CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeitura lança “Programa Escola na Comunidade” e abre unidades para população

Publicados

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá lançou oficialmente, nesta quinta-feira (3), o Programa “Escola na Comunidade”, na EMEB Profª. Tereza Lobo, localizada no bairro Dom Aquino. A iniciativa transforma as escolas municipais em espaços abertos à população, oferecendo atividades de lazer, esporte e cultura, e promovendo maior integração entre o poder público e a comunidade. O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Abilio Brunini, secretários municipais, vereadores e representantes da comunidade escolar.

Realizado em parceria entre as secretarias de Esporte e Lazer, Educação e Cultura, o programa permite que as estruturas escolares, incluindo as quadras esportivas, sejam utilizadas pela população em horários estendidos: às terças e quintas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A iniciativa começa com 20 escolas municipais, mas a meta é expandir para as 48 unidades com quadras cobertas mapeadas pela Secretaria Municipal de Educação até o final do ano. Segundo o prefeito Abilio Brunini, o plano é garantir que todas as escolas municipais tenham algum tipo de integração com a comunidade.

Brunini também destacou a importância da participação da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ele, a pasta é fundamental para combater problemas como obesidade infantil e sedentarismo juvenil. Além disso, o prefeito anunciou a criação de um estudo para viabilizar o “Prêmio Educação”, uma forma de bonificar os servidores que se voluntariarem para colaborar com o programa.

“Vamos analisar o nosso orçamento, é claro, e estudar a melhor forma de aplicar esses recursos. O mais importante é que todas as escolas municipais tenham algum tipo de interação com a comunidade. Onde houver espaço, ofereceremos atividades físicas; onde não houver, traremos ações culturais, educativas ou de saúde. Quero reforçar o papel da escola não apenas como um espaço de educação infantil, mas também como um centro de interação social”, destacou o prefeito.

Leia Também:  Semob informa interdição para obras no bairro São José

Ele afirmou ainda, que o próximo passo será levar a escola para além de seus muros, ampliando as atividades complementares para centros comunitários e áreas de lazer da cidade, promovendo ainda mais interação com a população.

Gabriel Henrique Magalhães, diretor da EMEB Professora Tereza Lobo, afirmou que a abertura da escola era um desejo antigo da comunidade. Segundo ele, a iniciativa implementada pela administração municipal dá à comunidade respaldo e estrutura para receber as famílias com segurança. “A comunidade sempre me pediu que a escola fosse aberta para uso, com espaço para esportes como vôlei e futsal. Com esse projeto, tudo ficou mais fácil. Pais, crianças e toda a equipe da Tereza Lobo abraçam essa iniciativa. Vamos participar”, assegurou.

Integração entre secretarias

O secretário de Educação, Amauri Monge, enfatizou que o objetivo é ressignificar o papel das escolas públicas, fazendo com que os prédios deixem de ser exclusivos aos alunos e passem a ser patrimônio ativo da comunidade. “Estamos abrindo os prédios escolares para que a comunidade usufrua da quadra de esportes, participe de atividades culturais e crie laços. Isso é construção de cidadania”, destacou.

Já a secretária adjunta de Cultura, Vilmara da Silva Vidica, ressaltou que o projeto também vai fomentar a cultura regional: “Teremos aulas de música, violão, viola de coxo e dança de siriri. A ideia é resgatar nossas raízes e fortalecer o vínculo entre as famílias.”

Leia Também:  Dia Internacional da Conscientização do Autismo: Prefeito fortalece políticas para autistas

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, explicou que a proposta surgiu da necessidade de oferecer espaços esportivos sem grandes investimentos. “Com poucos recursos, saindo de um decreto de calamidade financeira, mapeamos as quadras cobertas das escolas e vimos um potencial enorme. Ao invés de construir, vamos usar o que já existe.”

A secretária municipal de Saúde, Dra. Lucia Helena Barboza Sampaio, ressaltou que a pasta vai participar ativamente do programa, promovendo ações como aferição de pressão arterial, acompanhamento de peso e atividades educativas. “É uma forma de integrar a família com a saúde pública. A criança pode brincar enquanto os pais participam também, fortalecendo os laços familiares e cuidando da saúde.”

Marcaram presença a vereadora Baixinha Giraldelli e os vereadores Wilson Kero Kero, Dilemário Alencar e Cezinha Nascimento. A vereadora Michelly Alencar foi representada pela assessora Débora Inácio. Também participaram da cerimônia o secretário de Assuntos Estratégicos, Murilo Bianchini; a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa; o secretário adjunto especial de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira; o secretário-adjunto de Esportes, Pablo Queiroz; e o secretário-adjunto de Relações Comunitárias, Amarildo Batista.

#PraCegoVer

A foto mostra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, acompanhado de sua equipe de secretários e vereadores, durante o discurso de lançamento do Programa “Escola na Comunidade”, na EMEB Profª. Tereza Lobo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Dídimo Vovô apresenta 97 indicações de serviços em 62 bairros em 21 dias

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Controladoria Geral do Município lança Guia Prático de Fiscalização de Contratos

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA