MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros monta posto de comando para reforçar combate a incêndio florestal em Chapada dos Guimarães
MATO GROSSO
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso irá montar, nesta terça-feira (24.09), um posto de comando temporário para reforçar o combate ao incêndio florestal que atinge a região de Monjolo, em Chapada dos Guimarães. O local exato onde o posto ficará instalado está sendo definido pelos militares.
“O posto de comando garante uma integração maior entre as equipes que estão em campo, o que irá resultar em um combate eficiente contra este incêndio. Este posto é equipado com monitoramento via satélite para o planejamento de estratégias ainda mais assertivas contra o fogo” explica o diretor operacional adjunto, tenente-coronel BM Rafael Marcondes.
Os militares combatem o incêndio desde sábado (21.09). Nesta terça, são sete equipes em campo, com apoio de um avião, dois caminhões-pipa e cinco caminhonetes para o deslocamento rápido dos militares. Além disso, auxiliam nas ações a Prefeitura de Chapada dos Guimarães e proprietários rurais.
“Estamos no momento mais crítico do período proibitivo, com umidade do ar baixíssima e altas temperaturas, por isso as chamas estão se propagando rapidamente, mas nossos militares estão em campo para conter o avanço do fogo. As ações de combate são planejadas de forma estratégica e, caso seja necessário, mais militares serão enviados para esta região”, explica o tenente-coronel.
Conforme monitoramento por satélites, o incêndio florestal teria começado no sábado na região da MT-020, próximo a Comunidade Cachoeira Rica e, devido às condições climáticas, avançou para a região do Monjolo. A causa do incêndio será investigada, posteriormente, uma vez que o combate é prioridade neste momento.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Confira a agenda de atendimentos da Van Rosa nesta semana
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), dá continuidade nesta semana à agenda de atendimentos da Van Rosa, unidade móvel do programa SER Família Mulher, voltada ao acolhimento, orientação e encaminhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade e violência.
A ação percorre unidades de saúde e comunidades de Várzea Grande, levando informações sobre os direitos das mulheres e ampliando o acesso aos serviços da rede de proteção. A unidade retorna ao município diante do aumento da procura por atendimentos.
Nesta semana, a Van Rosa estará na ESF 24 de Dezembro, na segunda-feira (22), das 8h30 às 16h.
Na terça-feira (23), os atendimentos serão realizados na ESF Manaíra, também das 8h30 às 16h.
Já na quarta-feira (24), a unidade móvel estará na UPA Ipase, no mesmo horário.
Na quinta-feira (25), a equipe atenderá na Policlínica Parque do Lago, das 8h30 às 16h.
Encerrando a programação semanal, a Van Rosa participará do projeto Semeando Alegria, no bairro Carrapicho, na sexta-feira (26), das 13h às 17h, na Rua Bariri, em frente à Igreja Católica.
A iniciativa integra as ações do Programa SER Família Mulher e tem como objetivo fortalecer a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, além de orientar sobre canais de denúncia e serviços de acolhimento e atendimento especializado.
Mulheres que desejarem receber orientações ou conhecer os serviços da rede de proteção podem procurar a equipe da Van Rosa nos locais e horários programados. O atendimento é gratuito e aberto à população.
Fonte: Governo MT – MT

