CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Secretário da Semob destaca ações educativas da campanha Maio Amarelo

Publicados

CUIABÁ

Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância de um trânsito mais seguro, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), cumpre a programação do Maio Amarelo. Este ano a campanha traz o tema ‘Juntos salvamos vidas’ e conta com várias ações, entre elas panfletagem, palestras educativa, ‘motorista da rodada’ e outros.As atividades são desenvolvidas em parceria com órgãos como Detran, Polícia Judiciária Civil (Delegacia de Trânsito), Polícia Militar (Batalhão de Trânsito) e com a Guarda Municipal de Várzea Grande.

O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, lembra que os agentes também participam da ‘Semana da Transparência’ entre os dias 24 a 26. O evento é organizado pela Controladoria Geral do Município e terá equipe da coordenação de educação da Semob, que ministrará palestra e distribuirá brindes para as crianças. 

Juares que também responde pela presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), lembra que a entidade tem um papel fundamental para a segurança no trânsito por causa dos profissionais de engenharia de trânsito e por isso, tem o dever de conscientizar a população sobre o tema.

Leia Também:  Requalificação da rede de drenagem de águas pluviais da Avenida República do Líbano alcança a fase compactação do solo

“ O Crea-MT   zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade, inclusive nas estradas Mato-grossenses e brasileiras. Neste mês, o Conselho adere ao movimento “Maio Amarelo” e chama atenção da sociedade para a importância de um trânsito melhor e com foco na prevenção de acidentes. O Sistema abrange diversas modalidades de Engenharia ligadas ao trânsito, o Crea-MT tem o papel fundamental nesta causa. É de grande importância o Conselho se posicionar e contextualizar a importância da Engenharia para um trânsito mais seguro”, concluiu.

Como parte da programação, também ocorre a exposição de carros envolvidos em acidentes colocados em pontos estratégicos, para conscientizar as pessoas sobre os perigos no trânsito e sobre a importância para os motoristas e motociclistas de seguirem as normas do trânsito.

A Semob também participa de eventos sobre educação no trânsito em parceria com a Água Cuiabá e em uma ação integrada com os órgãos estaduais de segurança pública nas operações da Lei Seca. (Com informações da assessoria CREA-MT).

Propaganda

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Publicados

em

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá utiliza locação de computadores para modernizar e agilizar serviço público da capital  

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Em dez dias, força-tarefa de tapa-buracos já beneficiou mais de sete regiões da cidade

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA