CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

Ministério do Esporte participa da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Publicados

ESPORTES

A Capital Federal sedia, até o dia 22 de maio, a 26ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o maior evento municipalista da América Latina. A abertura oficial ocorreu na manhã desta terça-feira (20) e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro do Esporte, André Fufuca, além de representantes do Governo Federal e do Parlamento.

Organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento reúne mais de 12 mil inscritos, entre prefeitas, prefeitos e autoridades de todo o Brasil, com o objetivo de discutir políticas públicas e fortalecer o diálogo entre os entes federativos.

Em seu discurso, o presidente Lula anunciou que o Governo Federal está próximo de lançar uma política de crédito voltada à reforma de moradias. Ele destacou que a iniciativa é essencial para um país que, apesar de ser a oitava maior economia do mundo, ainda conta com milhões de pessoas vivendo em casas sem banheiro.

“O cidadão que quiser reformar sua casa, fazer uma garagem, um quarto, um banheiro, tem o direito de ir ao banco e pegar um crédito com um juro mais barato possível”, disse. “Vamos fazer esse programa porque achamos que é uma necessidade.”

Leia Também:  Primavera faz história ao bater Cuiabá e conquistar o Campeonato Mato-grossense de 2025

O presidente também adiantou que outro anúncio iminente será o lançamento de uma política para ampliar o acesso da população a médicos especialistas.

“Estamos preparando para anunciar o Mais Especialistas. Todo mundo tem direito a segunda consulta do especialista e a uma radiografia que hoje só rico tem direito. Quando vou fazer checkup, passo em 40 máquinas. O povo morre sem passar em nenhuma. Ele tem que ter o direito de utilizar essa máquina na cidade ou no estado que ele mora para ver se conseguimos dar ao povo o direito de ser o cidadão de primeira classe que todos nós queremos ser ”.

Atendimento aos prefeitos
Durante os quatro dias de programação, o Ministério do Esporte estará presente com um estande, apresentando suas políticas públicas esportivas e os programas sociais executados pela pasta em todo o Brasil.

“O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social e precisa estar presente em todos os municípios brasileiros. Nosso compromisso é apoiar as prefeituras com políticas públicas que ampliem o acesso da população às práticas esportivas, promovendo saúde, cidadania e inclusão. A Marcha é uma oportunidade fundamental para ouvir as demandas locais e construir soluções conjuntas”, destacou o ministro do Esporte, André Fufuca.

Leia Também:  Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América Feminina

No estande do MEsp, servidores estarão disponíveis para apresentar e orientar os gestores municipais sobre os principais programas e projetos estratégicos do ministério, suas finalidades, públicos beneficiados, valores mínimos para destinação de emendas, bem como os critérios condicionantes.

Além disso, atendimentos aos gestores municipais também serão realizados na sede da pasta, das 8h às 18h, no auditório do Bloco A (Térreo), na Esplanada dos Ministérios, e na Assessoria Parlamentar, localizada no 7º andar.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

Propaganda

ESPORTES

Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa

Publicados

em

A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança isolada do Grupo C. Após a vitória tranquila por 3 a 0 sobre a Escócia na última quarta-feira, a Seleção Brasileira já conhece seu próximo desafio: o Japão será o adversário no início da fase eliminatória.

O embate decisivo entre brasileiros e japoneses está agendado para a próxima segunda-feira, dia 29 de junho, às 14 horas (horário de Brasília). A partida terá como palco o NRG Stadium, localizado em Houston, no Texas. Com o desenho do chaveamento avançando, o Brasil também já vislumbra o horizonte das quartas de final. Caso supere os asiáticos, a Seleção enfrentará o vencedor do confronto entre Costa do Marfim e Noruega, que se enfrentam no dia 30 de junho.

Enquanto o Brasil se posiciona em um lado da tabela, a França também assegurou sua permanência no torneio com autoridade. Ao vencer a Noruega por 4 a 1, os franceses garantiram o topo do Grupo I e foram destinados à outra metade da chave. Nesse caminho oposto ao brasileiro, a França aguarda a definição dos melhores terceiros colocados e pode ter um clássico europeu contra a Alemanha logo nas oitavas de final.

Leia Também:  Mixto e Cuiabá termina empatado e mantém disputa aberta no Campeonato Mato-Grossense

Até o momento, a competição já conta com 18 seleções matematicamente garantidas na fase de mata-mata. Além dos países-sede — Canadá, Estados Unidos e México —, potências tradicionais como Argentina, Alemanha, Holanda e a própria França seguem na disputa pelo título. Também já asseguraram suas vagas as seleções da África do Sul, Colômbia, Suíça, Bósnia, Marrocos, Suécia, Equador e Austrália, além de Japão, Costa do Marfim e Noruega, que seguem vivos na busca pela taça mundial.

Fonte: Esportes

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA