CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

Seminário Agenda Verde reitera compromisso do Ministério do Esporte com a sustentabilidade e a promoção de políticas ambientais integradas

Publicados

ESPORTES

O Ministério do Esporte promove nesta quarta-feira (17) o Seminário Agenda Verde do Esporte, em Brasília. O evento, que propõe reflexões ambientais integradas, reúne instituições públicas e privadas em prol de ações climáticas eficazes. O seminário vai ser transmitido ao vivo pelo canal do Ministério do Esporte no YouTube.

Realizado pelo MEsp com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Terra FC, membro da iniciativa da Organização das Nações Unidas “Futebol pelos Objetivos Globais”, o evento traz na programação palestras e painéis que buscam contextualizar as condições ambientais no Brasil e no mundo, abordando os principais desafios causados pelas mudanças climáticas.

Além de representantes dos ministérios do Meio Ambiente e de Relações Exteriores, estão confirmados Fernanda de Castro, oficial de Programas da Ação Global pelo Clima (ONU), Gustavo Delbin, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB SP, e Renê Simões, técnico do projeto Terra FC, além de representantes do Futebol Clube do Porto e do Clube Atlético Mineiro. Outro destaque é a enviada especial da COP 30, Maya Gabeira, surfista que bateu o recorde mundial feminino após surfar uma onda de 22,4m em Nazaré, Portugal.  

Leia Também:   Vasco e Botafogo deixam decisão para jogo de volta na Copa do Brasil

Para Thiele Araújo, diretora de Projetos do Ministério do Esporte, “o evento reforça a urgência de construirmos políticas integradas que conectem esporte, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.” Ela completa: “Ao trazer essas reflexões e boas práticas, o seminário se torna um momento oportuno e estratégico para que possamos alinhar ações conjuntas, potencializando o papel transformador do esporte na promoção da sustentabilidade e na conscientização da sociedade”.

Além do diálogo sobre o uso apropriado do esporte como instrumento para a sustentabilidade, o evento tem por objetivo divulgar as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e de ESG (Environmental, Social and Governance) em algumas das principais organizações esportivas do país; inclusive o Comitê Olímpico do Brasil (COB), que apresenta suas estratégias de boas práticas para sustentabilidade.

“O Seminário Verde representa um marco importante para o Ministério do Esporte, pois nos oferece a oportunidade de aprofundar o diálogo sobre sustentabilidade, em sintonia com os grandes desafios globais e, de maneira especial, com a agenda da COP 30”, reforça a diretora Thiele Araújo.

Leia Também:  Ousmane Dembélé conquista Bola de Ouro; Raphinha fica em 5º

Mais do que o debate, o encontro tem como objetivo fortalecer conexões, gerar reflexões e construir caminhos que integrem o esporte à ação climática, contribuindo para um futuro mais verde, justo e sustentável. Por isso, Thiele reforça que “este é um espaço de grande aprendizado, não apenas para o nosso ministério, mas também para todos os atores envolvidos – gestores, pesquisadores, representantes da sociedade civil e demais órgãos governamentais.”

Seminário Agenda Verde no Esporte – Sustentabilidade e Ação Climática

Data: 17/09 (quarta-feira)
Horário: 9h às 17h30

Transmissão ao vivo pelo YouTube do Ministério do Esporte: youtube.com/@minesporte

Confira a programação:

.
.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte 

Fonte: Ministério do Esporte

Propaganda

ESPORTES

Brasil vence Escócia e marca retorno de Neymar 

Publicados

em

A Seleção Brasileira confirmou sua força na Copa do Mundo de 2026 ao derrotar a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira, no Hard Rock Stadium, em Miami. Com o resultado, o time comandado por Carlo Ancelotti garantiu a liderança do Grupo C e agora se prepara para o início do mata-mata. A partida foi marcada pelo protagonismo de Vinícius Júnior, autor de dois gols, e pelo aguardado retorno de Neymar aos gramados.

O jogo

O domínio brasileiro começou cedo. Logo aos seis minutos de jogo, Rayan pressionou a saída de bola escocesa e interceptou um passe de Robertson. A sobra ficou com Vinícius Júnior, que driblou o goleiro Gunn e abriu o placar. O Brasil chegou a balançar as redes novamente aos 21 minutos, mas o VAR anulou o lance por falta de Vini Jr. no início da jogada. Antes do intervalo, a pressão brasileira surtiu efeito novamente: aos 48 minutos, Bruno Guimarães cruzou com precisão para Vinícius Júnior cabecear e ampliar a vantagem.

No segundo tempo, a Seleção manteve o ritmo e chegou ao terceiro gol aos 14 minutos. Após lançamento de Casemiro e assistência de Bruno Guimarães, Matheus Cunha finalizou para as redes. Na comemoração, o atacante simulou estar surfando, uma homenagem à Tempestade Brasileira que transformou o surfe mundial. Aos 30 minutos da etapa final, o estádio aplaudiu a entrada de Neymar, que substituiu Matheus Cunha. Recuperado de uma lesão na panturrilha que o afastou por um mês, o camisa 10 teve tempo de criar boas jogadas e exigir uma defesa difícil do goleiro adversário.

Leia Também:  Santos silencia o Mineirão e conquista vitória crucial contra o Cruzeiro

Com a vitória, o Brasil encerrou a fase de grupos com sete pontos, seguido por Marrocos, que também avançou com sete pontos na segunda colocação. A Escócia terminou em terceiro, com três pontos, e aguarda a definição das outras chaves para saber se conseguirá uma vaga entre os melhores terceiros colocados. O Haiti se despediu da competição na lanterna, sem pontuar.

O próximo desafio da Seleção Brasileira será na segunda-feira, às 14 horas (de Brasília), no NRG Stadium, em Houston. O adversário das oitavas de final sairá do Grupo F, com Holanda, Japão e Suécia como possíveis oponentes.

FICHA TÉCNICA
Placar Final Brasil 3 x 0 Escócia
Competição Copa do Mundo (3ª rodada do Grupo C)
Data e Horário 24 de junho de 2026 (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
Local Hard Rock Stadium, em Miami (EUA)
Gols (Brasil) Vinicius Júnior (6′ 1ºT, 48′ 1ºT) e Matheus Cunha (15′ 2ºT)
Cartões Amarelos Danilo, Fabinho (Brasil); Christie (Escócia)
Cartões Vermelhos Nenhum
Arbitragem Cesar Ramos (MEX); Assistentes: Alberto Morin e Marco Bisguerra (MEX)
Brasil Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos (Alex Sandro); Casemiro (Fabinho), Bruno Guimarães e Paquetá (Gabriel Martinelli); Rayan (Endrick), Matheus Cunha (Neymar) e Vinicius Júnior
Escócia Gunn; Patterson (Ralston), McKenna, Hendry e Robertson (Tierney); Lewis Ferguson, McTominay, McGinn (Curtis) e McLean; Gannon-Doak (Christie) e Shankland (Adams)

Fonte: Esportes

Leia Também:  Mixto conquista vitória fora de casa e sobe na tabela do Mato-grossense

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA