MATO GROSSO
Oficina sobre a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência reúne mais de 100 participantes em Cuiabá
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em parceria com o Ministério da Saúde, deu início, nesta quinta-feira (18.9), a “Oficina da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Estado de Mato Grosso”, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
No primeiro dia, o evento reuniu mais de cem participantes, entre gestores e equipes técnicas das Secretarias Municipais de Saúde e dos Centros Especializados em Reabilitação (CER), representantes do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) e dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS), além de servidores das áreas técnicas da SES e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems).
Segundo a secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Patrícia Neves, a oficina tem o objetivo de fortalecer toda a rede de cuidado à Pessoa com Deficiência, para que os desafios sejam superados na gestão dos serviços habilitados pelo Ministério da Saúde em Mato Grosso.
“Nós estamos aqui imbuídos com as trocas de experiências nessa comunicação que vamos tentar agregar mais, construir mais para quem mais precisa”, disse Patrícia na abertura do evento.
O diretor executivo da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, Pedro Dias, informou que essa é a terceira etapa da formação, que começou em julho com todos os serviços habilitados em Mato Grosso, para que mostrem suas dificuldades e desafios, e busquem o conhecimento.
“Vamos usufruir deste espaço para o amadurecimento, para o fortalecimento do nosso profissional e também da nossa rede. E que a gente consiga pactuar tudo que for discutido aqui, tudo que for elaborado entre nós e para nós, que ao final de tudo, o objetivo de estarmos aqui é para atender a ponta”, disse o diretor.
Para a superintendente da Promoção e Articulação de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência do Estado de Mato Grosso, Taís Augusta de Paula, esse momento de aprendizado é único.
Pessoa com Deficiência física após sequela de paralisia infantil (poliomielite), Taís destacou que o trabalho de profissionais, como os que participam da oficina, transformou a vida dela enquanto Pessoa com Deficiência.
“Quero dizer para vocês que eu tinha tudo para dar errado. Nasci numa família muito pobre. Tive poliomielite com dois anos e sou fruto dessa rede. Fiz fisioterapia por mais de 30 anos. Sou filha do Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa desde a fundação. Hoje, enquanto superintendente, estou lá fiscalizando o trabalho do Centro de Reabilitação”, contou.
O palestrante Victor Fonseca, da Coordenação-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, destacou que todos os serviços de saúde devem estar adaptados à realidade de Pessoas com Deficiência.
“Quando a gente pensa que a Pessoa com Deficiência tem que ser atendida em toda a rede de atenção à saúde, consequentemente, a gente tem que refletir que não é apenas o CER que tem que ter acessibilidade. A acessibilidade, seja ela arquitetônica, atitudinal ou comunicacional, deve estar então em todas as estruturas do nosso Sistema Único de Saúde”, destacou.
Ainda segundo Fonseca, é importante que quem se dispõe a cuidar de Pessoas com Deficiência saiba que, para além do diagnóstico, são pessoas que têm sonhos, famílias, potencialidade, desejos e ocupação.
“Se a pessoa tinha uma deficiência física, se focava apenas em cuidar do aspecto biológico daquela deficiência; ela precisa de uma cirurgia, ela precisa de sessão de fisioterapia. Mas, com o passar dos anos, se percebeu que esse conceito era muito reducionista. Reduzir as pessoas com deficiência unicamente ao seu aspecto biológico é, por si só, capacitismo”, concluiu.
Durante o dia, foram debatidos os temas “O Protagonista do Cuidado: Quem é o Usuário do CER? Quem é a Pessoa com Deficiência?”, “Caminhos Integrados do Cuidado, Avaliação Multidisciplinar, Projeto Terapêutico Singular (PTS) e Intersetorialidade” e “O Valor do Cuidado: Financiamento, Gestão Compartilhada e Monitoramento da Produção Ambulatorial”.
No período da tarde, foram compartilhadas oito experiências exitosas dos Centros Especializados: do Cridac e dos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande.
Também participaram do dispositivo de abertura a consultora da Coordenação-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Ana Cláudia Torres; o diretor financeiro do Cosems, Hudson Ramos; a coordenadora de Organização de Redes de Atenção à Saúde, Daniely Beatrice Lago; e a diretora do Cridac, Suely Souza.
Programação nesta sexta-feira (19)
A oficina ainda vai abordar, nesta sexta-feira (19), a temática “Novos Horizontes da Reabilitação, Recursos Humanos, Desafios e Telerreabilitação”. Os participantes vão elaborar uma cartografia da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência para mapear como está a distribuição dos serviços no Estado e fortalecer a atenção integral, uma atividade prática integrada entre os Centros Especializados para a superação dos desafios enfrentados pelos serviços.
A segunda atividade será a apresentação de propostas para o cenário apresentado e haverá a pactuação coletiva entre os participantes a fim de que todos os municípios fiquem integrados na definição do caminho do usuário dentro da rede de cuidado para que todos os pacientes sejam bem atendidos em Mato Grosso.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM conquista 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” durante o 2º Conesv
A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.
Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.
Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.
O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.
” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.
Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.
“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.
Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.
Fonte: Governo MT – MT


