MATO GROSSO
Governo de MT lança estratégias para promover cultura da eficiência e inovação tecnológica no serviço público
MATO GROSSO
Para promover mudanças na forma de prestar serviços públicos digitais e ampliar as iniciativas de eficiência e inovação tecnológica no Estado, o Governo de Mato Grosso lançou a Agenda Estratégica Digital (AED), com eixos que orientam e dão transparência às ações do Poder Executivo de 2023 até 2027. A medida consta no Decreto Nº 338/2023.
A AED é uma importante articulação de governo, que foi desenhada de forma participativa por meio de coordenações temáticas entre diversas secretarias estaduais e de consulta pública junto aos cidadãos mato-grossenses. A iniciativa prevê uma nova forma de relacionamento com a população por meio de ambientes e soluções digitais.
Entre os eixos norteadores estão os Serviços Públicos, a Cultura Pública, a Plataforma de Governo Digital, os Dados e, de forma inédita, os Usuários, demonstrando a grande preocupação do Governo em atender o cidadão. Cada uma dessas temáticas conta com objetivos a serem implementados e frentes de atuação prioritárias para os próximos quatro anos. No total, são 106 iniciativas que pretendem mudar a forma de consumo de serviços digitais em Mato Grosso.
Na última semana, o Governo do Estado anunciou o Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas e a criação do Laboratório Central de Inovação (LabSin). Ambos fazem parte do escopo da AED e têm o objetivo de fomentar soluções inovadoras e acelerar a transformação digital no Estado.
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, destaca o impacto que a Agenda Estratégica Digital terá na melhoria da prestação de serviços públicos digitais e na formação de uma sociedade mato-grossense mais conectada.
“Essa gestão não tenta fazer nada pequeno, queremos fazer projetos que tragam impactos reais para a sociedade. A transformação tecnológica proposta pela Agenda Estratégica Digital vai agilizar os processos e tornar o serviço público mais eficiente para quem realmente importa, que é o cidadão. Entre os nossos objetivos com essa medida está garantir soluções sistematizadas em vários níveis e promover uma transformação na cultura digital da população e da gestão pública, sempre buscando prestar um serviço melhor ao cidadão”.
Além dos eixos, objetivos e iniciativas estabelecidas, o Decreto destaca dez princípios a serem observados no âmbito da Agenda, entre eles a promoção da inclusão social, a simplificação e desburocratização do ambiente digital, a transparência de dados e a busca constante por melhores tecnologias, com foco no cidadão mato-grossense.
Para o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Sandro Brandão, além do foco no cidadão, as estratégias propostas pela Agenda visam um Governo proativo na prestação de serviços, na promoção de uma sociedade mato-grossense digital e uma cultura empreendedora com foco na eficiência e inovação.
“A transformação digital não significa apenas criar e disponibilizar aplicativos e portais. Trata-se de uma mudança profunda na forma como o Estado atende o cidadão, o que exige uma nova visão sobre como bens e serviços são ofertados e utilizados pelo usuário em formato digital. O mundo digital cria um ecossistema diferente, com novos canais, comportamentos e valores. E os serviços públicos estaduais também precisam se ajustar a essa nova cultura”.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Ceope realiza mutirão de avaliação odontológica pré-transplante renal
O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou o quinto mutirão de avaliação odontológica pré-transplante renal na manhã deste sábado (27.6).
Neste mutirão, foram atendidos 17 pacientes agendados via Sistema Estadual de Regulação (Sisreg), em parceria com a Central Estadual de Transplantes (CET), também da SES.
Para a diretora do Ceope, Martha Aquilino Pereira, os cuidados com a saúde bucal são fundamentais para garantir que os pacientes estejam aptos para a realização do transplante.
“Os pacientes que fazem tratamento para insuficiência renal crônica (IRC) podem apresentar baixa imunidade por causa das medicações e do quadro clínico. Por isso, a consulta odontológica realizada no Ceope e, se necessário, tratamento odontológico no ambulatório da unidade, é um pré-requisito obrigatório para garantir o sucesso da cirurgia”, explicou.
Foram realizados procedimentos como primeira consulta odontológica, orientação de higiene bucal, restauração de dente permanente posterior com resina composta, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, profilaxia e remoção de placa.
“Os pacientes devem fazer a higienização adequada na preparação para o transplante e ficar atentos em caso de sangramento. Quem usa prótese dentária deve ter atenção redobrada. Este cuidado é essencial porque qualquer infecção apresenta maior risco para pacientes submetidos à hemodiálise, inclusive a bucal”, afirmou.
Fonte: Governo MT – MT


