CUIABÁ
Sucesso com gratuidade, Aquário Municipal recebe visitantes do estado e exterior
CUIABÁ
O Aquário Municipal de Cuiabá está recebendo visitantes de diferentes locais de Mato Grosso de outros países. Até o momento, passaram por lá moradores de Portugal, Colômbia, Bolívia e Estados Unidos. No primeiro final de semana da gestão do prefeito Abilio Brunini, mais de 50 mil pessoas, sendo que as crianças não foram contabilizadas. Houve fila e a entrada foi conduzida em grupos de 50 pessoas.
O fluxo de público tem sido alto também no decorrer da semana, como visto na terça-feira (7) e na quarta-feira (8). A atitude do prefeito Abilio Brunini em liberar a entrada gratuita foi elogiada pelos visitantes, que não se intimidam nem mesmo com dias chuvosos.
Para o secretário Municipal de Turismo, Fernando Medeiros, a reabertura do Aquário Municipal agrega novas possibilidades. “Cuiabá é uma cidade carente de pontos turísticos e de equipamentos públicos. Quando olhamos para a cidade vemos o Museu da Caixa D’Água Velha, Museu do Rio, Parque das Águas, enfim, temos poucos pontos turísticos fora do Porto. O Aquário vem para mostrar para a sociedade a importância de termos atrativos turísticos, porque a sociedade abraça, ela traz a família, traz as crianças, ela quer usufruir e valorizar o que tem de bom”, pontuou Fernando. No caso do Parque das Águas, não está funcionando o show das águas, das fontes. A administração atual encontrou o local em situações bem precárias, tanto estrutura como limpeza, mas as melhorias serão implementadas no decorrer dos trabalhos.
São mais de 600 peixes de 40 espécies, três biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado. Entre eles, Cachara, Pacu, Piraputanga, Piau e Pintas, Curimbatá, Armau, Pirarara, Dourado e outros.
Melhorias ainda serão implementadas, uma vez que a Secretaria Municipal de Turismo assumiu cem por cento a gestão do local. Uma delas será colocar o mirante em funcionamento.
“Achei maravilhoso, um espaço muito interessante para as famílias, para as crianças. Todos podem curtir e conhecer um pouco dos biomas de Mato Grosso. Importante para o município, atrai turistas e movimenta o comércio da região. As pessoas que vem de fora terão mais esta oportunidade de conhecer a história da nossa região, tem o museu contando um pouco disso. E o prefeito Abilio foi muito feliz na decisão de liberar a entrada gratuita para os visitantes, facilitou para toda a população, especialmente para os pais que tem mais filhos, e o pagamento onerava no orçamento. Com a gratuidade, alavanca outros setores, porque o valor que teriam que pagar pode ser revertido para outras finalidades, até mesmo um lanche para o filho”, explicou Adriana Garlet, que levou a filha Karen para conhecer o Aquário.
Maxwel Marcos Santana de Figueiredo, morador do bairro Porto, já estava desacreditado de que o Aquário seria revitalizado. “Os moradores e comerciantes do entorno comemoram porque é um entretenimento muito bom e ficou muito interessante. Show de bola, bem climatizado, e melhor ainda por ser gratuito. Nosso prefeito agiu com sensibilidade, em casa somos em quatro, no mínimo seria R$ 80,00. Se fosse comer alguma coisa, por simples que fosse, não sairia por menos de R$ 150,00. É um dinheiro que dá para manter outras coisas”, disse o visitante.
Jôse Borges é professora e passou pelo local na terça-feira (8), com o esposo e filha, e saíram encantados. “Achei maravilhoso, lindo, amei. É muito importante para Cuiabá, para a cultura cuiabana. Dá para expandir o conhecimento através das escolas, trazendo as crianças das séries iniciais para conhecerem de perto os peixes da nossa região”, sugeriu ela.
Letícia Maria da Silva Bispo, moradora de Várzea Grande, atravessou a ponte que divide a cidade com Cuiabá, e trouxe toda a família, o marido João Vitor, a avó Maria José e dois filhos, um deles PCD (Pessoa Com Deficiência) e todos se divertiram, especialmente as crianças. Na oportunidade ela ressaltou a entrada gratuita como um marco, porque dá para levar toda as crianças e voltar mais vezes. “Estamos curtindo muito, minha filha é PCD (Pessoa com Deficiência) e a gente estava preocupado com a cadeira de rodas especial, mas deu tudo certo, tem acessibilidade, super tranquilo com ela, estamos nos divertindo”.
Entre os visitantes estão moradores de outras cidades do Estado, como Mirian Resende, de Mirassol do Oeste (MT), que aproveitou a viagem a Cuiabá e foi com o esposo e filho ver as belezas do Aquário Municipal. Seu filho, Davi Resende, de 9 anos, disse que vai convidar seus colegas para também conhecerem porque os peixes são muito bonitos. O garoto é apaixonado por pescaria.
Rosimeire Silva dos Santos, do município de Nova Mutum (MT) também aproveitou a oportunidade na Capital para levar os filhos Artur, 7 anos, Otávio, 4 anos, e Alice de 2 aninhos.
REGRAS INTERNAS
Os visitantes devem se atentar para algumas orientações necessárias para a visitação, conforme alerta o secretário de Turismo Fernando Medeiros. Entre elas, a colaboração da limpeza e não jogando lixo no chão. “Não fazer muito barulho para não estressar os peixes, não bater no vidro, não tirar fotos com flash. Acredito que tem que ser uma parceria de mão dupla, a administração pública faz a parte que lhe compete e a população a sua, que tenham paciência com a fila”, explicou.
Tendas foram providenciadas para amenizar o calor no horário de sol e todo o suporte possível, diante da crise financeira pela qual o município está enfrentando está sendo providenciado. “A gestão fará o melhor para entregar o melhor para a população”, destacou Fernando.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior
A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.
A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.
O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.
Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.
Serviço
Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


