MATO GROSSO
Secel e Unemat realizam seminário para debater políticas públicas para o setor esportivo em MT
MATO GROSSO
A terceira edição do Seminário da Escola de Formação em Esporte e Lazer será nos dias 18 e 19 de junho, com diferentes conteúdos sobre políticas públicas para o setor esportivo em Mato Grosso. O evento faz parte do programa de qualificação implantado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
As inscrições ficam abertas até o dia 16 de junho.
A programação inclui conferências, palestras, mesas redondas e grupos de trabalhos, e será realizada no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).
Direcionado a gestores públicos de municípios mato-grossenses, o Seminário tem como foco as políticas esportivas no Brasil e os impactos no Estado. Dentre os temas a serem abordados estarão gestão do esporte e lazer nos municípios, políticas esportivas, indicadores de gestão do esporte e gestão pública para o desenvolvimento esportivo.
Participam do evento representantes do Ministério do Esporte, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e dos municípios de Volta Redonda (RJ) e de Curitiba (PR). Fazem também parte da agenda de atividades representantes de instituições mato-grossenses, como Secel, Unemat e Univag.
De acordo com o professor Riller Reverdito, que representa a Unemat na coordenação da Escola de Formação em Esporte e Lazer, o Seminário vai promover um espaço de discussão entre gestores, profissionais e pesquisadores do setor esportivo.
“O evento conta com palestrantes e debatedores especialistas e diretamente engajados em variadas áreas da gestão e política pública em esporte e lazer. Quem faz e executa a gestão esportiva nos municípios terá a oportunidade de acessar conteúdos que ajudarão no desenvolvimento de suas políticas públicas”, destaca Riller.
A inscrição para o Seminário da Escola de Escola de Formação em Esporte e Lazer está sendo feita por formulário online disponível aqui. Cada município pode indicar até dois participantes.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Réu é condenado a 50 anos por triplo homicídio em região de garimpo
Gilson dos Santos foi julgado pelo Tribunal do Júri de Aripuanã (a 1.002 km de Cuiabá) e condenado a 50 anos de reclusão, nesta quarta-feira (24), pelo homicídio de três pessoas da mesma família, praticado em um garimpo na zona rural do município. O Conselho de Sentença acolheu a tese do promotor de Justiça William Johnny Chae e reconheceu que os crimes cometidos com recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa das vítimas.De acordo com a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), os assassinatos ocorreram em outubro de 2019, após uma discussão envolvendo o uso de uma caixa d’água. Segundo as investigações, Matheus Paes Zeferino, Osmir Zeferino e Klidio Henrique Richieri Pereira estavam em uma caminhonete quando foram surpreendidos por disparos de arma de fogo efetuados pelo réu.Ao proferir a sentença, o juiz Yago da Silva Sebastião fixou penas de 16 anos de reclusão pelos homicídios de Matheus e Osmir e de 18 anos pelo de Klidio, que deixou um filho menor de idade. Como os três homicídios foram julgados em concurso material, as penas foram somadas, totalizando 50 anos de reclusão. O magistrado também determinou a expedição imediata do mandado de prisão e negou ao condenado o direito de recorrer da sentença em liberdade.Processo 1000395-87.2021.8.11.0088.
Fonte: Ministério Público MT – MT


