CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Reformas melhoram estrutura do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá

Publicados

CUIABÁ

A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem realizado uma série de reformas emergenciais e pontuais no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSM), o antigo Pronto-Socorro, para garantir segurança, conforto e a continuidade dos atendimentos à população cuiabana. As melhorias visam reverter o cenário de abandono encontrado no início da gestão, quando a estrutura da unidade apresentava condições bastante precárias.

A coordenadoria de Obras e Manutenção da Secretaria Municipal de Saúde está à frente das intervenções, que estão sendo feitas com planejamento e responsabilidade, respeitando a rotina da unidade, que continua em pleno funcionamento. O coordenador da pasta, José Luis Rangel, explicou que as obras priorizam a modernização da infraestrutura elétrica e a adequação de setores essenciais como enfermarias, UTIs e centros cirúrgicos.

“A infraestrutura elétrica é padrão em hospitais de grande porte como o nosso. Estamos fazendo uma reforma geral nos transformadores, algo inédito para a unidade. O sistema antigo era arcaico e não suportava mais a carga atual, principalmente com a chegada do novo Centro Médico Infantil (CMI). Modernizamos toda a cabine de força, com transformadores, disjuntores e geradores novos, garantindo sustentabilidade e segurança para o hospital inteiro, incluindo UTI adulta, neonatal e centro cirúrgico”, detalhou José Luis.

As obras são realizadas com alto grau de dificuldade, já que os atendimentos não podem ser suspensos e os pacientes internados, muitos em estado crítico, não podem ser transferidos para outras unidades.

Leia Também:  Mais de cinco mil matrículas online já foram realizadas em Cuiabá; Prazo para efetivação é de 9 a 11 de janeiro

“Fazemos a obra em etapas: interditamos um setor, reformamos, liberamos, depois passamos para outro setor. Tudo é feito com a colaboração da equipe médica, enfermagem, coordenação, e também das empresas contratadas, que têm atuado até nos finais de semana para minimizar o impacto para os pacientes”, acrescentou o coordenador.

Outro ponto que recebeu atenção especial foi a questão dos alagamentos, problema antigo no entorno do hospital. Com apoio da Limpurb, foram realizadas limpezas e melhorias no escoamento das águas pluviais. Segundo José Luis, embora a responsabilidade por parte da gestão municipal tenha sido cumprida, o problema envolve estruturas externas que ainda exigem atenção.

Além da modernização elétrica, as reformas incluem, troca do telhado danificado, readequação das plataformas para instalação de ar-condicionado e placas solares, manutenção de geradores em áreas críticas, reforma de banheiros, troca de portas, retirada de mofo, pintura e reparos em tetos. Além de troca de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais modernos e eficientes, em parceria com a Energisa, também o revestimento de paredes e melhorias nos rejuntes e acabamentos.

Durante visita técnica realizada na manhã desta segunda-feira (04), a secretária adjunta de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Susana Gutierrez, vistoriou as intervenções em andamento e reforçou o compromisso da gestão com a melhoria contínua da unidade.

Leia Também:  Emanuel lamenta morte de operador de limpeza que atuava há mais de 16 anos na Prefeitura

“Nosso objetivo é intensificar ainda mais essas reformas pontuais. Sabemos das dificuldades e das limitações do prédio, que é antigo, mas temos atuado com firmeza para garantir que ele continue funcionando de forma segura para pacientes e servidores. A vontade da gestão é fazer uma grande reforma estrutural, mas enquanto isso não é possível, seguimos trabalhando com responsabilidade e compromisso com a população”, afirmou Susana.

Atualmente, as obras são executadas por uma força-tarefa que reúne três frentes de trabalho: obras do novo CMI e modernização elétrica; reformas internas, como banheiros, pintura e leitos; além de manutenção contínua dos aparelhos de ar-condicionado e suporte técnico.

Além das terceirizadas, a equipe de manutenção própria da SMS também atua na unidade, garantindo suporte 24h a sistemas como abastecimento de água, geradores, pintura e reparos emergenciais.

Com essas ações, a Prefeitura de Cuiabá reitera o compromisso com a qualidade do atendimento público em saúde, garantindo que, mesmo diante dos desafios, o Hospital e Pronto-Socorro Municipal continue sendo referência no atendimento da capital.

#PraCegoVer

A imagem mostra um grupo de servidores durante uma visita ao Pronto-Socorro de Cuiabá. As paredes são brancas e o cenário é hospitalar.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

Leia Também:  Presidente Chico 2000 vai realizar audiência para debater combate à incêndios

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA