CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Programa de estreia em Sinop discute cidades verdes e arborização

Publicados

MATO GROSSO

Você sabia que uma árvore pode desempenhar o papel de até 10 umidificadores de ar, devido à grande quantidade de água que ela libera na atmosfera? A importância de um meio ambiente urbano equilibrado foi debatida no programa de estreia do projeto Diálogos com a Sociedade em Sinop, na segunda-feira (21), com o tema “Cidades verdes, vidas saudáveis: como a arborização urbana transforma a saúde pública?”.O estúdio de vidro localizado na Praça de Alimentação do Shopping Sinop recebeu os entrevistados Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso, Scheila Pedroso, secretária Municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Sinop, e Milton Malheiros, médico mestre em Otorrinolaringologia pela Universidade de São Paulo (USP).Conduzida pelo jornalista Alessandro Gomes, a entrevista foi transmitida ao vivo pelo programa SBT Notícias Sinop, no canal 4.1, com exibição simultânea na plataforma MT Play e no canal oficial do MPMT no YouTube. Sinop é o primeiro município do interior do estado a receber o projeto do Ministério Público, lançado no ano passado com o propósito de estreitar e fortalecer o diálogo entre a instituição e a sociedade, incentivando debates sobre temas de interesse coletivo e relevância pública.Os convidados discutiram a importância da arborização, especialmente em uma cidade cujo crescimento supera a média nacional, ressaltando a necessidade de promover um desenvolvimento sustentável.O titular da 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop, Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, iniciou destacando o papel conferido ao Ministério Público, pela Constituição de 1988, como defensor da sociedade. Ele ressaltou que, já naquela época, o meio ambiente foi reconhecido como tema de relevância constitucional. E revelou como o MPMT atua na defesa do meio ambiente.“Em primeiro lugar, obviamente, quando temos uma agressão ao ambiente, trabalhamos como um agente repressor, para parar aquela agressão, como um desmatamento, um corte de árvore ilegal, por exemplo. Mas, principalmente, o Ministério Público tem que funcionar como um agente indutor de políticas de educação ambiental. Porque nós não vamos conseguir melhorar o ambiente, não vamos conseguir absolutamente nada em qualquer seara, se não trabalharmos a educação. Além disso, o MPMT também tem atuado como incentivador da educação ambiental, por meio do financiamento de projetos importantes para o meio ambiente”, revelou.A secretária Scheila Pedroso falou sobre o papel fundamental da Administração Pública na condução da organização e preservação da cidade. Ela contou que a Secretaria de Planejamento Urbano é uma pasta nova, criada justamente para organizar a cidade, tornando-a acessível, humana, saudável e, principalmente, sustentável.“Temos trabalhado principalmente com os loteamentos. Antigamente, esses empreendimentos até entregavam áreas verdes, mas sem nenhuma árvore. Hoje, nosso principal desafio é garantir que esses loteamentos realmente entreguem esses espaços verdes com o plantio adequado de árvores, privilegiando espécies nativas e algumas frutíferas”, apontou, acrescentando que as iniciativas buscam sempre envolver toda a sociedade.O otorrinolaringologista Milton Malheiros abordou os benefícios das árvores para a saúde da população. Segundo ele, durante os meses de seca, quando a umidade relativa do ar cai para níveis inferiores a 20%, há um aumento significativo nos casos de doenças respiratórias. “Precisamos de 60% de umidade para fazer a troca de ar a nível pulmonar. Quando está abaixo de 20%, essa parte que falta é retirada da mucosa das vias aéreas, aquela aguinha da boca, do nariz, onde estão as nossas defesas. Com o ar muito seco, usamos essa umidade para respirar, mas o ar inadequado acaba levando essas defesas embora. E aí surgem as doenças respiratórias. Nesse período, quem mais sofre são os idosos e as crianças”, declarou.Ao abordar as principais denúncias recebidas pelo MPMT em relação ao meio ambiente urbano de Sinop, o promotor de Justiça destacou as podas drásticas de árvores. “Existe alternativa à poda drástica como o corte em ‘V’, por exemplo, especialmente no caso da fiação elétrica”, afirmou.Pompílio Neto aproveitou para relatar uma demanda que chegou à Promotoria referente à retirada de uma árvore na Avenida das Acácias, em razão de uma obra a ser executada pelo município. Após articulação entre o MPMT e o poder público, foi firmado um acordo para evitar a supressão. “É uma árvore, mas ela tem um valor simbólico. Trata-se de uma árvore que já está em plena produção de umidade, é linda, tem uma função paisagística e ornamental, mas também desempenha um papel essencial para a saúde”, defendeu.O médico Milton Malheiros ainda informou que pesquisas indicam que regiões mais arborizadas apresentam menores índices de hipertensão e suas consequências, como infartos e derrames. Um dos principais fatores para isso é que, em áreas com mais árvores, as pessoas tendem a praticar mais atividade física.Os entrevistados também comentaram a evolução de Sinop ao longo dos últimos anos, sendo hoje reconhecida como uma das cidades mais arborizadas do país. O promotor de Justiça relembrou que, ao chegar à cidade em 2009, ela era conhecida como “cidade pelada”, por não possuir árvores. Atualmente, ele se mostra satisfeito com o cenário ao redor. “E hoje, posso dizer que me sinto orgulhoso por ter participado desse processo, e por ver que a população abraçou essa causa. Sinop mudou”, afirmou, recordando o período em que formalizava Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) mediante a doação de milhares de mudas ao viveiro municipal e à recomposição de áreas degradadas.Milton Malheiros contou que houve reflexo dessa mudança na saúde da população. “É notório o quanto as doenças respiratórias melhoraram. Eu lembro que, na época da seca, a gente acordava e nem enxergava o fim da rua, tudo esfumaçado, o olho ardia, era terrível. O sangramento nasal aumentava quatro vezes nesse período. Então houve uma melhora significativa, e isso é só o começo. Ainda vamos melhorar muito mais”, considerou.Scheila Pedroso falou sobre as iniciativas do poder público municipal para fortalecer a arborização urbana, como a construção do Jardim Botânico e outras ações já em andamento. Ela destacou que o investimento em meio ambiente representa uma contrapartida à exploração econômica da cidade. Também informou que o município disponibiliza gratuitamente até três mudas de árvores por CPF, como forma de incentivar a participação da população nesse processo, e conclamou a sociedade a fazer a sua parte.A realização do projeto conta com o apoio de parceiros institucionais, como Aprosoja, Energisa, Águas Cuiabá, Oncomed, Ampa, Unimed Mato Grosso, Imad, Nova Rota do Oeste, Bom Futuro, Amaggi, Águas de Sinop e Aliança do Setor Produtivo.Assista à entrevista completa aqui.

Leia Também:  Polícia Civil de MT cumpre mandados em operação contra investigados por golpes em Goiás

Fotos: Jaime Junior.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma

Publicados

em

O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.

Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.

O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.

Leia Também:  Investimento de R$ 445,8 milhões do Governo de MT melhora a logística e a educação em Nova Bandeirantes

“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.

Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.

Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.

Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.

Leia Também:  Mato Grosso representa 45% do saldo positivo da balança comercial brasileira

Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.

“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.

Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

2° Conesv

O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.

Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA