CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Politec capacita peritos para uso de equipamento de alta precisão nas análises em drogas

Publicados

MATO GROSSO

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) está capacitando os peritos criminais oficiais do interior do estado para a realização de perícias em drogas, com o uso do equipamento FTIR (Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier) e teste colorimétrico, que garantem resultados precisos e seguros, conforme os padrões de identificação forense de drogas estabelecidos internacionalmente.

O curso começou na segunda-feira (11.09) e segue até o dia 22 deste mês.

A capacitação está sendo ministrada pelo gerente de perícias em química forense Ewerton Barros, e ensina a usar o equipamento no exame definitivo de drogas.

Os peritos são orientados especialmente para a identificação de impurezas de outras substâncias que possam interferir no resultado do exame.

Participam do curso peritos oficiais de municípios do interior do estado, entre eles de Barra do Garças, Cáceres, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Alto Araguaia. Os alunos têm acesso às técnicas para que o processo de reconhecimento dos entorpecentes ocorra de maneira ágil e hábil.

Atualmente, todas as 16 unidades da Politec da capital e do interior já realizam os exames definitivos de drogas.

Leia Também:  Polícias Civis de Mato Grosso e do Ceará prendem líder de facção no Lago do Manso

A Politec vem buscando aprimorar o conhecimento dos peritos oficiais e capacitá-los para melhoria do desempenho e agilidade na entrega dos resultados, tornando assim, rápida e eficiente resposta ao combate do tráfico e consumo de drogas ilícitas.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá.

O curso foi realizado entre os dias 22 e 26 de junho, na Escola Superior de Contas do Estado (TCE-MT), e reuniu 41 profissionais das forças de segurança pública, entre representantes do CBMMT, Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

A capacitação foi realizada com foco no aperfeiçoamento do atendimento prestado às mulheres em situação de violência e no fortalecimento da atuação integrada das instituições que compõem a rede de proteção às vítimas.

Durante o curso, os participantes acompanharam palestras e debates sobre direitos das mulheres, Lei Maria da Penha, questões de gênero, atendimento não revitimizador, avaliação de risco e atuação dos órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

A coordenadora do curso, tenente-coronel BM Karina Matos, destacou que a capacitação integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado de Mato Grosso para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher e qualificar o atendimento prestado pelos órgãos públicos.

Leia Também:  Faccionado é condenado a 30 anos de prisão por homicídio de adolescente

“O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo políticas públicas e ações entre as várias secretarias, que são conduzidas, articuladas e monitoradas pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Essa capacitação é mais uma dessas ações e faz parte das estratégias para que a gente possa diminuir os índices de violência e fortalecer a prevenção”, afirmou.

A oficial destacou ainda que, sob a gestão do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a corporação tem intensificado as ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, incluindo a capacitação dos militares para o acolhimento e a orientação das vítimas durante os atendimentos de emergência.

“Muitas vezes, o Corpo de Bombeiros é o primeiro a prestar atendimento. Além de salvaguardar a vida da mulher, nosso objetivo é que o militar consiga identificar situações de violência, acolher essa vítima e orientá-la sobre os serviços disponíveis. Dependendo desse primeiro atendimento, essa mulher entra na rede de proteção e passa a receber todo o suporte que o Estado oferece para que ela possa sair do ciclo de violência”, ressaltou.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Michele Gonçalves dos Ramos, a capacitação é essencial para melhorar a resposta do Estado diante dos casos de violência doméstica e que o curso proporciona aos participantes habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as vítimas de violência doméstica de forma sensível, empática e eficaz.

Leia Também:  Instituições assinam termo de cooperação para reforçar combate à corrupção em Mato Grosso

“Isso inclui a sensibilização dos agentes de segurança e a aplicação adequada das normas vigentes. Assim, nossos profissionais também estarão mais preparados para o encaminhamento aos serviços de apoio e proteção, fortalecendo a atuação em rede dos diferentes órgãos envolvidos na agenda de proteção de mulheres vítimas de violência”, disse.

Participante do curso, a soldado BM Eleni Nunes, que atua no atendimento pré-hospitalar, destacou que a capacitação contribui para qualificar ainda mais o atendimento realizado pelos profissionais que estão na linha de frente das ocorrências.

“Esse curso foi fundamental porque nos mostra detalhes que fazem diferença no atendimento. Muitas vezes, somos os primeiros a ter contato com a vítima e precisamos estar preparados para acolher, identificar sinais de violência e realizar os encaminhamentos necessários. Às vezes, a ferida não está no físico, mas no emocional, e esse acolhimento faz toda a diferença para que a mulher receba o apoio necessário”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA