CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Centro Judiciário de Rondonópolis promove Círculo de Construção de Paz no Mês das Mulheres

Publicados

MATO GROSSO

O Fórum da Comarca de Rondonópolis recebeu, nesta quarta-feira (11 de março), mais de um momento de reflexão e fortalecimento de vínculos entre as servidoras da unidade no âmbito do Programa Servidores da Paz. Em comemoração ao Mês das Mulheres, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) promoveu um Círculo de Construção de Paz reunindo profissionais de diferentes setores da unidade judiciária.

A iniciativa promovida pelo Cejusc local priorizou o acolhimento e a integração institucional por meio da Justiça Restaurativa. A ação integra o programa estratégico do Poder Judiciário que utiliza metodologias de diálogo para promover a saúde organizacional e a cultura da não violência dentro do ambiente de trabalho.

Durante o encontro, as participantes puderam compartilhar trajetórias e perspectivas em um ambiente de segurança e horizontalidade, característico das práticas restaurativas.

Para o juiz coordenador do Cejusc de Rondonópolis, Wanderlei José dos Reis, o evento cumpriu seu papel de humanização e reafirmou as diretrizes da unidade.

“O Círculo de Construção de Paz não serve apenas para uma celebração datada, mas uma ferramenta de gestão de pessoas que valoriza a escuta ativa. Seguiremos promovendo ações desse naipe que estimulam a cultura do diálogo e da conciliação, fortalecendo o compromisso do Poder Judiciário com a pacificação social dentro e fora da ambiência institucional”, afirmou o magistrado.

Leia Também:  Inteligência artificial combate desmatamento ilegal

A metodologia aplicada permitiu que temas como equilíbrio entre vida pessoal e profissional e o papel da mulher no Judiciário fossem abordados de forma colaborativa. As servidoras presentes comentaram que o Círculo de Construção de Paz é fundamental e merece ser aplicado constantemente, tornando o ambiente mais orgânico e acolhedor.

A servidora da 2ª Vara de Família da Comarca disse que o círculo de construção de paz permitiu reflexões sobre a trajetória na carreira. “Foi maravilhoso participar do Círculo de Paz, compartilhar um pouco de mim e ouvir outras mulheres, cada uma com uma bagagem e perspectivas diferentes. Estar inserida nesse movimento que cuida um pouco da nossa saúde mental e me faz refletir a respeito da minha trajetória e do que almejo para o futuro, é muito importante. Recomendo a todos que tiverem oportunidade, que participem”.

“Foi algo muito especial”, contou a estagiária Maria Clara Fernandes Gomes. “Amei a experiência de participar do Círculo de Paz. Ser tão jovem e poder compartilhar esse momento com mulheres experientes, cheias de história e vivências, foi algo muito especial. Além de me sentir acolhida como mulher, o encontro me fez refletir sobre mim mesma, sobre quem sou e sobre quem estou me tornando.”

Leia Também:  Polícia Militar frustra tentativa de furto em agência bancária de Cuiabá

Nas palavras do juiz Wanderlei Reis, promover momentos como esse é uma das metas da unidade. “Rondonópolis reafirma, com mais esta ação, sua posição como referência na aplicação de métodos autocompositivos. Queremos que o Programa Servidores da Paz continue a transformar o clima institucional e fortalecer a rede de apoio entre os nossos colaboradores”, finalizou o magistrado coordenador do Cejusc de Rondonópolis.

Autor: Assessoria

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Polícia Civil recupera mais de R$ 12 mil subtraído de vítima de golpe em Nova Xavantina

Publicados

em

A Polícia Civil de Mato Grosso auxiliou no bloqueio e conseguiu, nesta segunda-feira (22.6), a recuperação de parte dos valores subtraídos de uma vítima de estelionato, moradora de Nova Xavantina, após a aplicação de um golpe ocorrido na última semana.

O caso teve início no dia 16 de junho, quando a vítima realizou uma transferência via PIX no valor de R$ 27 mil, após ser enganada por criminosos, que anunciaram a venda de um veículo nas redes sociais.

Durante a negociação, os golpistas utilizaram artifícios para convencer a vítima da suposta legitimidade da transação, inclusive se passando por uma pessoa de confiança da vítima.

Ao perceber que havia caído em um golpe, a vítima procurou imediatamente a Delegacia de Nova Xavantina para registrar um boletim de ocorrência.

Assim que acionados, os policiais civis iniciaram as investigações do caso e realizaram os procedimentos necessários para rastreamento dos valores e comunicação com as instituições financeiras envolvidas.

Graças à pronta atuação da equipe policial, foi possível efetuar o bloqueio e a recuperação de R$ 12.112,30, valor que será restituído à vítima.

Leia Também:  Inteligência artificial combate desmatamento ilegal

“É importante que a população redobre os cuidados durante negociações realizadas pela internet, especialmente quando houver pedidos de transferência antecipada de valores. Em caso de suspeita de fraude ou golpe, é essencial procurar imediatamente a Delegacia de Polícia para que as medidas de bloqueio sejam adotadas o mais rápido possível”, orientou o delegado Flávio Leonardo Santana Silva.

A Polícia Civil segue atuando na investigação para identificação de todos os envolvidos.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA