CUIABÁ
Unidades da atenção básica realizam mutirão de atendimentos à população neste sábado (25)
CUIABÁ
Um mutirão de atendimentos à população de Cuiabá será realizado neste sábado (25) em diversas unidades básicas da capital. Entre os locais estão as USFs do Jardim Vitória I, II e III, a Clínica da Família Dr. Henrique Aquino, a USF 1º de Março e a USF do Três Barras. As ações fazem parte do planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Atenção Básica. As atividades serão realizadas das 8h às 17h.
Serão oferecidos à população atendimentos médicos e de enfermagem, exames de Papanicolau (preventivo), pesagem para o Bolsa Família e atualização de caderneta vacinal. Além disso, a população também poderá retirar medicamentos na farmácia, atualizar o cartão do SUS e solicitar e agendar exames laboratoriais e de imagem. Se necessário, os pacientes serão encaminhados para outros tipos de atendimento.
No local, também serão realizadas ações do ‘Maio Vermelho’, que chama a atenção para os cuidados com a saúde bucal, e do ‘Março Lilás’, campanha de saúde para a pessoa idosa. Além disso, acontecerão ações do ‘Hiperdia’ e atendimentos odontológicos.
O secretário adjunto de Atenção Primária, José Roberto de Amorim Santana, explica que as ações têm como objetivo proporcionar atendimento àquelas pessoas que trabalham durante todo o dia e não conseguem procurar uma unidade de saúde durante o horário comercial. “Além disso, queremos diminuir a fila de espera por consultas eletivas. A expectativa é atender cerca de 200 pacientes durante o mutirão, a fim de reduzir a fila de espera”, destaca o secretário.
Serviço:
Mutirão de Atendimentos nas UBSs – Jardim Vitória I, II e III, 1º de Março e Três Barras. Clínica da Família Dr. Henrique Aquino.
Data: sábado, 25/05
Horário: das 8h às 17h
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.
Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.
Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.
Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.
Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.
Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”
Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


