CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Mato Grosso gera mais de 22 mil empregos formais no primeiro trimestre de 2026

Publicados

MATO GROSSO

Mato Grosso registrou saldo positivo de 22.106 empregos com carteira assinada no primeiro trimestre de 2026, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta quarta-feira (29.4).

No período, foram realizadas 188.939 admissões e 166.833 desligamentos, resultando no saldo positivo. O estoque de empregos formais no estado chegou a 997.735 postos de trabalho ativos.

O setor de Serviços foi o principal responsável pela abertura de postos de trabalho no período, com saldo de 9.444 empregos. Na sequência, a Agropecuária registrou 4.051 novos postos, seguida pela Construção Civil, com 3.857, pela Indústria, com 2.739, e pelo Comércio, com 2.015.

Entre os municípios, Cuiabá liderou a geração de empregos com saldo de 4.992 postos no trimestre. As demais cidades com maiores resultados foram Sinop (1.979), Rondonópolis (1.460), Lucas do Rio Verde (1.325) e Várzea Grande (1.115).

Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mayran Beckman, o desempenho do primeiro trimestre reflete uma geração de emprego e renda constante, sustentada pela integração dos diferentes setores produtivos do estado.

Leia Também:  MPE aponta que Corpo de Bombeiros ampliou atendimento pré-hospitalar e reduziu tempo de espera

“São mais de 22 mil trabalhadores que começaram 2026 com carteira assinada, resultado da contribuição de todos os setores da economia. Isso demonstra que Mato Grosso não depende de um único vetor de crescimento e é essa diversidade que garante consistência nos resultados”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Judiciário de Mato Grosso e OAB-MT debatem melhorias para comarcas do interior

Publicados

em

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, recebeu nesta terça-feira (23) representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Liderados pela presidente da instituição, Gisela Cardoso, a comitiva apresentou demandas voltadas à melhoria de comarcas do interior do estado.

Durante o encontro, foram debatidas propostas para os municípios de Vila Rica, Lucas do Rio Verde e Nova Xavantina.

“Recebemos e estamos levando tudo que foi apresentado como reivindicações positivas e que vamos trabalhar para atendê-las. A OAB é uma instituição representante da sociedade, que trabalha para a garantia dos direitos do cidadão perante o Judiciário. Então, foi com muita satisfação que hoje recebi a nossa OAB de Mato Grosso”, disse o presidente José Zuquim.

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, destacou que mais uma vez encontrou portas abertas do Poder Judiciário para realização de um encontro muito positivo. Segundo ela, a reunião serviu não apenas para falar das dificuldades enfrentadas no interior do estado, mas também para mostrar os avanços das regiões representadas.

Leia Também:  MPE aponta que Corpo de Bombeiros ampliou atendimento pré-hospitalar e reduziu tempo de espera

“Agradecemos o presidente Zuquim pela disponibilidade, por essa possibilidade de dialogarmos sempre de forma muito franca. Foi mais um momento de troca de informações, de experiência, visando sempre o que nós temos em comum, que é o objetivo de levar uma prestação jurisdicional cada vez mais adequada ao cidadão, que é o público-alvo do nosso trabalho”, explicou Gisela Cardoso.

Homenagem

No encontro, o presidente José Zuquim Nogueira também foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Lucas do Rio Verde, concedido pela Câmara de Vereadores. Entregue pelo vereador Márcio Rogério Albieri e aprovado por todos os parlamentares, o título é uma forma de reconhecimento pelos serviços prestados pelo magistrado ao município.

“Recebo com muito carinho e emoção esse título que agora me é concedido. É uma satisfação imensa, pois eu acompanhei o crescimento dessa cidade maravilhosa, desse povo lutador, batalhador e que veio para revolucionar o nosso estado. Hoje, tenho razões suficientes para me sentir emocionado”, completou Zuquim.

Também participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência e secretário-geral do TJMT, Agamenon Alcântara Moreno Júnior, a presidente da Subseção de Vila Rica, Luana Costa Lico, a presidente da Subseção de Lucas do Rio Verde, Denusa Oneda, e conselheiros federais da OAB-MT.

Leia Também:  Ciclo de preparação de oficiais de justiça é encerrado em Várzea Grande

Autor: Bruno Vicente

Fotografo: Josi Dias

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA