POLITÍCA MT
Assembleia Legislativa abre inscrições para palestras do 1º Prêmio de Jornalismo do Parlamento
POLITÍCA MT
Estão abertas e seguem até o próximo dia 23, as inscrições para as palestras com nomes de destaque nacional da Comunicação: o jornalista Fernando Mitre (@fernandomitrereal) e o consultor de marketing político Marcelo Vitorino (@mvitorino), que serão realizadas no dia 29 de janeiro, como parte da cerimônia de entrega do 1º Prêmio de Jornalismo – Trofeu Parlamento, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, às 19 horas.
Destinadas a profissionais e universitários da área de Comunicação, os interessados podem se inscrever direto no portal al.mt.gov.br ou aqui, para se inscrever gratuitamente e garantir o certificado de participação.
“É uma oportunidade única para os profissionais da imprensa e estudantes se atualizarem, trocarem experiências e se prepararem ainda mais para cobrir períodos importantes da democracia, sempre com ética, responsabilidade e compromisso com a verdade”, afirmou o secretário de Comunicação Social da ALMT, coronel Henrique Santos.
Autor do livro “Nos Bastidores da Tevê – Debate na Veia”, Fernando Mitre ministrará a palestra “A missão do jornalismo na cobertura ética de uma eleição”, na qual abordará os desafios da atuação jornalística em períodos eleitorais, a intensidade da polarização partidária e o combate à desinformação. “Na minha palestra, nesta minha primeira visita a Cuiabá, nós vamos avaliar o que se pode tirar como lições, exemplos e sugestões de uma experiência de cobertura de mais de 50 eleições e debates eleitorais. Aqui entra a analise da evolução da tecnologia, as mudanças no sistema de comunicação, o ritmo delas e os novos desafios que chegam”, afirmou.
Já Marcelo Vitorino apresentará a palestra “A inteligência artificial como aliada da comunicação”, trazendo reflexões práticas sobre o uso de ferramentas de IA no cotidiano dos profissionais da área. “Uma palestra que traz o uso de ferramentas de inteligência artificial para o dia a dia dos profissionais de comunicação, na pesquisa e apuração de dados, na organização de tarefas, e como parceiro na produção de conteúdos”, descreveu Vitorino.
Santos destaca que esse debate antecede o clima de expectativa para a grande revelação dos vencedores do 1º Prêmio ALMT de Jornalismo, que integra a programação especial dos 190 anos da ALMT. “É o reconhecimento de quem informa, esclarece e ajuda a população a entender melhor a política e a sociedade. A Assembleia acredita na força da imprensa e valoriza quem trabalha sério, perto do povo e com responsabilidade. É assim que celebramos nossa história, investindo em conhecimento, diálogo e valorização do jornalismo mato-grossense”, disse o coronel Santos.
Durante reunião com a equipe, nesta segunda-feira (12), o secretário-adjunto da Secom da ALMT, jornalista José Marques, falou sobre a importância da inscrição para as palestras.
“É fundamental que os profissionais fiquem atentos ao prazo de inscrição. Basta acessar o link disponível na página da ALMT e confirmar. Esse é um momento histórico, pois o prêmio nasce com a proposta de valorizar todos os comunicadores que atuam na construção da informação em Mato Grosso, incluindo também os universitários”, destacou o secretário adjunto.
Prêmio – Troféu Parlamento é um concurso para premiar talentos, reconhecer jornalistas regionais e destacar a relevância de suas contribuições para a sociedade mato-grossense, por meio da divulgação de assuntos discutidos em sessões plenárias, comissões permanentes e temporárias, audiências públicas que resultam em leis e ações produzidas pelo Poder Legislativo de Mato Grosso.
O 1º Prêmio de Jornalismo da ALMT recebeu 293 inscrições de trabalhos de profissionais de comunicação de todo o estado. Durante a cerimônia, serão premiados os trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, reconhecendo a excelência e o compromisso com a informação de interesse público. O 1º lugar será premiado com R$ 20 mil.
Fonte: ALMT – MT
POLITÍCA MT
Comissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública
A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia realizou audiência pública para apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2025 na tarde desta quinta-feira (25). A exposição foi feita pelo representante da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Executivo estadual, Sandro Brandão.
O documento avalia anualmente a execução dos programas, indicadores e ações previstos no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e integra a prestação de contas do governo estadual. Durante a audiência, foram apresentados os resultados consolidados da gestão referentes ao exercício de 2025, abrangendo áreas como educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, segurança pública, transformação digital e responsabilidade fiscal.
Segundo Sandro Brandão, o relatório apresentado representa o acompanhamento de metade do ciclo do atual PPA e permite verificar o cumprimento das metas estabelecidas para o período. “A gente vai conseguir identificar as atividades, as ações e as entregas que foram realizadas no ano de 2025. É um acúmulo de um grande planejamento que é feito até 2027”, afirmou.
Brandão destacou que o documento demonstra como o Estado vem articulando políticas públicas para ampliar sua capacidade de entrega à população. “O que a gente vai mostrar é como o [governo do] estado criou capacidade envolvendo a articulação dessas políticas públicas para poder entregar valor para a sociedade”, explicou.
Entre os destaques apresentados estão os avanços na educação, apontada pelo secretário adjunto como uma das áreas de melhor desempenho do governo. Segundo ele, os resultados são consequência de um conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura escolar, qualificação dos profissionais e ampliação do acesso à tecnologia. “Hoje Mato Grosso está numa posição muito mais favorável do que quando nós iniciamos. É o resultado de todas as políticas que foram feitas na Secretaria de Educação”, avaliou.
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Os dados do relatório mostram que o governo alcançou 98% das metas dos indicadores estratégicos previstos para o período, executou 91% das ações planejadas e atingiu 97% de execução financeira dos recursos previstos para 2025. O documento também registra resultados em áreas como regularização fundiária, infraestrutura rodoviária e digitalização dos serviços públicos.
Presidente da comissão, o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) destacou que o RAG é uma ferramenta essencial para acompanhar a execução do planejamento governamental. “O relatório apresenta para a sociedade quais são essas mudanças e qual é o rumo para os quatro anos de uma gestão. É assim que a sociedade vai acompanhando todos os resultados”, afirmou.
Avallone também ressaltou a importância do trabalho técnico desenvolvido pelas equipes de planejamento do Estado. “As pessoas não veem, não reconhecem, mas essas equipes trabalham pensando em como alcançar as metas anunciadas. Elas têm que colocar tudo isso no orçamento, em ações e metas, e fazem isso com muita competência”, declarou.
O parlamentar ainda destacou o esforço para aproximar a população das discussões orçamentárias. Segundo ele, iniciativas como o Orçamento Mulher ajudam a tornar um tema técnico mais acessível. “O orçamento é uma peça muito distante da sociedade. O que nós temos tentado fazer é transformar uma peça técnica em um entendimento popular, para que as pessoas possam participar mais dela”, disse.
A audiência contou com a participação de representantes da sociedade civil. A presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Tânia Regina de Matos, apresentou questionamentos relacionados ao Orçamento Mulher e às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Segundo ela, o interesse pelo tema surgiu após um processo de capacitação voltado ao controle social do orçamento público. “Nós buscamos entender o orçamento para que as mulheres pudessem dominar essa ferramenta e exercer efetivamente o controle social”, explicou.
Tânia afirmou que, após a análise prévia do relatório, o grupo identificou pontos que merecem maior esclarecimento. Entre eles, os indicadores relacionados à violência de gênero. “O feminicídio foi o único indicador que aumentou. Não faz sentido um estado que se diz campeão de prosperidade não planejar políticas públicas, ou planejar mal políticas públicas, para diminuir a violência contra a mulher”, argumentou.
Ela também relacionou o debate aos avanços registrados na área da educação e defendeu a criação de indicadores que permitam medir os resultados das ações de conscientização nas escolas. “A gente quer saber qual vai ser o indicador de que realmente essa temática está sendo absorvida pelos alunos das escolas públicas aqui do Estado de Mato Grosso”, questionou.
Transparência – Outro destaque da audiência foi a apresentação de uma plataforma digital baseada em inteligência artificial, desenvolvida pela Seplag para facilitar o acesso da população ao conteúdo do relatório. De acordo com Brandão, a ferramenta permite que qualquer cidadão consulte informações sobre políticas públicas em linguagem simples. “Qualquer cidadão mato-grossense pode perguntar o que foi feito para as mulheres, para os idosos, para a saúde ou para determinada região, e a plataforma apresenta essas informações de forma simples e acessível”, explicou. Acesse neste link.
Brandão definiu o Relatório Anual de Gestão como uma das principais ferramentas de avaliação da administração estadual. “O RAG fecha o ciclo do planejamento. Ele mostra o que foi planejado, o que recebeu orçamento e o que efetivamente foi realizado. É, na minha opinião, o documento mais importante que o governo entrega à sociedade”, concluiu.
Fonte: ALMT – MT


