CUIABÁ
Prefeitura oferece curso gratuito para quem deseja iniciar na apicultura
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho, está oferecendo oficinas gratuitas de iniciação à apicultura durante a 57ª Expoagro. A atividade é voltada a quem deseja aprender sobre o manejo de abelhas e a produção de mel, e ocorre na Casa do Mel, instalada no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.
As oficinas começaram nesta segunda-feira (14) e terão novas turmas na quarta (16) e sexta-feira (18), sempre das 9h às 12h. O curso ensina desde a captura de abelhas com caixas iscas até o processo de transferência para a caixa ninho, onde ocorre a produção de mel.
“Estamos demonstrando que este é o momento ideal para começar, com o início da florada em julho. É uma fase excelente para atrair enxames de forma prática e acessível. Mostramos desde técnicas simples, como o uso de caixas de papelão, até práticas mais profissionais”, explicou Juraci Rodrigues do Nascimento, presidente da Cooperativa Cuiabana de Apicultores (Coopabel), que conduz a oficina.
Mesmo quem perdeu o primeiro dia pode participar nas próximas datas. “Na quarta, a gente recapitula tudo. Dá para aprender do começo até a parte prática”, reforçou Juraci.
A oficina é aberta a todos os interessados e não exige experiência anterior. Para quem tem receio de lidar com abelhas, a Coopabel disponibiliza equipamentos de proteção individual (EPIs). Os participantes também podem se inscrever no programa Agro da Gente, que oferece kits gratuitos para apicultores iniciantes.
A proposta da oficina é estimular a geração de renda por meio da apicultura, oferecendo uma alternativa viável para pequenos produtores e famílias da zona rural. Em apenas três dias de aula, o aluno já adquire base suficiente para iniciar a captura e manejo de enxames.
Durante o curso, os participantes aprendem as medidas ideais das caixas, o uso correto dos quadros e cuidados com as melgueiras, fundamentais para uma produção de mel segura e eficiente.
Exemplo de quem participa
Uma das participantes é Elza Monteiro de Campos, moradora do Distrito da Guia, onde atua na agricultura familiar. “Meu marido e eu temos muito interesse. Já identificamos três pontos com enxames e estamos esperando as orientações do Juraci para começar”, contou.
Juraci, por sua vez, iniciou na apicultura de forma despretensiosa, ainda na década de 1990, enquanto atuava na preservação da RPPN do Sesc Pantanal. O que era um hobby, inspirado nas aulas de zootecnia de sua formação técnica no Paraná, acabou se tornando um negócio. “Hoje, com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, posso compartilhar esse conhecimento com orgulho”, afirmou.
Apoio institucional
A Coopabel é uma cooperativa criada para apoiar agricultores e apicultores da Baixada Cuiabana. Já a Casa do Mel, onde ocorrem as oficinas, foi construída pela Prefeitura para beneficiar os apicultores da região, fortalecendo a cadeia produtiva do mel.
Segundo o secretário adjunto de Agricultura e Trabalho, Renildo França, a cooperativa mantém um termo de cooperação com a Prefeitura para uso da estrutura. “Quando iniciamos a gestão, a Coopabel tinha cerca de 40 associados. Hoje, com o apoio da Prefeitura, já são mais de 100 apicultores cadastrados, sendo 64 integrados diretamente nas ações da gestão Abilio Brunini”, destacou.
#PraCegoVer
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.
As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.
Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.
As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.
Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.
Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.
Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


