POLITÍCA MT
Deputados homenageiam profissionais da gastronomia em festival no Sesc Arsenal
POLITÍCA MT
Os deputados estaduais Wilson Santos (PSD) e Eduardo Botelho (União) realizam, Nesta quarta-feira (21), às 19h30, a 7ª edição da Homenagem à Classe Gastronômica de Mato Grosso & Festival Gastronômico. O evento, que já se consolidou como um dos principais reconhecimentos públicos àqueles que fazem da culinária regional um símbolo de identidade e orgulho cultural, acontecerá na sede do Sesc Arsenal, em Cuiabá, e marca também a abertura oficial do Festival.
A programação seguirá nos dias 22 e 23 de maio com degustações, apresentações musicais e palestras de especialistas como o chef Reginaldo, com a palestra “Do Lixo ao Luxo”, e uma azeitóloga convidada. O encerramento contará com o tradicional “Panelaço no Jardim”, que oferecerá gratuitamente o prato Maria Isabel a cerca de 800 pessoas, seguido por apresentação da Companhia Sinfônica.
No primeiro dia, os parlamentares entregarão moções de aplausos e títulos de reconhecimento a diversos profissionais da área, em uma cerimônia marcada pelo reconhecimento profissional e do empreendedorismo na área. A noite será embalada pelas apresentações musicais de Gilson Mark, Juliano e Roberto Lucialdo.
“Valorizar a gastronomia é reconhecer a nossa história, nossas raízes e os trabalhadores que, com talento e dedicação, levam o nome de Mato Grosso para o Brasil inteiro”, afirmou Wilson Santos, que é um entusiasta da culinária regional e autor da Moção de Aplausos nº 419/2025, que será entregue no evento.
O co-autor da proposta, Eduardo Botelho, ressaltou a importância do setor para o desenvolvimento econômico e cultural do estado. “A gastronomia é uma força que gera empregos, movimenta o turismo e mantém vivas as tradições do nosso povo. Esta homenagem é mais que merecida”, declarou.
O Festival Gastronômico, idealizado pelo chefe Fábio Cruz, reúne anualmente chefes de cozinha, cozinheiros, garçons, merendeiras, empresários do setor e demais profissionais da gastronomia para celebrar talentos, promover debates e valorizar a diversidade dos sabores mato-grossenses.
O evento é gratuito e aberto ao público e promete ser uma imersão saborosa e inspiradora na rica cultura alimentar mato-grossense.
Serviço
Evento: 7ª Homenagem à Classe Gastronômica & Festival Gastronômico do Sesc
Data: 21 a 23 de maio de 2025
Local: Sesc Arsenal – Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá
Contato para imprensa: Samantha dos Anjos – (65) 99639-9715
Fonte: ALMT – MT
POLITÍCA MT
ALMT derruba veto que taxa APAEs, limpa pauta de vetos e recebe projeto para construção de 60 mil casas populares
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta quarta-feira (24), uma sessão marcada pela derrubada do Veto 32/2026, aposto a Mensagem 65/2026, que concede isenção da Taxa de Segurança Contra Incêndio (Tacin) às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Mato Grosso, e pela limpeza da pauta de vetos do Poder Executivo. Ao todo, os deputados analisaram 36 vetos garantindo maior celeridade à tramitação das matérias.
Ao defender a derrubada do veto, o deputado Dr. João (MDB) destacou o relevante trabalho desenvolvido pelas Apaes no estado.
“As Apaes realizam um trabalho social, educacional e de reabilitação extraordinário. São 72 unidades espalhadas por Mato Grosso, acolhendo milhares de famílias e promovendo cidadania. É uma instituição que merece todo o nosso apoio”, afirmou.
Para o presidente da ALMT, deputado Max Russi, a sessão representa o compromisso do Parlamento em garantir celeridade à votação das matérias.
“Foi uma sessão extremamente produtiva. Conseguimos avançar na limpeza da pauta de vetos, o que dá mais agilidade aos trabalhos da Assembleia e permite que matérias importantes para Mato Grosso tenham a tramitação adequada. O Parlamento está cumprindo seu papel de debater, votar e deliberar temas essenciais para a população mato-grossense”, destacou Max Russi.
Ainda durante a sessão, os deputados receberam hoje das mãos do governador Otaviano Pivetta, o projeto de lei que autoriza o governo do Estado a contratar empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto à Caixa Econômica Federal para viabilizar a construção de 60 mil moradias populares por meio do programa SER Família Habitação.
Outro veto amplamente debatido pelos parlamentares foi o Veto Parcial 20/2026, relacionado à Defensoria Pública. Apesar da mobilização de deputados favoráveis à derrubada, o veto acabou sendo mantido. Esse é o Veto parcial aposto ao Projeto de Lei 1576/2025, que estima a receita e fixa a despesa de Mato Grosso para o exercício financeiro de 2026.
O deputado Wilson Santos ressaltou a importância da instituição para a população mais vulnerável.
“A Defensoria Pública atende justamente aqueles que mais precisam que é o trabalhador humilde, a pessoa em situação de vulnerabilidade social. Não podemos permitir o enfraquecimento de uma instituição tão essencial”, argumentou Wilson Santos.
Dentre os vetos mantidos pelos deputados estão os de números 114/2025, 118/2025, 2/2026, 21/2026, 22/2026, 23/2026, 24/2026, 25/2026 e 26/2026.
Os parlamentares também aprovaram a dispensa de pauta e votaram, em primeira votação, o Projeto de Lei Complementar 45/2026, que altera as Leis Complementares nº 555/2014 e nº 720/2022 para dispor sobre a idade limite de permanência dos militares estaduais na reserva remunerada.
Fonte: ALMT – MT


