MATO GROSSO
SES promove webinário sobre a implantação da Vigilância da Doença Falciforme
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza, nesta quinta-feira (21.5), às 13h30, um webinário com o objetivo de apoiar os profissionais de saúde dos municípios na implantação da Vigilância da Doença Falciforme em Mato Grosso.
As inscrições podem ser feitas pela internet – clique aqui para acessar. Haverá certificação para os participantes inscritos que acompanharem o evento ao vivo. O encontro também será transmitido pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública (ESP-MT): https://www.youtube.com/live/w2-oKzPo1SM?si=8ZYFQGCoN7ySevLk
Segundo a coordenadora substituta da Vigilância Epidemiológica da SES, Gladislene Rodrigues de Souza Neves, a iniciativa é voltada aos profissionais que atuam na Vigilância e na Atenção à Saúde do Estado, com foco na qualificação das ações relacionadas ao diagnóstico, notificação, monitoramento e cuidado das pessoas com doença falciforme.
“Queremos promover a integração entre o diagnóstico clínico da doença falciforme e a qualificação da informação em saúde em Mato Grosso”, avaliou.
O médico geneticista e coordenador do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Hospital Júlio Müller (HUJM-UFMT), Dr. Marcial Francis Galera, fará a palestra “Diagnóstico e Manejo Clínico da Doença Falciforme”.
Renata Brandão Dias, enfermeira do Ambulatório Especializado do MT Hemocentro, abordará o tema “Atenção Especializada à Pessoa com Doença Falciforme em Mato Grosso”.
O consultor técnico da Unidade de Vigilância das Anomalias Congênitas e Doença Falciforme da Coordenação-Geral de Informação e Análises Epidemiológicas, do Ministério da Saúde, Dr. João Matheus Bremm, falará sobre a “Vigilância da Doença Falciforme”.
Já a responsável técnica pela Vigilância da Doença Falciforme da SES, Rejane de Fátima Finotti, tratará do tema “Estruturação da Vigilância da Doença Falciforme em Mato Grosso”.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (22), uma mulher de 51 anos suspeita de tráfico de drogas em Canarana. Na mesma ação, foi apreendida uma motocicleta com sinais de adulteração.
A prisão foi resultado de trabalho de campo, levantamento de informações e monitoramento realizados por policiais civis da Delegacia de Canarana, após denúncias sobre a existência de um ponto de venda de entorpecentes em uma residência na cidade.
Durante o período de vigilância, os investigadores constataram intensa movimentação de pessoas no imóvel, característica compatível com a comercialização de drogas. Diante dos elementos apurados, a equipe policial realizou a abordagem no local.
Ao chegar à residência, os policiais foram recebidos pela suspeita, que autorizou a entrada da equipe. Durante as buscas, os investigadores localizaram, no interior de uma bolsa que estava em posse da mulher, diversas porções de substância análoga a crack, além de quantia em dinheiro em notas de diversos valores.
A suspeita foi presa, em flagrante, e conduzida à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais cabíveis.
Durante o encerramento da ação, os policiais abordaram o convivente da suspeita, que transitava em uma motocicleta. Após checagem dos sinais identificadores do veículo, foi constatada adulteração, sendo a motocicleta apreendida para as providências investigativas necessárias.
As investigações seguem em andamento para apurar a possível participação de outras pessoas na atividade criminosa e a origem dos entorpecentes apreendidos.
Fonte: Governo MT – MT


