CUIABÁ
Profissional da saúde, irmã mais velha de trigêmeos ressalta a importância da vacinação
CUIABÁ
A enfermeira Gabrielle Fontes Alves de Lima, de 23 anos, fez questão de acompanhar a sua mãe ao polo de vacinação infantil montado pela Prefeitura de Cuiabá, na UNIC Beira Rio, para assistir os seus irmãos mais novos, Camila, Pedro e Matheus recebendo a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Os trigêmeos de dez anos foram imunizados e o momento foi registrado com os três posando para fotos com o comprovante de coragem.
Orgulhosa pela bravura dos irmãos, Gabrielle fez questão de ressaltar a importância da imunização para toda a população. “Vacinas sempre salvaram vidas. Desde pequenos tomamos vacinas de rotina, como por exemplo, contra hepatite, poliomielite, febre amarela, sarampo, entre várias outras. Se estamos acostumados a sermos vacinados, por que desta vez seria diferente? Eu sou 100% a favor da vacina. Eu mesma peguei Covid antes e depois da vacina. Da segunda vez, os sintomas foram muito leves. Sou enfermeira da assistência e professora de faculdade e sou prova viva que tanto no estudo, quanto na assistência as pessoas vacinadas que eu vejo são as que têm os sintomas mais leves”, comentou a enfermeira.
Carla Fontes Toledo, mãe dos trigêmeos, da Gabrielle e ainda do Sérgio, de 18 anos, não escondeu sua felicidade em ver os caçulas imunizados. “A família inteira já estava vacinada, só faltavam as crianças. É muito gratificante poder ver todos os meus filhos vacinados, porque a vacina salva vidas. Estou muito grata por ter a oportunidade de vaciná-los para que eles possam se proteger desta doença tão ruim. Caso venham a pegar o vírus, a doença será mais leve, pois já estarão imunizados. Estou muito feliz”, comemorou.
A coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira alerta que ainda há um número grande de crianças que não tomaram a primeira dose e faz o chamamento para os pais trazerem seus filhos. “Para vacinar seus filhos os pais devem fazer o cadastro no site Vacina Cuiabá e já levá-los a qualquer local de vacinação infantil, sem precisar aguardar agendamento. Temos um público de cerca de 60 mil crianças para vacinar e para darmos mais agilidade, abolimos a necessidade do agendamento. Então, assim que fizer o cadastro, os pais já devem levar o filho para ser vacinado”, concluiu.
Confira os locais de vacinação de crianças:
Unic Beira Rio – 8h às 16h30 (segunda a sábado)
UBS Quilombo – 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)
UBS Jd Vitória – 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)
UBS Parque Cuiabá – 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)
UBS Pedra 90 I e II – 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)
UBS Guia – 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)
CUIABÁ
Cuiabá mantém controle da meningite e reforça vacinação em 72 unidades de saúde
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou nesta terça-feira (23) a atualização do boletim epidemiológico da meningite na capital. Os dados mostram que, embora novos casos tenham sido registrados nos últimos meses, não houve aumento no número de óbitos desde abril, mantendo-se em três o total de mortes pela doença em 2026.
Até o momento, foram confirmados 17 casos de meningite na capital neste ano. A maior parte dos registros, com 11 casos, ocorreu entre pessoas de 0 a 29 anos. O sexo masculino concentra a maioria das ocorrências, com 13 casos confirmados.
Entre os tipos identificados, a meningite não especificada representa o maior número de notificações, com 11 casos e um óbito. Também foram registrados dois casos de meningite fúngica por Cryptococcus, com um óbito; dois casos de meningite viral; um caso de meningite bacteriana causada por Streptococcus pneumoniae; e um caso de meningite bacteriana por Staphylococcus, que resultou no terceiro óbito registrado no município.
Dos 17 pacientes diagnosticados, 11 já receberam alta médica ou foram considerados curados. Outros três casos seguem em acompanhamento pelas equipes de vigilância.
Outro dado destacado pela Secretaria Municipal de Saúde é que nenhum dos casos confirmados em Cuiabá neste ano está relacionado à meningite meningocócica, uma das formas mais graves da doença. O município também não registra circulação desse tipo de meningite.
A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. A transmissão ocorre principalmente por meio de gotículas e secreções respiratórias, especialmente em situações de contato próximo e prolongado.
Os principais sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos, sonolência, sensibilidade à luz e alterações do estado mental. Em crianças pequenas, também podem ocorrer irritabilidade, recusa alimentar e alterações na moleira. A orientação é que, diante desses sinais, a população procure imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica.
Como forma de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de manter a vacinação em dia. Os imunizantes contra os principais tipos de meningite bacteriana estão disponíveis gratuitamente nas 72 Unidades de Saúde da Família de Cuiabá.
Nas unidades com horário regular, a vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Já nas unidades com horário estendido, o atendimento ocorre até as 21h, ampliando o acesso da população.
O município também oferece vacinação domiciliar para pacientes com comorbidades que impossibilitam a locomoção até uma unidade de saúde, garantindo proteção a esse público.
Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estão disponíveis a vacina meningocócica C, aplicada aos 3 e 5 meses de idade, e a vacina meningocócica ACWY, administrada como reforço aos 12 meses e destinada também a adolescentes de 11 a 14 anos. A vacina contra o meningococo do sorogrupo B é disponibilizada apenas na rede privada.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


