CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Prestes a embarcarem para a Inglaterra, estudantes se reúnem na Seduc, recebem kit viagem e destacam benefícios da oportunidade

Publicados

MATO GROSSO

Prestes a embarcarem para a Inglaterra, os 100 estudantes da rede estadual de ensino de Mato Grosso beneficiados com o Programa Intercâmbio MT no Mundo se reuniram na Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), nesta quinta-feira (24.08), receberam kits para a viagem e bateram um papo com professores e autoridades. A ação da pasta teve o objetivo de reforçar o apoio, o cuidado e o comprometimento com os alunos antes da viagem, nesta sexta-feira (25). Eles irão acompanhados por monitores certificados pelo governo britânico.

No evento, a primeira-dama de Mato Grosso e embaixadora do programa MT no Mundo, Virginia Mendes, afirmou que o intercâmbio será um momento importante para eles ampliarem o conhecimento.

“Essa é uma oportunidade única para os estudantes aprimorarem os conhecimentos na língua inglesa e conhecer a cultura da Inglaterra. Com certeza portas se abrirão ainda mais para eles. Imagino o orgulho dos familiares, por 21 dias os grupos conhecerão lugares incríveis acompanhados de monitores. Desejo uma ótima viagem e sucesso, aproveitem ao máximo que puderem”, desejou a primeira-dama.

O estudante Henrique Martins, da Escola Estadual Padre Johannes Berthold Henning, no Distrito de Ranchão, região de Nova Mutum, disse que o acolhimento demonstra segurança para realizar o intercâmbio com tranquilidade.

“Levando em consideração a importância do intercâmbio na vida de todos nós, demonstrar esse tipo de cuidado com o preparo dos kits, as orientações e o acompanhamento dos monitores, é uma forma de garantir compromisso com os estudantes”, disse.

Leia Também:  Poder Judiciário de Mato Grosso

A jovem Ana Julia Ferst, da Escola Estadual 12 de Abril, localizada no município de Terra Nova do Norte, disse que o acolhimento é essencial para os estudantes, pois representa zelo e dedicação com os viajantes.

“É muito gratificante fazer parte do grupo de intercambistas e receber o apoio da Seduc em nos receber e oferecer apoio através dos monitores e dos psicológicos. Essa oportunidade vai nos trazer muitos benefícios intelectuais e culturais”, afirmou.

A empolgação com a viagem também é compartilhada pelo estudante Diego Junior Assunção, da Escola Estadual José de Lima Barros, no município de Nossa Senhora do Livramento. Ele contou que tem se dedicado cada dia mais nos estudos e que a experiência fará parte do currículo profissional dele.

“Eu tenho estudado diariamente para melhorar e poder conversar com as pessoas na Inglaterra. Uma experiência como essa desperta o nosso interesse pela comunicação em outros idiomas”, contou.

Já o secretário chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, reiterou o compromisso do governo em avançar com a Educação por todos os cantos de Mato Grosso. “Há muito tempo o governador Mauro Mendes tem a intenção de proporcionar novas experiências aos estudantes da Rede Pública, é a realização de um sonho para todos nós”, expôs.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, comemorou o encontro com os jovens que iniciam a trajetória rumo à Inglaterra e destacou que nunca houve um investimento como esse na educação estadual.

Leia Também:  Primeira-dama de MT e governador promovem Natal Abençoado do SER Família para 15 mil crianças na Arena Pantanal

“O programa de intercâmbio MT no Mundo, faz parte da política de valorização dos profissionais da educação, contemplada nas 30 políticas educacionais do Plano Educação 10 anos, que objetiva colocar a educação pública de Mato Grosso entre as cinco mais bem avaliadas do país até 2032. Isso é histórico. É uma conquista para todos esses estudantes, professores e profissionais que sonharam com esse momento”, destacou o secretário.

