MATO GROSSO
Governo finaliza recuperação da principal rodovia de acesso a Poconé
MATO GROSSO
O Governo de Mato Grosso finalizou as obras de recuperação da MT-060, principal rodovia que dá acesso ao município de Poconé, a porta de entrada para o Pantanal mato-grossense.
No total, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) investiu R$ 37,4 milhões para executar a recuperação de 73,2 quilômetros da rodovia, entre o entroncamento com a BR-070, no Posto Tarumã, e o início da área urbana de Poconé.
A recuperação também beneficia a população de Nossa Senhora do Livramento, que está localizada no caminho entre a rodovia Federal e Poconé.
A obra garante a trafegabilidade da rodovia, com a correção de buracos, aplicação de nova camada de asfalto, limpeza de sarjetas e meio-fios, além de melhorias na drenagem e sinalização.
“Nós precisamos investir na recuperação das rodovias, para garantir condições de tráfego para a população. As rodovias estaduais são um dos maiores patrimônios do Estado de Mato Grosso. Além disso, a MT-060 garante o acesso ao Pantanal, que é um patrimônio de todos os mato-grossenses”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.
Em Poconé começa a Rodovia Transpantaneira, que vai em direção ao Porto Jofre, passando dentro do Pantanal. Também a partir de Poconé começa a MT-370, que vai para o Porto Cercado. A Sinfra-MT já trabalha em um projeto de recuperação dessa rodovia.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Sema e PM aplicam cerca de R$ 1,5 milhão em multas durante operação contra ilícitos ambientais
A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar (PMMT), concluiu nesta sexta-feira (26.6) uma operação de fiscalização contra crimes ambientais na região da Baixada Cuiabana. A ação conjunta, iniciada na segunda-feira (22), resultou na apreensão de uma pá-carregadeira, utilizada para o desmate ilegal, embargos de cerca de 250 hectares e aplicação de sanções administrativas estimadas em torno de R$ 1,5 milhão.
A atuação terrestre ocorreu nos municípios de Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Rosário Oeste. As esquipes de fiscalização se deslocaram até os endereços para atender aos alertas detectados pela base de dados da Sema, além dos emitidos pelas imagens via satélite Planet, de monitoramento em tempo real.
Após cinco dias de ofensiva, as principais infrações constadas foram o desmatamento em corte raso, atuação em desacordo com o licenciamento e uso do fogo em período proibitivo ou sem autorização. Essas irregularidades geraram 7 relatórios técnicos, 6 notificações, 3 embargos, 3 autos de infração, 3 autos de inspeção, 2 despachos, 1 termo de apreensão e 1 termo de depósito.
Uma pá-carregadeira apreendida em flagrante durante a operação foi removida e depositada no pátio credenciado da Sema em Cuiabá.
Atividades de queima
Devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, a operação também atuou firmemente na prevenção de incêndios florestais, resultando no cancelamento imediato de licenças e autorizações de queima na região.
Este ano, o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas localizas nos três biomas do estado (Amazônia, Cerrado e Pantana) será de 1º de julho a 30 de novembro.
Denúncia
Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.
Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.
*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth
Fonte: Governo MT – MT


