MATO GROSSO
SES aprova propostas de três municípios pelo programa Fila Zero na Cirurgia
MATO GROSSO
Para o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, a apresentação de propostas robustas é resultado de um programa que foi repensado e aprimorado pela gestão estadual.
“O atual programa foi aprimorado em relação ao programa anterior, que foi o Mais MT Cirurgias. O Fila Zero na Cirurgia é mais atrativo para aumentar a adesão das unidades de saúde e, dessa forma, chegaremos próximo de zerar a fila de média e alta complexidade em Mato Grosso”, explicou.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, que está sob a intervenção do Estado, apresentou uma proposta no valor de R$ 57,6 milhões, por meio da qual pretende realizar 14.460 cirurgias eletivas no município.
Já a Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste apresentou uma proposta na ordem de R$ 4 milhões para realizar 1.685 cirurgias eletivas no município.
A Secretaria Municipal de Campo Verde também apresentou uma proposta de R$ 1 milhão para operacionalizar a realização de 834 procedimentos cirúrgicos eletivos no município.
O secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde da SES, Oberdan Lira, informou que a previsão é de que, nos próximos dias, a pasta receba mais propostas dos municípios.
“Estamos em constante diálogo com as gestões municipais justamente para auxiliarmos no que for necessário. Esse programa é de extrema importância para o nosso estado e todas as propostas que recebermos serão avaliadas com muita atenção pelas equipes, que estarão sempre solícitas para esclarecer e auxiliar os gestores dos municípios”, avaliou.
O programa
Anunciado no dia 20 de abril, o programa Fila Zero na Cirurgia investirá até R$ 200 milhões em incentivo para a realização de procedimentos hospitalares e ambulatoriais eletivos de média e alta complexidade em Mato Grosso.
A ação tem o objetivo de reduzir drasticamente a fila de espera por procedimentos eletivos no estado por meio de parcerias; a meta é ultrapassar 29.160 consultas, 33.686 exames e 29.239 cirurgias.
O programa tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado. São elegíveis para o programa as unidades públicas de saúde municipais e estaduais, unidades privadas e filantrópicas, associações denominadas como consórcios e parceiros (como o MT Saúde).
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Réu é condenado a 50 anos por triplo homicídio em região de garimpo
Gilson dos Santos foi julgado pelo Tribunal do Júri de Aripuanã (a 1.002 km de Cuiabá) e condenado a 50 anos de reclusão, nesta quarta-feira (24), pelo homicídio de três pessoas da mesma família, praticado em um garimpo na zona rural do município. O Conselho de Sentença acolheu a tese do promotor de Justiça William Johnny Chae e reconheceu que os crimes cometidos com recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa das vítimas.De acordo com a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), os assassinatos ocorreram em outubro de 2019, após uma discussão envolvendo o uso de uma caixa d’água. Segundo as investigações, Matheus Paes Zeferino, Osmir Zeferino e Klidio Henrique Richieri Pereira estavam em uma caminhonete quando foram surpreendidos por disparos de arma de fogo efetuados pelo réu.Ao proferir a sentença, o juiz Yago da Silva Sebastião fixou penas de 16 anos de reclusão pelos homicídios de Matheus e Osmir e de 18 anos pelo de Klidio, que deixou um filho menor de idade. Como os três homicídios foram julgados em concurso material, as penas foram somadas, totalizando 50 anos de reclusão. O magistrado também determinou a expedição imediata do mandado de prisão e negou ao condenado o direito de recorrer da sentença em liberdade.Processo 1000395-87.2021.8.11.0088.
Fonte: Ministério Público MT – MT