Para a professora de língua inglesa e monitora de um dos grupos, Ligia Christie Coelho, essa experiência irá transformar a vida dos jovens.

“É uma sensação indescritível. Para nós como monitores, para os pais e, principalmente, para os estudantes, é extremamente gratificante fazer parte desse sonho”, afirmou.

Já para Nadir Claudino da Silva, formadora de Língua Inglesa na Diretoria Regional de Educação de Cuiabá, que também deverá monitorar os estudantes, o programa representa um investimento valioso na educação e no aprendizado.

“Como monitora, meu objetivo é contribuir para que esses 21 dias sejam de crescimento e desenvolvimento para esses estudantes. Tenho certeza de que eles retornarão com uma bagagem cultural e experiencial inestimável, prontos para enfrentar novos desafios e oportunidades”, finalizou.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá.

O curso foi realizado entre os dias 22 e 26 de junho, na Escola Superior de Contas do Estado (TCE-MT), e reuniu 41 profissionais das forças de segurança pública, entre representantes do CBMMT, Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

A capacitação foi realizada com foco no aperfeiçoamento do atendimento prestado às mulheres em situação de violência e no fortalecimento da atuação integrada das instituições que compõem a rede de proteção às vítimas.

Durante o curso, os participantes acompanharam palestras e debates sobre direitos das mulheres, Lei Maria da Penha, questões de gênero, atendimento não revitimizador, avaliação de risco e atuação dos órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

A coordenadora do curso, tenente-coronel BM Karina Matos, destacou que a capacitação integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado de Mato Grosso para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher e qualificar o atendimento prestado pelos órgãos públicos.

Leia Também:  Governo de MT paga salários dos servidores estaduais neste sábado (28)

“O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo políticas públicas e ações entre as várias secretarias, que são conduzidas, articuladas e monitoradas pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Essa capacitação é mais uma dessas ações e faz parte das estratégias para que a gente possa diminuir os índices de violência e fortalecer a prevenção”, afirmou.

A oficial destacou ainda que, sob a gestão do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a corporação tem intensificado as ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, incluindo a capacitação dos militares para o acolhimento e a orientação das vítimas durante os atendimentos de emergência.

“Muitas vezes, o Corpo de Bombeiros é o primeiro a prestar atendimento. Além de salvaguardar a vida da mulher, nosso objetivo é que o militar consiga identificar situações de violência, acolher essa vítima e orientá-la sobre os serviços disponíveis. Dependendo desse primeiro atendimento, essa mulher entra na rede de proteção e passa a receber todo o suporte que o Estado oferece para que ela possa sair do ciclo de violência”, ressaltou.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Michele Gonçalves dos Ramos, a capacitação é essencial para melhorar a resposta do Estado diante dos casos de violência doméstica e que o curso proporciona aos participantes habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as vítimas de violência doméstica de forma sensível, empática e eficaz.

Leia Também:  Compromisso com o meio ambiente rende premiação no Desafio Judiciário Sustentável

“Isso inclui a sensibilização dos agentes de segurança e a aplicação adequada das normas vigentes. Assim, nossos profissionais também estarão mais preparados para o encaminhamento aos serviços de apoio e proteção, fortalecendo a atuação em rede dos diferentes órgãos envolvidos na agenda de proteção de mulheres vítimas de violência”, disse.

Participante do curso, a soldado BM Eleni Nunes, que atua no atendimento pré-hospitalar, destacou que a capacitação contribui para qualificar ainda mais o atendimento realizado pelos profissionais que estão na linha de frente das ocorrências.

“Esse curso foi fundamental porque nos mostra detalhes que fazem diferença no atendimento. Muitas vezes, somos os primeiros a ter contato com a vítima e precisamos estar preparados para acolher, identificar sinais de violência e realizar os encaminhamentos necessários. Às vezes, a ferida não está no físico, mas no emocional, e esse acolhimento faz toda a diferença para que a mulher receba o apoio necessário”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA