CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

31 municípios com melhores coberturas vacinais recebem R$ 6,4 milhões em prêmios

Publicados

MATO GROSSO

O Governo de Mato Grosso premiou, nesta quinta-feira (20.3), 31 municípios que obtiveram os melhores desempenhos de vacinação na quarta etapa do programa Imuniza Mais MT. No total, foram repassados R$ 6,4 milhões aos municípios premiados, que também foram condecorados com os títulos do selo bronze, prata, ouro ou diamante.

O objetivo da premiação é reconhecer as boas práticas em imunização e ampliar a cobertura vacinal em Mato Grosso. A quarta fase do programa avaliou a performance de 10 imunizantes do calendário infantil. Com os recursos dos prêmios, o programa também possibilita a modernização da infraestrutura da rede municipal de saúde.

“Parabenizo a todos os prefeitos, secretários, agentes públicos que, de alguma forma, compreenderam o nosso grande objetivo e atuaram, criaram estratégias, metodologias para que nós pudéssemos melhorar o índice de vacinação dentro do Estado de Mato Grosso e, com ele, melhorar a saúde pública da nossa população”, afirmou o governador Mauro Mendes.

Para a avaliação do desempenho e premiação, os municípios foram divididos em três grupos: (1) com até 10 mil habitantes, (2) de 10 a 30 mil habitantes e (3) a partir de 30 mil habitantes. Todas as categorias podem ter até 3 vencedores por selo, desde que seja atingida a meta.

Desde o início do programa, em 2021, todas as vacinas que compõem o calendário básico da criança – como a BCG, Tríplice Viral, Pentavalente e outras – obtiveram aumento nas coberturas.

“Em plena pandemia, com as taxas de coberturas vacinais despencando, a SES elaborou um programa para estimular os municípios na implementação das políticas de imunização da população. De lá para cá, há um resultado bastante expressivo. Os municípios têm mantido essas políticas excelentes e estimulando, de forma substancial, a sua cobertura”, acrescentou o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O promotor de Justiça, Milton Mattos, elogiou o fato de o programa ser uma iniciativa perene do Governo do Estado e enalteceu o empenho dos profissionais de Saúde.

“Me sinto muito feliz e honrado por estar aqui mais uma vez nesse evento. Já estive no ano passado, no ano retrasado e espero estar aqui porque é um programa perene. Em nome do Ministério Público e da sua pessoa governador, parabenizo todos esses profissionais da saúde, porque nada disso acontece se não for por causa de vocês, trabalhadores da saúde e das unidades básicas da saúde”, disse.

Leia Também:  Politec suspende emissão da carteira de identidade para ajustes no sistema determinados pelo Governo Federal

Já o deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Paulo Araújo, destacou os avanços na Saúde que vão muito além da imunização.

“Tudo aquilo que a gente previa 20 anos atrás, que era para melhorar o sistema público de saúde, efetivamente está em prática. A equipe técnica sempre falou: ‘nós precisamos preencher as coberturas assistenciais’. Hoje, nós temos seis unidades hospitalares que saíram do papel, que estão sendo construídas”, destacou o deputado.

Municípios de diamante

Tetracampeão no Imuniza Mais MT, o município de Campo Verde arrematou o maior valor da premiação. Nesta edição, o município recebeu R$ 1 milhão na categoria Diamante para os municípios de mais de 30 mil habitantes. A cidade também foi a que mais recebeu recursos pelo programa até hoje, totalizando R$ 2,1 milhões.

“Fazer saúde básica é algo importantíssimo. Quando o Governo do Estado te oferece uma premiação para aquilo que você já tem o dever de fazer é muito melhor. Aproveito aqui a oportunidade para parabenizar a Secretaria de Estado de Saúde, em nome do secretário Figueiredo, do governador Mauro, por toda a estratégia”, disse o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes.

Lucas do Rio Verde também é tetracampeão pelo programa e ocupa o segundo lugar entre os municípios que mais receberam prêmios pelo Imuniza Mais MT. Na quarta edição, o município recebeu R$ 700 mil na categoria Diamante para municípios de mais de 30 mil habitantes. No total, a gestão municipal já recebeu o total de R$ 1,2 milhão.

“Mais importante do que o prêmio, é a população ser bem atendida. No meu entendimento, o serviço público tem que oferecer serviço de saúde de qualidade e acessível a todos. Esse é o nosso propósito. Obviamente, é muito gratificante poder ser premiado. Essa campanha motiva os municípios, os profissionais, os servidores públicos a buscarem mais”, avaliou o prefeito de Lucas, Miguel Vaz.

Também participaram da premiação os deputados estaduais dr. João, Valmir Moreto e Beto Dois a Um; a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Flávio Alexandre do Santos; o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin; e o secretário municipal de Saúde de Nova Ubiratã, Marco Felipe.

Leia Também:  Governador mostra potenciais de MT a investidores: "Podemos ter até uma 3ª safra"

Confira os vencedores da quarta etapa do programa Imuniza Mais MT

Na categoria municípios até 10 mil habitantes, os premiados são:
Selo Diamante
1º Araguaiana – R$ 250 mil
2º Ribeirãozinho – R$ 200 mil
3º Santa Rita do Trivelato – R$ 150 mil

Selo Ouro
1º Tesouro – R$ 140 mil
2º Planalto da Serra – R$ 120 mil
3º Ponte Branca – R$ 100 mil

Selo Prata
1º União do Sul – R$ 70 mil
2º Nova Brasilândia – R$ 55 mil
3º Tabaporã – R$ 45 mil

Selo Bronze
1º Indiavaí – R$ 60 mil
2º Luciara – R$ 50 mil
3º Itanhangá – R$ 30 mil

Na categoria municípios com população de 10 mil a 30 mil habitantes, os premiados são:
Selo Diamante
1º Itiquira – R$ 500 mil
2º Diamantino – R$ 400 mil
3º Alto Araguaia – R$ 300 mil

Selo Ouro
1º Nova Xavantina – R$ 250 mil
2º Juscimeira – R$ 200 mil
3º Tapurah – R$ 150 mil

Selo Prata
1º Juruena – R$ 120 mil
2º São José do Rio Claro – R$ 100 mil
3º N. Senhora do Livramento – R$ 70 mil

Selo Bronze
1º Alto Garças – R$ 80 mil
2º Carlinda – R$ 70 mil
3º Nova Ubiratã – R$ 50 mil

Na categoria municípios com população acima de 30 mil habitantes, os premiados são*:
Selo Diamante
1º Campo Verde – R$ 1 milhão
2º Lucas do Rio Verde – R$ 700 mil

Selo Ouro
1º Tangará da Serra – R$ 500 mil
2º Nova Mutum – R$ 350 mil

Selo Bronze
1º Colíder – R$ 150 mil
2º Campo Novo do Parecis – R$ 120 mil
3º Guarantã do Norte – R$ 100 mil

*Nesta categoria nenhum município atingiu a meta para alcançar o selo Prata.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros apresenta proposta de programa para ampliar regularização de empresas em Mato Grosso

Publicados

em

Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) apresentou ao Sebrae-MT uma proposta de parceria para ampliar a regularização de empresas de baixo risco. A iniciativa foi discutida em reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (19.6).

A iniciativa faz parte do Programa Empresa Segura MT, desenvolvido pelo CBMMT para ampliar o alcance das orientações sobre segurança contra incêndio e pânico e facilitar o acesso dos empreendedores ao processo de regularização junto à corporação.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a proposta busca unir esforços para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização e fortalecer a segurança das empresas em Mato Grosso.

“O nosso objetivo é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros dos empreendedores mato-grossenses. Muitas vezes, a falta de informação acaba sendo um obstáculo para a regularização, mesmo quando o processo é simples, digital e de baixo custo. Com essa iniciativa, queremos ampliar o acesso às orientações, facilitar a regularização das empresas e, consequentemente, aumentar a segurança das edificações e da população. Quando promovemos a prevenção, ganham os empresários, ganham os municípios e ganha toda a sociedade”, destacou.

Leia Também:  Governador mostra potenciais de MT a investidores: "Podemos ter até uma 3ª safra"

Durante o encontro, representantes das duas instituições discutiram formas de cooperação para levar informações sobre regularização empresarial a um número maior de municípios. Entre as ações previstas estão a capacitação de agentes do Sebrae para orientar empreendedores, a produção de materiais educativos e a realização de campanhas informativas.

A proposta também prevê a utilização da rede de atendimento do Sebrae como apoio na disseminação de informações sobre o licenciamento simplificado, modelo voltado às atividades classificadas como de baixo risco. A medida busca facilitar o acesso dos empresários às orientações necessárias para a regularização de seus estabelecimentos.

Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MT, Sandro Rossi, a proposta apresentada pelo CBMMT está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos pequenos negócios e pode contribuir para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização.

“A orientação aos empreendedores faz parte da missão do Sebrae. Temos uma rede de atendimento presente em praticamente todo o Estado e entendemos que a informação é fundamental para que o empresário consiga tomar decisões e cumprir suas obrigações com mais segurança”, afirmou.

Leia Também:  Reunião discute formas de evitar permanência de crianças em semáforos

Além de contribuir para a segurança das edificações, a iniciativa pretende incentivar a conformidade das atividades empresariais e fortalecer o ambiente de negócios no Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA