como aponta uma das maiores campanhas de conscientização, o Outubro Rosa. Importantíssimo para reforçar o autocuidado e a busca do diagnóstico e tratamento precoce”, destacou Rós.
Segundo a enfermeira da Saúde da Mulher do Sesc, Pâmela Vedana, a demanda para a realização dos exames foi bem expressiva. “Atendemos as funcionárias e ressaltamos sobre a importância dos exames de rotina, pois a educação em saúde precisa ser contínua. A redução da doença só é possível se a população feminina entender a educação preventiva como mecanismo diário. Hoje, a maioria das mulheres ainda procura somente quando sente algum sintoma e isso precisa mudar”, alertou.
A técnica em enfermagem do HMC, Elenir de Campos foi realizar os exames. “Achei muito importante essa ação e aproveitei a oportunidade para fazer meus exames e buscar informações. Gostei muito do atendimento e das orientações”, destacou.
Segundo a assistente social do HMC, Drielly Susuki essa ação demonstra a preocupação da gestão com seus funcionários. “Nós profissionais da saúde precisamos nos cuidar e aproveitar esse serviço gratuito para nós”, enfatizou.
Para a supervisora de enfermagem do HMC, Jocelei dos Santos, a ação veio para “abrir os olhos”, pois muitos profissionais da saúde cuidam dos pacientes, mas esquecem deles mesmos. “O atendimento foi rápido e organizado, recomendo que todas as colaboradoras aproveitem essa oportunidade para colocar esses importantes exames em dia”, ressaltou.
Campanha Outubro Rosa começa no HMC
Decorada de rosa, a unidade conta com a adesão da equipe para alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. Com o laço e roupa rosa, os funcionários destacam a cor da campanha, além dos banners orientativos espalhados no hospital, que reforçam a necessidade da conscientização e do autocuidado.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior
A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.
A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.
O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.
Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.
Serviço
Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT



