MATO GROSSO
Dois contribuintes de Cuiabá e três do interior ganham sorteio de R$ 10 mil do Nota MT
MATO GROSSO
O sorteio mensal do Programa Nota MT realizado nesta quinta-feira (14.04), contemplou cinco contribuintes com prêmios de R$ 10 mil. Dos sorteados, dois são de Cuiabá e três residem no interior do estado. Além deles, outras 996 pessoas foram sorteadas com valores de R$ 500.
Os premiados com R$ 10 mil foram: Andrea Lemos Soares e Fabio Antonio da Silva, de Cuiabá; Edenir Vicente Dias, de Alta Floresta; Frances Moreira de Queiroz, de Barra do Garças; e Laurinei Sebastião Leite Paim, de Mirassol d’Oeste. O resultado do sorteio pode ser consultado no site ou aplicativo do Nota MT, selecionando o sorteio “Mensal Março 2022”.
Entre os municípios que mais tiveram consumidores sorteados estão Cuiabá, com 367 contemplados, e Sinop, com 84. Várzea Grande, Rondonópolis e Tangará da Serra também aparecem na lista com 67, 60 e 38 pessoas premiadas, respectivamente.

O secretário de Fazenda, Fábio Pimenta, conduziu o sorteio e destacou a importância do Nota MT como forma do Governo do Estado incentivar a cidadania fiscal da população. “Esse é um programa bastante importante, pois possibilita ao cidadão, ao consumidor mato-grossense, participar ativamente da cidadania fiscal, de exercer sua consciência. Ele pede a nota, o contribuinte vai estar pagando seus impostos, colaborando, então, com a execução dos programas sociais do Governo em áreas prioritárias como saúde, segurança e educação”.
Pimenta lembra ainda que, ao participar do Nota MT e ao ser sorteado, o cidadão também exerce seu lado social, ajudando as instituições filantrópicas. Isso porque, para se cadastrar no programa, a pessoa deve escolher uma entidade social para receber 20% do valor da premiação.
As entidades escolhidas pelos premiados com R$ 10 mil deste mês são: Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACC) e Hospital de Câncer, ambas de Cuiabá; APAE Alice Augusta Oliveira, de Alta Floresta; APAE de Barra do Garças; e APAE Escola Especial “Criança Esperança”, de Mirassol d’Oeste.
O sorteio realizado nesta quinta-feira foi referente ao mês de março, portanto, concorreram aos prêmios aqueles consumidores que pediram o CPF na nota entre os dias 1º e 31 do mês passado. Para esse concurso foram gerados 2.141.214 bilhetes, o que representa um aumento de 15,88% em relação ao sorteio “Mensal Fevereiro 2022”.
Participaram também do sorteio o secretário Adjunto de Relacionamento com o Contribuinte, Jefferson Delgado, e os servidores da Sefaz Agatha Santana e Gilson Pregely, que operaram o sistema do Nota MT.
MATO GROSSO
Delegada-geral destaca fortalecimento da Polícia Civil e avanço no combate às facções criminosas em MT
A Polícia Civil de Mato Grosso recebeu investimentos expressivos ao longo dos últimos sete anos, garantindo melhores estruturas, mais valorização dos servidores, reforço no efetivo e o aprimoramento das ações de inteligência, resultando no fortalecimento da instituição e na melhoria de indicadores criminais.
À frente da instituição desde 2023, a delegada-geral, Daniela Silveira Maidel, ressalta as principais ações desenvolvidas pela instituição, os resultados alcançados no combate à criminalidade e os desafios enfrentados na área da segurança pública.
Confira a entrevista abaixo:
Quais foram os desafios encontrados quando a senhora assumiu a gestão da Polícia Civil?
Assumimos a gestão em 2023 com o desafio de fortalecer a estrutura da Polícia Civil, valorizar os servidores e ampliar a capacidade de resposta da instituição em um estado de dimensão continental como Mato Grosso – um trabalho exigiu planejamento, diálogo e decisões firmes desde o início.
Na época, os principais desafios foram recompor e fortalecer o efetivo, e conseguimos o reforço de 46 delegados, 384 investigadores e 290 escrivães, além de continuar a modernização da investigação, ampliar a presença da Polícia Civil no interior e promover um intenso combate às facções, aos crimes violentos e a violência contra grupos vulneráveis.
Agora, o grande desafio é acompanhar a evolução da criminalidade com uma polícia cada vez mais técnica, moderna e eficiente. Para isso, temos investido em inteligência, tecnologia, capacitação, integração entre unidades e fortalecimento das delegacias no interior.
Quais foram os avanços da Polícia Civil ao longo dos últimos anos?
A Polícia Civil conquistou muitos avanços nos últimos sete anos, mas, especialmente nesses três anos e 6 meses de gestão, avançamos muito na valorização profissional, na melhoria das condições de trabalho, na capacitação de servidores e na modernização das ferramentas utilizadas na atividade policial. Também buscamos uma gestão mais próxima, ouvindo as demandas das unidades e dos profissionais. Despertamos o sentimento de pertencimento.
A população também passou a contar com uma Polícia Civil mais estruturada, mais integrada e mais presente. Houve avanço no atendimento digital, na qualificação das investigações, na ampliação de operações e no atendimento mais humanizado, especialmente às vítimas de violência doméstica.
Vejo esses avanços como resultado de planejamento e compromisso institucional. Os investimentos em tecnologia, estrutura, viaturas, equipamentos, especialmente na capacitação e inteligência trouxeram mais eficiência à investigação e melhores respostas à sociedade.
O que a senhora considera que deixará como legado à Polícia Civil desse período em que está na gestão?
Acredito que o principal legado é uma instituição mais estruturada, mais valorizada e mais consciente do seu papel estratégico na segurança pública. Uma Polícia Civil que investiga com técnica, atua com firmeza e mantém o compromisso com a sociedade.
Ao longo dos anos a Polícia Civil vem aumentando gradativamente o número de operações e o volume de prisões, apreensões e outras medidas cautelares. Qual foi a metodologia adotada pela Polícia Civil para garantir mais eficiência em todo o Estado de Mato Grosso?
Adotamos uma metodologia baseada em planejamento, inteligência policial, análise de dados e integração entre as unidades. As operações passaram a ser construídas com foco em alvos prioritários, repressão qualificada e enfraquecimento das estruturas criminosas, promovendo especialmente na asfixia financeira. Tudo isso fortalece a investigação e permite uma resposta mais rápida e precisa.
E como a senhora avalia a atuação da Polícia Civil no enfrentamento às facções criminosas?
A Polícia Civil tem atuado de forma firme, técnica e estratégica. O enfrentamento à criminalidade não se limita às prisões; também buscamos descapitalizar as facções, bloquear valores, apreender bens e enfraquecer financeiramente essas organizações.
Como quanto ao combate aos crimes informáticos praticados por meio eletrônico?
Temos ampliado a atuação nessa área com capacitação, ferramentas tecnológicas e unidades preparadas para investigar crimes praticados no ambiente virtual. É uma criminalidade dinâmica, que exige atualização constante e resposta técnica.
A Polícia Civil está preparada para dar uma resposta à sociedade no combate à criminalidade?
Sim. A Polícia Civil está cada vez mais preparada, com servidores capacitados, investimento em tecnologia, atuação integrada e foco na investigação qualificada. Evidentemente, os desafios são permanentes, mas a instituição tem demonstrado capacidade de resposta.
Há um anseio geral da sociedade no combate aos crimes de violência praticada em razão do gênero, especialmente dos feminicídios. Como a Polícia Civil tem contribuído nesse combate?
Esse é um tema tratado como prioridade. A Polícia Civil atua na repressão, na investigação qualificada, no atendimento humanizado às vítimas e na integração com a rede de proteção.
Qual o planejamento da Polícia Civil para os próximos meses deste ano?
Nosso planejamento é continuar fortalecendo a presença da Polícia Civil em todo o Estado, com foco na investigação qualificada, no combate às organizações criminosas, na redução dos crimes violentos e na melhoria do atendimento à população. Também seguimos investindo em tecnologia, capacitação e integração entre as unidades.
Fonte: Governo MT – MT


