CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

‘Precisamos dar sequência no trabalho de melhoria e humanização na Saúde’, defende prefeito ao citar plano de ação para nova equipe gestora

Publicados

CUIABÁ

Depois da Prefeitura de Cuiabá retomar a autonomia administrativa na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o prefeito Emanuel Pinheiro, determinou ao novo secretário da pasta, a elaboração e apresentação de um plano de ação emergencial nos próximos 15 dias, prorrogáveis por mais 15. Essa é uma das medidas anunciadas pelo gestor, durante coletiva realizada na segunda-feira (9).

“Precisamos dar sequência no trabalho de melhoria e humanização na saúde que já estávamos realizando. Infelizmente, esse período de intervenção interrompeu as ações em andamento e só causou estragos na pasta, com nomeações equivocadas, informações inverídicas e depredação do patrimônio público com subtração de equipamentos e documentos”, disparou o gestor.   Ele citou ainda que em menos de seis dias úteis, o gabinete de intervenção apresentou um falso relatório, com dados fabricados, apenas visando a ‘criação de uma narrativa do caos’. 

Dentre as prioridades do prefeito estão a manutenção do concurso público, aquisição de medicamentos e insumos, atuação de número suficiente de médicos nas unidades de saúde e o pagamento do salário e gratificações aos servidores públicos.

Leia Também:  Prefeitura e MPE firmam parceria para reforçar atendimento no Abrigo Bom Jesus

Segundo o novo secretário de Saúde, médico ortopedista e traumatologista, Guilherme Salomão, a gestão municipal deixou quase R$ 3 milhões para compra emergencial de medicamentos.

O novo secretário de Saúde, que já foi diretor do antigo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, e atuou nas unidades de saúde (UPAs e Policlínicas). “Conheço a realidade da saúde pública do município e do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), quero trazer soluções para a administração municipal, tenho experiência e acredito que vamos avançar ainda mais na gestão Emanuel Pinheiro”, ressaltou.

Guilherme Salomão, também responderá interinamente pela Secretaria Adjunta de Planejamento e Operações. O atual secretário de Planejamento da Prefeitura de Cuiabá, Éder Galiciani, vai atuar como secretário adjunto de Gestão da SMS. 

Gilmar Cardoso, que respondia pela Secretaria Adjunta de Gestão da SMS, passará a responder pelo Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos (CDMIC). Flávia Guimarães  será a secretária adjunta da Atenção Secundária. Flávia, que é doutoranda em Saúde Coletiva, já respondeu pela Pasta na condição de secretária adjunta de Atenção Primária. Para exercer a função de secretária adjunta de Atenção Primária, o prefeito designou Roseli Barranco, que era coordenadora da Saúde Bucal. 

Leia Também:  Avenida Acácia Cuiabana é contemplada com serviços de requalificação da rede de drenagem

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.

Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.

Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.

Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.

Leia Também:  Katiuscia Manteli faz balanço do primeiro ano de seu mandato como vereadora

Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.

Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.

A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA