ESPORTES
Ministério do Esporte participa do planejamento das Caravanas Federativas
ESPORTES
O Ministério do Esporte (MEsp) participou, nesta segunda-feira (12), no Palácio do Planalto, da primeira reunião promovida pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) com os titulares do Sistema de Assessoramento para Assuntos Federativos do Governo Federal. O encontro teve como pauta o planejamento das próximas Caravanas Federativas da Presidência da República, iniciativa da qual o MEsp terá participação organizada e ativa.
A proposta do Ministério do Esporte é integrar todas as edições das Caravanas Federativas com a oferta de oficinas sobre a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). A iniciativa busca democratizar o acesso à informação, fortalecer o diálogo e a cooperação federativa, além de ampliar o alcance das políticas públicas do esporte junto a estados e municípios.
“A participação do MEsp nas ações das caravanas aproxima o Ministério dos municípios e dos estados, democratiza a informação e garante que gestores de todas as regiões tenham condições reais de acessar esses recursos e transformar a realidade esportiva das suas comunidades”, destacou o chefe da Assessoria Parlamentar do MEsp, Ivo de Almeida Icó Filho.
Durante as caravanas, o MEsp pretende apresentar aos gestores municipais, representantes de entidades esportivas, parlamentares e técnicos informações detalhadas sobre projetos e programas da pasta. As atividades incluirão orientações sobre o acesso a recursos das ações orçamentárias, o funcionamento da Lei de Incentivo ao Esporte e os procedimentos relacionados ao trâmite de emendas parlamentares.
As Caravanas Federativas têm se consolidado como um dos principais instrumentos de articulação entre os entes federativos, sendo reconhecidas pela capacidade de oferecer soluções imediatas e encaminhamentos diretos a prefeitos e prefeitas.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte
ESPORTES
Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança isolada do Grupo C. Após a vitória tranquila por 3 a 0 sobre a Escócia na última quarta-feira, a Seleção Brasileira já conhece seu próximo desafio: o Japão será o adversário no início da fase eliminatória.
O embate decisivo entre brasileiros e japoneses está agendado para a próxima segunda-feira, dia 29 de junho, às 14 horas (horário de Brasília). A partida terá como palco o NRG Stadium, localizado em Houston, no Texas. Com o desenho do chaveamento avançando, o Brasil também já vislumbra o horizonte das quartas de final. Caso supere os asiáticos, a Seleção enfrentará o vencedor do confronto entre Costa do Marfim e Noruega, que se enfrentam no dia 30 de junho.
Enquanto o Brasil se posiciona em um lado da tabela, a França também assegurou sua permanência no torneio com autoridade. Ao vencer a Noruega por 4 a 1, os franceses garantiram o topo do Grupo I e foram destinados à outra metade da chave. Nesse caminho oposto ao brasileiro, a França aguarda a definição dos melhores terceiros colocados e pode ter um clássico europeu contra a Alemanha logo nas oitavas de final.
Até o momento, a competição já conta com 18 seleções matematicamente garantidas na fase de mata-mata. Além dos países-sede — Canadá, Estados Unidos e México —, potências tradicionais como Argentina, Alemanha, Holanda e a própria França seguem na disputa pelo título. Também já asseguraram suas vagas as seleções da África do Sul, Colômbia, Suíça, Bósnia, Marrocos, Suécia, Equador e Austrália, além de Japão, Costa do Marfim e Noruega, que seguem vivos na busca pela taça mundial.
Fonte: Esportes


