CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeito agenda reunião com Sintep para debater aulas de Arte na rede municipal

Publicados

CUIABÁ

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, confirmou nesta quinta-feira (27) que vai se reunir com representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep) e professores de Arte da rede municipal para discutir a manutenção e o fortalecimento da disciplina nas escolas. O encontro foi agendado para sábado, às 14h, após a presença dos profissionais na sessão da Câmara Municipal, onde manifestaram preocupação com possíveis mudanças na carga horária da área.

Durante a sessão, Brunini destacou que a pauta merece atenção imediata, uma vez que envolve impactos no desenvolvimento cultural e educacional das crianças. “Me comprometo a receber o sindicato e os profissionais de Arte para discutirmos essa questão, porque a formação artística acompanha todas as etapas da vida escolar. Precisamos encontrar a melhor solução pensando nas próximas gerações, nos jovens que serão impactados daqui a 20 ou 30 anos”, afirmou o prefeito.

O chefe do Executivo também reforçou a importância da mobilização dos docentes e reconheceu o valor da disciplina na formação integral dos estudantes. “A Arte aproxima os jovens de habilidades essenciais, amplia repertórios e fortalece valores. Fico muito feliz em participar desse diálogo e buscar caminhos que garantam a continuidade e o reforço dessas aulas na rede municipal”, acrescentou.

Leia Também:  Gestão completa seis anos com transformações e conquistas para Cuiabá

Professores e representantes do Sintep acompanharam toda a sessão da Câmara, destacando que a disciplina é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. O encontro de sábado deverá aprofundar as discussões e definir encaminhamentos para assegurar a permanência das aulas de Arte em todos os anos do Ensino Fundamental.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá reforça que atendimentos na rede municipal de saúde são 100% gratuitos e não há cobrança de valores

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta pacientes, familiares e acompanhantes de que nenhuma unidade da rede municipal de saúde realiza cobranças por atendimentos, internações, cirurgias, exames, medicamentos ou qualquer outro serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, não há, em hipótese alguma, solicitação de dinheiro, transferências via PIX, presentes, favores ou qualquer outra vantagem para garantir atendimento ou dar continuidade ao tratamento de pacientes.

O alerta é direcionado principalmente aos familiares de pessoas internadas ou em atendimento nas unidades hospitalares e de urgência do município, como o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Centro Médico Infantil (CMI) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A Secretaria reforça que qualquer pedido de pagamento em nome dessas unidades caracteriza prática irregular e deve ser denunciado imediatamente.

A orientação também se estende às demais unidades da rede municipal, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Policlínica do Pedra 90, Serviços de Atenção Especializada (SAEs), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs), Laboratório Central de Cuiabá (LACEC), Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município, além dos setores de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses, CEREST, CIEVS, CDMIC Cuiabá, Complexo Regulador, Ouvidoria e demais áreas administrativas da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia Também:  Secretaria de Obras inicia construção de travessia de concreto sobre o Córrego Barranco Branco

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, caso algum paciente, familiar ou acompanhante receba pedido de dinheiro ou qualquer outro tipo de vantagem em nome de profissionais ou unidades da rede municipal, não efetue nenhum pagamento. A recomendação é registrar a denúncia imediatamente na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones (65) 3318-6011 e (65) 3318-6013, ou presencialmente na Rua General Aníbal da Mata, nº 139, bairro Duque de Caxias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Além da denúncia à Ouvidoria, a Secretaria recomenda que familiares e vítimas registrem um Boletim de Ocorrência (BO) para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes e, caso seja constatada tentativa de golpe ou outra prática criminosa, os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.

A Prefeitura de Cuiabá reforça que todos os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde são gratuitos, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e que nenhuma cobrança é autorizada para a realização de consultas, exames, procedimentos, internações ou tratamentos. A orientação é para que a população permaneça atenta e denuncie qualquer situação suspeita.

Leia Também:  Gestão completa seis anos com transformações e conquistas para Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA