CUIABÁ
Vigilância em Saúde de Cuiabá realiza monitoramento de viajantes de procedência internacional
CUIABÁ
Os viajantes que chegam em Cuiabá vindos do exterior e que não se vacinaram contra a Covid-19 estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS. Esse monitoramento é realizado em cumprimento da Portaria Interministerial n° 666, publicada no Diário Oficial da União de 21/01/2022, Edição 15, Seção 1, Página 2.
De acordo com a gestora do CIEVS, Moema Blatt, o objetivo deste monitoramento é evitar a disseminação do Novo Coronavírus (SARS CoV-2), principalmente, quanto a uma nova variante viral, advinda do exterior, bem como, a disseminação por transmissão comunitária. “Entre maio e dezembro de 2021 foram concluídos 33 monitoramentos. Neste ano, até a data de 28 de março, o monitoramento de viajantes de Cuiabá tem obtido pleno êxito, com o registro de 271 pessoas monitoradas e devidamente orientadas. Desse modo, o CIEVS Cuiabá tem colaborado significativamente para mitigar a doença, trabalhando 24h por dia, 7 dias da semana”, revela Moema.
Ela explica que o monitoramento ativo acontece por 14 dias a partir do dia de desembarque em território nacional. “A cada 48 horas a equipe do CIEVS entra em contato por e-mail, WhatsApp e/ou ligação de voz, no qual são questionados a presença de sinais e sintomas iniciais da Covid-19. E ao mesmo tempo os viajantes recebem as orientações quanto aos procedimentos a serem observados. O monitoramento pode ser descontinuado, a partir do quinto dia após o desembarque, caso o viajante realize exame RT-PCR ou antígeno, enviando ao CIEVS um laudo com resultado negativo ou não reagente, e que esteja assintomático nesse período”, diz.
Moema enfatiza que, apesar de alguns obstáculos relacionados às dúvidas dos monitorados, especialmente quanto à credibilidade do serviço por medo de crimes cibernéticos, os monitoramentos têm transcorrido com pleno sucesso e frequentemente recebe elogios pela atuação do Sistema Único de Saúde – SUS/Cuiabá.
As informações sobre a composição da Equipe CIEVS, que realiza as abordagens do monitoramento, e os meios de contato podem ser acessadas no site da Prefeitura Municipal de Cuiabá pelo link http://www.saude.cuiaba.mt.gov.br/setor/index/4
CUIABÁ
Votação para escolha de novas ruas com telões para o jogo do Brasil encerra hoje em Cuiabá
Os moradores de Cuiabá têm até as 18h desta terça-feira (23) para participar da votação que definirá as duas novas ruas que receberão telões para a transmissão da próxima partida da Seleção Brasileira. A escolha é feita pelo Instagram da Prefeitura de Cuiabá, e o resultado será divulgado até as 21h, no feed e nos stories do perfil oficial.
A mobilização faz parte da campanha Minha Rua é Show de Bola, que tem movimentado bairros da capital e ampliado os espaços de convivência durante os jogos do Brasil. Nesta edição, 57 ruas participam da disputa, com o envio de 228 vídeos produzidos pelos moradores. O conteúdo já soma mais de 562 mil visualizações nas redes sociais da Prefeitura.
A iniciativa ganhou força após a grande participação popular registrada na última transmissão. Diante do engajamento dos moradores e das chuvas durante a partida anterior, o prefeito Abilio Brunini decidiu manter os telões nas quatro ruas vencedoras da edição passada e ampliar a ação com mais duas novas localidades.
Com isso, o jogo da Seleção Brasileira, marcado para esta quarta-feira (24), às 18h, será transmitido em seis pontos da cidade. Permanecem contempladas a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada.
O resultado final será divulgado ainda nesta terça-feira, definindo as duas novas ruas que passarão a integrar os pontos oficiais de transmissão do jogo da Seleção Brasileira em Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


