CUIABÁ
Um dos primeiros pacientes do CTQ volta e agradece à equipe: “Tenho orgulho de ter sido internado aqui”, diz emocionado Izael Franques
CUIABÁ
Izael Franques Ferreira, 63 anos, foi um dos primeiros pacientes internados no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), no dia 8 de setembro de 2019, nove dias após o funcionamento do CTQ, no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
Inaugurado pela gestão Emanuel Pinheiro, com 20 leitos, infraestrutura moderna, equipamentos de ponta e equipe especializada. O CTQ já atendeu 659 pessoas de agosto de 2019 a novembro de 2022.
Depois de três anos de alta hospitalar, Izael, voltou ao Centro de Tratamento de Queimados para agradecer à equipe de profissionais que prestou atendimento durante o período que ele permaneceu hospitalizado. “Tenho orgulho de ter sido internado aqui, muito obrigado pelo carinho”, disse emocionado para a equipe.
Ainda, durante o agradecimento, Izael destacou que sente saudades das pessoas que cuidaram dele. “Gostei do CTQ do HMC e do tratamento, pois recuperei minha função motora e a cicatriz é quase imperceptível”, ressaltou.
Segundo Izael, ele ficou 31 dias hospitalizado, após sofrer com queimaduras de 3º graus nos braços e mãos no quilômetro 11, da Rodovia Emanuel Pinheiro, que liga os municípios de Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
“Tentei apagar um fogo criminoso próximo à chácara que eu morava, fui socorrido pelos vizinhos, que me trouxeram rapidamente ao HMC, onde fui direcionado ao CTQ, sendo muito bem cuidado pela equipe, que me deu toda a atenção devida”, contou.
Hoje, Izael reside no município de Rosário Oeste (distante a 124 km de Cuiabá), e após sofrer um acidente de trabalho, em uma área rural, precisou ser internado novamente no Hospital Municipal de Cuiabá no dia 15 de dezembro de 2022. “Aproveitei a oportunidade, que eu estava internado no HMC, para visitar e agradecer à equipe do CTQ”, explicou.
Izael, já recebeu alta da segunda internação. Ele foi acompanhado pela equipe da clínica geral e ortopedia. “Realizei exames de imagem e de sangue, volto para casa aliviado, pois não sinto mais dor. Aqui todos os profissionais do hospital foram educados comigo, a alimentação também é muito boa, melhor do que da casa da gente”, brincou.
Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o HMC, sob a gestão Emanuel Pinheiro enfatizou que o CTQ é o único serviço especializado em queimaduras disponível pelo SUS no Estado, além de se situar no maior e mais moderno hospital público de Mato Grosso.
“A demanda do HMC é altíssima, pois recebe pacientes de Cuiabá e de municípios do interior, com atendimentos de diversas especialidades médicas. O HMC é hospital, referência em ortopedia, traumatologia e neurocirurgia, além dos serviços especializados. Toda essa linha do cuidado é premissa da gestão municipal, que preza pela humanização e qualidade dos serviços”, finalizou Rós.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.
As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.
Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.
As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.
Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.
Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.
Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT



