CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Aposentados vítimas de descontos ilegais encontram ajuda na Expedição Araguaia-Xingu

Publicados

MATO GROSSO

A aposentada Joana Bernardina, de 68 anos, carregou por meses a incerteza sobre os valores que eram descontados do seu benefício. “Tinha mês que eu nem recebia. Aí quando eu ia lá pegar o dinheiro, não tinha nada. Agora, da última vez que eu peguei, só veio R$ 592 de um salário mínimo que era pra ser”, conta, aliviada por finalmente ter onde pedir ajuda.

Assim como ela, dezenas de idosos buscaram atendimento durante a 7ª Expedição Araguaia-Xingu, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), coordenada pela Justiça Comunitária. O projeto leva serviços jurídicos e sociais a comunidades distantes, onde o acesso à Justiça costuma ser uma travessia longa.

Na primeira etapa da expedição, realizada no início de outubro, Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público, INSS e outros órgãos atuaram lado a lado, permitindo que problemas antes ignorados fossem identificados e resolvidos no mesmo dia.

A defensora pública Maria Alessandra Silvério, coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor em Cuiabá, foi uma das profissionais que atendeu casos de idosos vítimas de empréstimos fraudulentos e descontos indevidos em benefícios previdenciários.

“Mato Grosso bate recorde de golpes bancários. Meus maiores assistidos são idosos. No caso de dona Joana, por exemplo, olha o tanto de empréstimo que tem na conta. Ela estava pagando desde 2018 um empréstimo de um cartão que nunca usou. Já fiz a ação hoje. Em um caso parecido, o juiz mandou devolver o dinheiro pago a mais”, relata.

Segundo a defensora, o caso de dona Joana ilustra uma prática comum: a repetição de microempréstimos ou transações duplicadas em nome de idosos que raramente consultam suas contas.

“Ela fez um empréstimo de R$ 50 em um banco e no mesmo dia fizeram outro no mesmo valor, com os dados dela. Ninguém faz dois empréstimos iguais no mesmo dia. Isso é uma transação atípica. Por isso processamos o banco, porque há uma relação de confiança que foi quebrada”, explica Maria Alessandra.

Leia Também:  Madeira apreendida ganha novo propósito e ajuda a transformar escola em Rondonópolis

Enquanto a defensora redigia a petição ali mesmo, na sala de aula da Escola Estadual Professor Gerson Carlos da Silva, dona Joana nutria a esperança. “É muito bom, né? Perto de casa. Tá mais fácil. Hoje em dia é difícil resolver as coisas, mas agora eu vou confiar que vai. Vou conseguir. Graças a Deus”, disse.

A cena se repete em cada parada da Expedição. Dezenas de atendimentos jurídicos são feitos, transformando o espaço em uma grande sala de cidadania. Ali, idosos reencontram direitos perdidos e redescobrem a esperança.

“A justiça é que resolve todo problema. Porque eu corri atrás e agora consegui resolver os meus. Eu confio na justiça”, resume dona Joana, com a voz firme de quem, depois de tanto tempo, voltou a acreditar.

Segunda etapa da 7ª Expedição Araguaia-Xingu

A segunda etapa da Expedição Araguaia-Xingu acontece em novembro, e seguirá levando atendimentos jurídicos, orientações e esperança às comunidades ribeirinhas e rurais do estado, provando que quando o poder público se aproxima, a justiça realmente acontece.

Compõem a lista de parceiros e instituições participantes a Casa Civil, a Proteção e Defesa Civil, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) — nas áreas de Cultura e Esporte —, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do programa Imuniza Mais, e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Integram ainda o grupo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam), o Programa Verde Novo, a Companhia de Polícia Ambiental de Tangará da Serra, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, o Detran-MT, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Polícia Judiciária Civil (PJC), o Exército Brasileiro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Somam-se aos parceiros a Defensoria Pública de Mato Grosso, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur) do TJMT, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), a Caixa Econômica Federal, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a Receita Federal, a Aprosoja e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Leia Também:  Calculadora Itinerante reforça conscientização ambiental no Mutirão Interligue Já

A relação de colaboradores contempla também a Energisa, as Prefeituras de Campinápolis e de Bom Jesus do Araguaia, além do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

As fotos da Expedição você confere no Flickr do TJMT

Confira mais sobre a Expedição:

Expedição Araguaia-Xingu garante cidadania e direito ao voto a indígenas Xavantes

De um novo começo ao documento na mão: Expedição leva dignidade a comunidades isoladas de MT

Expedição Araguaia-Xingu: mulher adotada relembra infância difícil e destaca valor da entrega legal

Ação da Expedição Araguaia-Xingu transforma vidas e renova esperanças por meio da cidadania

Parceria leva esporte e cidadania a estudantes durante a Expedição Araguaia-Xingu

Programa Verde Novo distribui mudas e promove educação ambiental na Expedição Araguaia-Xingu

Expedição inicia atendimentos em Bom Jesus do Araguaia e leva cidadania a regiões isoladas de MT

“Agora ele ficou feliz”: jovem indígena recebe o primeiro registro civil na Expedição Araguaia-Xingu

Com apoio da Justiça, moradora de São José do Couto reencontra sua identidade e autoestima

Acesso à cidadania transforma realidade de indígenas durante a Expedição Araguaia-Xingu

De São José do Couto a Bom Jesus do Araguaia: 7ª Expedição Araguaia-Xingu segue para próxima parada

Na Expedição Araguaia-Xingu, mãe recebe orientação para garantir direitos da filha adotiva

Um gasto a menos, um sonho a mais: união se concretiza com apoio da Justiça Comunitária em Expedição

Círculo de Paz promove escuta, desperta sonhos e união entre crianças durante Expedição

Justiça que chega até o povo: a alegria de quem recupera o direito de ser reconhecido

Judiciário inicia a 7ª Expedição Araguaia-Xingu levando serviços ao distrito de São José do Couto

Autor: Vitória Maria Sena

Fotografo: Josi Dias

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Escola Técnica Estadual de Várzea Grande abre, pela primeira vez, vagas para curso técnico em enfermagem

Publicados

em

A Escola Técnica Estadual (ETEC) de Várzea Grande está com inscrições abertas para a primeira turma do curso técnico em enfermagem. O ingresso será realizado por meio do Processo Seletivo 2026/2 da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), com inscrições gratuitas realizadas de forma online.

Ao todo, estão sendo ofertadas 80 vagas para o curso, que terá carga horária de 1.600 horas e aulas no período noturno. As oportunidades estão distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, contemplando candidatos negros, oriundos de escolas públicas, indígenas e pessoas com deficiência.

A formação inclui atividades teóricas e práticas, além de estágio curricular obrigatório em instituições parceiras da área da saúde, proporcionando aos estudantes experiência profissional e contato direto com a rotina dos serviços de atendimento à população.

Para o diretor da ETEC de Várzea Grande, Gabriel Fidelis, a implantação do curso representa avanços para a educação profissional e fortalecimento da rede de saúde da região.

“A oferta do Curso Técnico em Enfermagem pela ETEC de Várzea Grande representa um marco importante para a educação profissional e para a saúde da nossa cidade. Estamos ampliando as oportunidades de formação para jovens e adultos que desejam ingressar em uma das áreas mais essenciais da sociedade, ao mesmo tempo em que contribuímos para a qualificação da mão de obra que atua nos serviços de saúde de Várzea Grande, Cuiabá e municípios vizinhos”, destaca.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem com 36 quilos de pasta base de cocaína em Nova Bandeirantes

As inscrições seguem abertas até o dia 24 de junho. Podem participar candidatos que já concluíram ou que estejam cursando o Ensino Médio. A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico público, marcado para o dia 1º de julho. O início das aulas está previsto para o dia 21 de julho

Segundo Gabriel Fidelis, a expectativa para a primeira turma é bastante positiva. “Estamos trabalhando para oferecer uma formação de excelência, aliando teoria e prática, para que os estudantes saiam preparados para os desafios do mercado de trabalho e para atuar com competência, ética e humanização no cuidado às pessoas. Temos a convicção de que essa será apenas a primeira de muitas turmas que irão transformar vidas e contribuir diretamente para o fortalecimento da saúde pública e privada em nossa região”, finaliza.

Link para o edital aqui (clique).

Link para as inscrições aqui (clique).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA