CUIABÁ
Prefeito sanciona leis de vereadores e reforça diálogo com o Legislativo
CUIABÁ
Mantendo a tradição de sancionar pessoalmente projetos aprovados pela Câmara Municipal, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, confirmou nesta sexta-feira (4) a transformação em lei de duas iniciativas parlamentares. A cerimônia, mais do que simbólica, reforça a aproximação entre os poderes Executivo e Legislativo, e tem sido utilizada pelo gestor como espaço de diálogo direto com os vereadores.
“É um gesto de respeito ao trabalho dos parlamentares e uma demonstração de que as portas do Palácio Alencastro estão abertas ao debate. Cada sanção é também uma oportunidade de conversarmos individualmente e alinharmos ações em benefício da população cuiabana”, afirmou Abilio.
A primeira lei sancionada institui o dia 25 de abril como o Dia Municipal de Combate à Alienação Parental. De autoria da vereadora Baixinha Giraldelli, a norma pretende promover a conscientização sobre os prejuízos causados às crianças em situações de separação conflituosa dos pais. “A criança é fruto de amor e precisa ser preservada. Mesmo que o casal não esteja mais junto, é preciso maturidade para não jogar o filho contra o outro. Essa lei é um chamado à reflexão e ao amor”, explicou Baixinha.
O segundo projeto transformado em lei declara de utilidade pública a Associação Albergue Graciela Marques, que acolhe pacientes do interior do estado em tratamento de saúde em Cuiabá. O autor da proposta, vereador Demilson Nogueira, destacou a importância do reconhecimento legal para fortalecer o trabalho da entidade. “Esse título é fundamental para que a associação possa captar recursos, firmar convênios e ampliar o atendimento a quem mais precisa. Agradeço ao prefeito por reconhecer essa causa tão nobre”, disse.
Com a sanção, ambas as iniciativas passam a integrar oficialmente a legislação do município.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Cata-treco atende 14 bairros de Cuiabá nesta semana com recolhimento de móveis e materiais inservíveis
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) dá continuidade, nesta semana, à operação Cata-treco, que atenderá 14 bairros da capital com o serviço gratuito de recolhimento de móveis e materiais inservíveis, entre os dias 22 e 27 de junho.
A iniciativa tem como objetivo facilitar o descarte correto de itens que não são recolhidos pela coleta convencional, contribuindo para a limpeza urbana, a eliminação de pontos de descarte irregular e a prevenção de doenças como a dengue.
O serviço recolhe objetos como sofás, camas, colchões, armários, mesas, cadeiras, geladeiras e outros utensílios domésticos sem utilidade. Para garantir o atendimento, os moradores devem colocar os materiais em frente às residências até as 7h do dia programado, de forma organizada e em local de fácil acesso para as equipes.
Diariamente, cerca de 20 trabalhadores participam da operação. Os trabalhos começam às 7h e seguem até a conclusão do atendimento em cada bairro.
A Limpurb reforça que não são recolhidos restos de poda de árvores, entulho da construção civil, pneus, pilhas, baterias, vidros, latas de tinta e madeiras. Esses materiais devem ser destinados aos ecopontos ou a locais apropriados para descarte.
Confira o cronograma da semana:
Segunda-feira (22/06)
• CPA I e II
• Jardim Araçá
Terça-feira (23/06)
• São Carlos
• Jardim Imperial I e II
• Novo Milênio
• Sol Nascente
Quarta-feira (24/06)
• Pascoal Ramos
• Duque de Caxias I e II
Quinta-feira (25/06)
• Boa Esperança
Sexta-feira (26/06)
• Morada do Ouro I, II e III
• Tancredo Neves
• Centro América
Sábado (27/06)
• Distrito Sucuri
• Residencial Sucuri
• Sempre Verde
A Prefeitura de Cuiabá orienta a população a acompanhar semanalmente o cronograma do programa Cata-treco pelos canais oficiais do município e a colaborar com o descarte correto dos resíduos, contribuindo para uma cidade mais limpa, organizada e saudável.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


