CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá já tapou mais de 4,5 mil buracos em janeiro
CUIABÁ
Só nos 20 primeiros dias de janeiro, a Prefeitura de Cuiabá já contabiliza cerca de 4.500 buracos tapados em diferentes regiões da cidade. E os números tendem a continuar aumentando, já que três equipes seguem em atuação contínua para conter os danos nas vias públicas. A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, com os devidos buracos mapeados e catalogados.
Na terça-feira (20), duas equipes trabalharam nas regiões do CPA I, II, III e IV, além dos bairros Primeiro de Março e da Avenida Jurumirim/Trabalhadores. A terceira equipe atuou no Jardim Imperial e no Florais Itália. Os serviços ainda não foram concluídos e terão continuidade.
Na Avenida Ceará, no bairro CPA II, e na Rua Acre, os moradores aguardavam há bastante tempo pela execução do serviço. Devido à grande quantidade de buracos, as equipes precisarão retornar ao local na quarta-feira (21) para concluir a operação.
Moradora do Jardim Brasil e ex-presidente de bairro, Estelita Benedita Cabral, que também tem ligação com o CPA II, elogiou a iniciativa da gestão municipal na manutenção das vias. Segundo ela, os bairros estavam abandonados e necessitam constantemente de atenção. “Temos que elogiar mesmo, os bairros estão precisando. O prefeito pegou os bairros todos abandonados. Não foi um, nem dois bairros, todos. O Jardim Brasil também está precisando, e a gente tem que correr atrás para ter essas benfeitorias, não só esperar”, afirmou.
No CPA IV, o morador Luís César Vergílio demonstrou satisfação com os serviços. “Graças a Deus que chegou o tapa-buracos, estava feio aqui”, comentou.
Já o comerciante ‘seo’ Fontes, da Avenida Ceará, reconheceu a importância da operação, mas aproveitou para solicitar melhorias na sinalização viária, visando mais segurança para pedestres e motoristas. Ele relatou que a falta de sinalização tem fragilizado o trânsito no local, pois muitos motoristas trafegam na contramão, além dos frequentes acidentes ocorridos no cruzamento da Avenida Ceará com a Rua Acre.
Segundo ele, a via antes era mão única no sentido de subida, mas, após a mudança para mão única no sentido de descida, o redutor de velocidade permaneceu em local inadequado. “O quebra-molas deveria estar mais acima, antes do cruzamento, e não onde está atualmente. Ou seja, o quebra-molas, que é de suma importância, está sendo obsoleto por estar em lugar inadequado”, pontuou.
Moradores reforçam que o redutor de velocidade instalado logo após o cruzamento deveria ser reposicionado para antes do cruzamento, o que poderia evitar acidentes no local.
Além dessas regiões, a operação tapa-buracos atendeu, nesta semana, a Avenida Fernando Corrêa da Costa, nas proximidades da Escola Estadual Raimundo Pinheiro, o bairro Jardim Florianópolis, entre outros.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá soluciona mais dois pontos críticos de drenagem em cinco dias
A Prefeitura de Cuiabá concluiu a recuperação de mais dois pontos considerados críticos na infraestrutura viária da capital. As intervenções foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e contemplaram problemas antigos de drenagem na Rua Crisóstomo, localizada no bairro Santa Rosa, e no Córrego 8 de Abril.
As ações fazem parte do trabalho contínuo da administração municipal para melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança a motoristas, pedestres e moradores das regiões afetadas. Segundo a Secretaria, os locais apresentavam falhas estruturais que exigiam intervenções emergenciais para evitar novos danos e transtornos à população.
No Córrego 8 de Abril, a execução da obra exigiu a interdição total do trânsito por dois dias. Durante o período, equipes técnicas realizaram a recuperação da estrutura de drenagem e a recomposição da via. Com a conclusão dos serviços, o tráfego foi totalmente liberado nesta quarta-feira, restabelecendo a circulação normal de veículos na região.
Já na Rua Crisóstomo, no bairro Santa Rosa, os trabalhos resultaram na correção de problemas históricos relacionados à estrutura de drenagem, contribuindo para minimizar os impactos, principalmente para os moradores. A ação durou cinco dias, com início na semana passada e conclusão nesta quarta-feira. Foi realizada a recuperação de uma caixa de drenagem de grande porte, reforçando a estrutura para suportar a demanda.
As equipes seguem em ação contínua, executando obras preventivas e corretivas para ampliar a durabilidade das vias e garantir mais segurança à população.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


