CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

MT Hemocentro já coletou 6.412 bolsas de sangue em 2025; tipo O+ ainda está em estado de alerta

Publicados

MATO GROSSO

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, coletou 6.412 bolsas de sangue de janeiro a abril de 2025, o que representa uma média mensal de 1.603 bolsas.

O resultado é fruto do trabalho das equipes e da solidariedade da população que se dispõe a ir até a unidade para doar vida. Em cada coleta, é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue.

Em junho de 2024, no mês da conscientização para a doação de sangue no Brasil, o MT Hemocentro arrecadou 2.115 bolsas de sangue, número muito acima da média mensal. Para aumentar a arrecadação e reforçar os estoques, o MT Hemocentro prepara algumas ações especiais neste Junho Vermelho.

A sede da unidade, na Rua 13 de Junho, em Cuiabá, vai abrir em dois sábados (14.6 e 21.6), das 7h30 às 12h, para atender os doadores de sangue que não podem comparecer em dias úteis. No dia 14 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, o MT Hemocentro terá um café da manhã especial com atrações musicais para os doadores.

“O MT Hemocentro está preparado para receber os doadores com um atendimento de qualidade. Lembrem-se que doar sangue é um gesto de solidariedade e amor ao próximo, e é essencial para o funcionamento da rede pública de saúde e para o bem-estar de milhares de pacientes. Então, agradecemos a atitude heroica da nossa população em salvar vidas”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Leia Também:  Inscrições para sorteio de mil ingressos para jogo do Cuiabá e Bahia terminam nesta quarta-feira (20)

O sangue é usado no atendimento emergencial de quem sofreu acidente e perdeu quantidade significativa de sangue, em procedimentos cirúrgicos e em pacientes com alguma doença crônica e que necessitam de transfusão.

“A campanha do Junho Vermelho é importante para conscientizar a população de que a doação de sangue deveria ser um hábito para aumentar a captação no estado e garantir os cuidados a quem precisa. É fundamental que o número de doadores seja o adequado para que os estoques estejam sempre em situação estável”, explicou o diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo.

Neste momento, embora haja necessidade de doação de todos os tipos sanguíneos, a maior carência é pelo tipo O+, que está com estoque em estado de alerta. O diretor fez um convite para que a população salve vidas:

“Todos os dias, pessoas lutam pela vida em hospitais. Crianças com leucemia, vítimas de acidentes, pacientes em cirurgias delicadas. Todos eles dependem de algo que nenhuma máquina do mundo é capaz de produzir: o sangue humano. E é por isso que cada doador é um herói silencioso. Um herói real”, disse.

De 9 a 14 de junho, e também no sábado do dia 21 de junho, o MT Hemocentro vai homenagear os voluntários dando uma camiseta especial a quem doar.

O MT Hemocentro também terá diversas coletas externas ao longo do mês, como no acolhimento de calouros da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) até esta quinta-feira (5.6), na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA), de 10 a 11 de junho, e na 4ª Conferência Estadual e Parada LGBTQIAPN+, no Centro de Eventos do Pantanal, de 11 a 13 de junho. Confira o calendário completo neste link.

Leia Também:  Acolhimento de pessoas idosas será debatido em audiência pública

A instituição está aberta a parcerias durante todos os meses do ano e quer contar com mais doadores fixos. “Precisamos de mais doadores fidelizados. Homens podem fazer até quatro doações por ano, com intervalo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses”, concluiu Modolo.

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Não é recomendado realizar a doação em jejum. Nas primeiras horas pós-doação, recomenda-se descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação.

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento neste link. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, ligação ou mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Publicados

em

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Presidente do TJMT expande ferramentas de resolução de conflitos para escolas do interior

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  TCE-MT inicia curso sobre contratos administrativos com foco na Lei 14.133/21

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA