MATO GROSSO
Estudante de MT é convocado para os Jogos Sul-Americanos Escolares no Paraguai
MATO GROSSO
O aluno-atleta da Escola Estadual de Tempo Integral Governador José Fragelli, de Cuiabá, David Henrique Oliveira Gomes, de 14 anos, foi convocado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) para participar dos Jogos Sul-Americanos Escolares, que vão acontecer entre os dias 30 de novembro e 08 de dezembro em Assunção, no Paraguai.
David foi campeão na modalidade de judô nos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s) 2025, que aconteceu em Uberlândia (MG), no mês de outubro. Conquistando a medalha de Ouro, o estudante do 8º ano contou que os Jeb’s foram importantes para criar novas amizades, conhecer outro estado e competir no esporte que ama.
De acordo com o judoca, já são mais de 11 anos treinando na categoria. “Entrei no judô com 3 anos de idade, mas venho me preparando para competir há 4 anos. Essa conquista é fruto de muito esforço”, disse ele.
O pai, que é professor e treinador do estudante, Thiago Campo Gomes, afirmou que os preparativos do filho são realizados todos os dias na escola, que é vocacionada ao esporte.
“Levar o nome da escola e do Estado de Mato Grosso a nível nacional e internacional tem sido único. Esse feito não acontece há mais de 10 anos, então estamos muito contentes”, completou o professor.
Entre pai e filho, o orgulho é o mesmo. David contou que se não fosse pelo pai, com certeza não praticaria o esporte. “Gosto muito de tê-lo comigo nos treinos desde quando era pequeno. É muito gratificante”.
Orgulhoso, Thiago concorda: “Me sinto feliz por ter colocado ele no esporte e ver o lugar no qual ele chegou, além de tudo o que vem conquistando. Ser pai e treinador é uma sensação muito boa”.
Thiago observa que o filho já está em contagem regressiva para ir aos Jogos Sul-Americanos Escolares. “Chegamos nesse nível internacional e a escola está animada para viver esse momento. Nossa família também está se organizando e esperando que dê tudo certo nessa competição. Esperamos que ele consiga trazer esse ouro para o Brasil”, completou Thiago.
Com mais de 50 medalhas conquistadas para o estado de Mato Grosso, os Jeb’s reuniram mais de 5 mil jovens atletas, na categoria de 12 a 14 anos, representando os 26 estados e o Distrito Federal.
Os Jogos Escolares Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A participação mato-grossense na competição nacional foi coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE).
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Governo irá recorrer de decisão do TCE que retirou Consórcio da gestão de Hospital Regional
O governador Otaviano Pivetta informou, nesta segunda-feira (22), que irá recorrer da decisão do Tribunal de Contas do Estado que suspendeu a transferência das gestão do Hospital Regional de Sinop, para o Consórcio do Público de Saúde Vale do Rio Teles Pires.
Na avaliação do governador, o consórcio é modelo em gestão da saúde, e a região só tem a ganhar com esse contrato. Para ele, a decisão do TCE invibializa o avanço na saúde pública para a região norte do Estado.
“É uma contribuição que o TCE dá para retardar a melhoria da evolução na saúde de Mato Grosso. O Consórcio dos Teles Pires, que iria assumir o hospital, é formado por 16 municípios do estado e é a instituição perfeita para administrar a unidade hospitalar. É um exemplo, modelo de eficiência e transparência para todo o estado, totalmente qualificado e referência na saúde”, destacou o governador Otaviano Pivetta.
O consórcio é organizado e administrado pelos prefeitos de 16 municípios da região norte. O contrato entre o estado e o consórcio previa uma expansão de 98 leitos para 158. Além disso, tinha uma estimativa de quase 100 mil atendimentos anuais e ampliação em oncologia e neurologia.
Fonte: Governo MT – MT


