CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Defesa Civil estadual capacita município de São Pedro da Cipa para prevenção e gestão de riscos

Publicados

MATO GROSSO

A Defesa Civil de Mato Grosso realizou nesta semana, entre os dias 4 e 7 de novembro, uma capacitação técnica sobre gestão de riscos e desastres voltada à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São Pedro da Cipa.

O treinamento teve como objetivo fortalecer a atuação da Defesa Civil municipal, com foco em ações de prevenção, preparação e resposta a desastres, passando por temas como monitoramento de áreas de risco, decretação de situação de emergência, gestão de abrigos temporários e plano de contingência.

Nomeada para a função de coordenadora de Defesa Civil de São Pedro da Cipa no fim de setembro, Sara Azevedo avaliou que o treinamento foi essencial para compreender os procedimentos técnicos e administrativos que envolvem o sistema de proteção civil, além de fortalecer a articulação entre o município e o Estado.

“Foi um curso muito importante para ampliar o conhecimento na área de Defesa Civil e pensar em novas ideias e estratégias para fortalecer nosso trabalho no município, além de promover uma maior aproximação com a equipe estadual”, destacou.

Leia Também:  Seciteci realiza formatura de Técnico em Enfermagem em Barra do Garças

Com carga horária total de 32 horas/aula, a capacitação foi realizada de forma intensiva, abrangendo conteúdos teóricos e práticos sobre os principais eixos de atuação da Defesa Civil.

O superintendente de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, ressaltou a importância do treinamento para garantir que as equipes locais estejam preparadas para agir de forma eficiente em situações de emergência.

“Essa iniciativa capacita o município para atuar com autonomia e eficiência em caso de necessidade, e qualificando os coordenadores locais, o Governo fortalece a rede estadual de Defesa Civil, garantindo uma resposta mais rápida e coordenada diante de situações de emergência”, finalizou.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros resgata arara-canindé que caiu em quintal de residência

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na manhã de sábado (27.6), uma arara-canindé que caiu no quintal de uma residência no bairro Vale do Sol, em Campo Verde (a 139 km de Cuiabá).

A 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada por volta das 8h30, via Central de Emergências 193, e prontamente uma equipe se deslocou ao endereço indicado.

No local, os bombeiros militares realizaram a captura do animal após constatarem sinais de debilidade física e possível lesão ou fratura em uma das asas, o que impedia o voo.

Após a captura, a ave foi colocada em uma caixa de transporte apropriada e encaminhada a uma clínica veterinária para receber os cuidados necessários.

O Corpo de Bombeiros orienta que, ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas, a população não tente capturá-los por conta própria. A recomendação é manter distância e acionar imediatamente a corporação pelo telefone de emergência 193, garantindo a segurança das pessoas e a preservação da fauna silvestre.

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  SES aponta redução de 89% dos casos graves de malária entre 2019 e 2022 em MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA