CUIABÁ
Paula Calil articula revisão da legislação sobre descarte de entulho em reunião no Ministério Público
CUIABÁ
Nathany Gomes – Assessoria da vereadora Paula Calil
A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), participou na tarde desta segunda-feira (23) de uma reunião na 29ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística. O encontro, conduzido pelo promotor de Justiça Carlos Eduardo da Silva, teve como foco a busca por soluções para a gestão e destinação adequada dos resíduos sólidos da construção civil na capital.
Durante a reunião, foi reforçada a importância do diálogo interinstitucional para avançar na construção de uma legislação moderna, eficiente e justa, que promova o descarte legal de entulhos, proteja o meio ambiente e atenda às necessidades da população cuiabana.
Paula destacou a necessidade de políticas públicas integradas para garantir uma cidade mais limpa, sustentável e com melhor qualidade de vida para todos.
“Estamos falando aqui de uma cidade em pleno desenvolvimento, principalmente no ramo imobiliário. A categoria nos procurou para propor soluções que atendam às necessidades do mercado, para que possamos atualizar a legislação e reorganizar o segmento local. Estamos reunidos com os órgãos competentes envolvidos para que possamos, por meio do diálogo, encontrar soluções que atendam a todos. É apenas o começo de um longo caminho que temos pela frente”, afirmou.
A reunião contou com a presença de representantes de diversas entidades, entre elas o Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT), a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semob), a Secretaria de Ordem Pública (Sorp), a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Smadess), além de empresários do setor, caçambeiros e membros do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon).
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Agricultura familiar garante mais de 4 toneladas de alimentos para famílias atendidas na Semana do Migrante
A Secretaria Municipal de Agricultura contribuiu para fortalecer as ações de segurança alimentar da 41ª Semana do Migrante, realizada pelo Centro Pastoral para Migrantes (CPM), em Cuiabá, por meio do apoio logístico ao transporte de alimentos produzidos pela agricultura familiar. A iniciativa possibilitou a entrega de mais de quatro toneladas de frutas, verduras e hortaliças destinadas às famílias migrantes em situação de vulnerabilidade social atendidas pela instituição.
Celebrada nacionalmente entre os dias 14 e 21 de junho, a Semana do Migrante tem como tema neste ano “Migração e Moradia: Eu não tenho onde morar”. Em Cuiabá, a programação reúne diversos órgãos públicos e entidades parceiras para oferecer serviços de cidadania, inclusão social, orientação profissional, assistência social, saúde e segurança alimentar.
A participação da Secretaria Municipal de Agricultura ocorreu por meio da articulação entre produtores da agricultura familiar, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Centro Pastoral para Migrantes, garantindo o escoamento da produção e a chegada dos alimentos às famílias beneficiadas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Vicente Falcão, o apoio logístico atende a uma orientação da gestão municipal para fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar e dar suporte aos pequenos produtores rurais.
“O apoio logístico aos produtores da agricultura familiar na Semana do Migrante atende a uma orientação do prefeito Abilio Brunini. Muitas comunidades ficam distantes e os produtores não possuem transporte próprio. A Secretaria de Agricultura está à disposição para garantir a entrega das mercadorias em programas como o PAA e o PNAE, fortalecendo as políticas de segurança alimentar”, afirmou.
O secretário destacou ainda que diversas comunidades rurais, localizadas entre 30 e 50 quilômetros da área urbana, dependem desse suporte para comercializar sua produção.
“Nossa preocupação é garantir condições para que esses agricultores possam entregar seus produtos. É gratificante ver a agricultura familiar produzindo e contribuindo diretamente para ações de segurança alimentar”, acrescentou.
De acordo com o coordenador das Feiras da Secretaria Municipal de Agricultura, Luís Alberto Rodrigues Leite, cerca de três toneladas de alimentos foram fornecidas por produtores vinculados à Associação Maria Terra, formada por 25 mulheres agricultoras das comunidades Terra Vermelha, Pai Joaquim, Serra das Laranjeiras, Casulo, Bocaival, Monjolo e região dos distritos da Guia e do Águaçu.
Além desse volume, mais de uma tonelada de alimentos foi entregue por produtoras da comunidade Serra das Laranjeiras, também participantes do projeto Maria Terra. Entre os produtos destinados à ação estão mandioca, mamão, limão, quiabo, jiló, alface e cebolinha.
Segundo Luís Alberto, o trabalho da Secretaria consistiu em disponibilizar veículos e organizar a logística necessária para buscar os alimentos nas comunidades rurais e transportá-los até o Centro Pastoral para Migrantes.
“O nosso apoio fortalece os produtores porque, sem essa estrutura, eles teriam custos adicionais com frete, reduzindo sua renda. A Secretaria realiza as viagens necessárias para garantir que a produção chegue ao destino e cumpra sua finalidade social”, explicou.
O coordenador informou ainda que novas entregas estão programadas até o fim do mês, ampliando o alcance da ação e reforçando o atendimento às famílias assistidas pelo Centro Pastoral para Migrantes.
Coordenador da Semana do Migrante e diretor do Centro Pastoral para Migrantes, o padre Mauro Verzeletti já havia destacado a importância da atuação conjunta entre instituições públicas e entidades da sociedade civil para atender a população migrante que vive em Mato Grosso. Segundo ele, o Centro Pastoral acolheu mais de 1.200 migrantes desde o início do ano passado, oferecendo hospedagem, alimentação e apoio para a inserção social e econômica dessas famílias.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

